Gostaria de agradecer ao Eterno Deus por todas as bençãos derramadas em 2011. Ele continua Fiel.
Aos leitores do Blog da Dilma pela audiência, e a conquista da segunda colocação no Concurso TOP BLOG, na categoria Política Profissional, disputando com 160 mil blogs.
A minha querida Jussara Seixas, mulher guerreira, íntegra e leal.
A Andrea, que reside na Alemanha, defensora dos brasileiros que enfrentam todo tipo de preconceito na Europa.
A criativa Lili Abreu, sempre alegre, dando um toque de beleza nas postagens do blog.
Suzana dos Guerrilheiros Virtuais. É uma maravilha tê-la como editora do Blog da Dilma, ao lado do seu esposo Saroba, uma defensora incansável do Blog da Dilma nos Encontros de Blogueiros. Minha gratidão.
Ao meu irmão Deodato Ramalho, fiel companheiro em todas as ocasiões. Humildade e honestidade são marcas do companheiro editor. Quando estou "aperriado"(como se fala aqui no Ceará) para viajar, ele sempre diz: "Cara, veja as passagens, eu pago". Que graça de Deus sempre seja plena.
Todos vocês fizeram muito, e a única maneira de agradecer é orando, uma forma de suplicar a Deus
seus favores divinos. Eu não tenho ouro e prata para distribuir, mas tenho a gratidão de reconhecer
que sem vocês, o Blog da Dilma não teria alcançado o sucesso e o reconhecimento do povo brasileiro.
Atenciosamente,
Daniel Bezerra - editor geral - 85-99640672(TIM) - 81880965(VIVO)
Veja a lista da Família Blog da Dilma:
Alberto Perdigão(Fortaleza/CE)
Alessandra Luiza
Alexandrina Mota(Fortaleza/CE)
Alison
André Guimarães (Londrina/PR)
Andrea Wiegmann(Alemanha)
Carlos Honorato(Brasília/DF)
Cartaxo Arruda Junior(Fortaleza/CE)
Cássia Makhini
César Martin(Buenos Aires/ARG)
Cláudia Tamsky(PT de Boston/EUA)
Cristian Rosa
Daniel Pearl Bezerra(Fortaleza/CE) editor geral
Davis Sena Filho(Rio de Janeiro/RJ)
Deodato Ramalho(Fortaleza/CE)
DiAfonso(Recife/PE)
Elejajorgecosta(PT de Boston/EUA)
Ênio Barroso(São Paulo/SP)
Façanha de Fortaleza
Geraldo Sales(Juazeiro do Norte/CE)
Flavia Gilsoul(Recife/PE) 81-88053989(OI)
Gilvan Freitas(Recife/PE)
Hélio Borba(Brasília/DF)
Hilda Suzana(Cuiabá/MT)
Jameson Igor(Pentecoste/CE)
Julie
Jussara Seixas(São Paulo/SP) 2ª Coord. Geral
Lili Abreu(São Luis/MA)
Lúcia Irene Reali Lemos(Porto Alegre/RS)
Marcos Imperial(RN)
Maria Isabel(PT do Rio de Janeiro)
Oni Presente(Minas Gerais)
Richard Jakubaszho (São Paulo/SP)
Ricky Mascarenhas(Bahia)
Sandra Andrade(Pastora – Rio de Janeiro)
Saroba(Cuiabá/MT)
Sérgio Pindo(Mendoza/Argentina)
Soselo(Nivardo Melo)
Tiago Soares
Tião Simpatia(Fortaleza/CE)
Urariano Mota(Recife/PE)
Vereadora Sofia Cavedon (Porto Alegre)


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
RIO CACHOEIRA AGONIZANTE
![]() |
Jorge Barbosa |
Recentemente o prefeito Nilton Azevedo assinou convênio com o Ministério das Cidades no valor de R$ 5 milhões de reais, com o objetivo de ampliar a oferta de água no município em 50%, no prazo de 120 dias, a captação passará dos 600 atuais, para 900 litros por segundo. Isso representa o atendimento de 90% da demanda de consumo que é estimada em mil litros por segundo.
É obvio que o acesso a água tratada é um dos direitos do cidadão e um bem comum da humanidade, contudo, precisamos prezar o meio ambiente, se não por convicção, pelo menos por entendermos que apesar da nossa “racionalidade” continuamos humanos e habitando o planeta terra. Noutras palavras, Marx já alertava no século XIX que “o homem precisa se conciliar com a natureza”.
A reflexão diz respeito a situação do nosso Rio, vítima do desmatamento de suas nascentes e das matas ciliares e do esgoto de diversas cidades. Em Itabuna, com mais de 200 mil habitantes, todo o esgoto é despejado no rio, sem nenhum tratamento, quando as chuvas escasseiam, ele exala fétido odor que incomoda a todos. Agora imagine, a distribuição de água aumentará em 50%, isso significa que a emissão de esgotos também crescerá na mesma proporção, sem nenhum tratamento. Estamos cometendo um crime e condenando o nosso Rio à morte.
Vejo como uma boa iniciativa o Projeto Baronesa de iniciativa da Prefeitura municipal de Itabuna e coordenado pelo engenheiro agrônomo Agamenon de Almeida Farias, é um passo na limpeza do rio, contudo se o projeto de despoluição da Bacia do Cachoeira, envolvendo todos os municípios e sobretudo Itabuna no tratamento do esgoto e demais medidas necessárias a sua revitalização, outras providencias serão apenas paliativas.
Caso as devidas ações não sejam tomadas em tempo hábil, certamente num futuro não muito distante, o nosso Rio tão decantado pelo poeta Telmo Padilha, não passará de mais um Ribeiro Lava-Pés, hoje conhecido apenas como canal da Amélia Amado, sujo e podre como qualquer cadáver ao léu.
*Jorge Barbosa de Jesus – Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna
Um Presente de Natal para Itabuna: É Hoje o Lançamento do Projeto Memórias do Rio Cachoeira
Depois de dois anos de produção hoje é o dia de lançamento do Projeto Memórias do Rio Cachoeira. Através da musicalidade da Banda Manzuá, o projeto conseguiu transformar doze poemas de escritores de Itabuna em músicas. Além das canções sobre o rio, o projeto lançará também um documentário retratando o passado e o presente do Rio Cachoeira.
Na ocasião, acontecerá o show da banda Manzuá apresentando as canções inéditas do projeto “Memórias do rio Cachoeira”. O documentário também será exibido e mostrará ao público as relações estabelecidas com o rio e as lembranças de alguns personagens que estão em contato com o Rio Cachoeira no dia a dia. O Lançamento é hoje, 22 de dezembro, às 19:30, no Centro de Cultura Adonias Filho e a entrada será franca.
Na ocasião, acontecerá o show da banda Manzuá apresentando as canções inéditas do projeto “Memórias do rio Cachoeira”. O documentário também será exibido e mostrará ao público as relações estabelecidas com o rio e as lembranças de alguns personagens que estão em contato com o Rio Cachoeira no dia a dia. O Lançamento é hoje, 22 de dezembro, às 19:30, no Centro de Cultura Adonias Filho e a entrada será franca.
LANÇAMENTO DO PROJETO MEMÓRIAS DO RIO CACHOEIRA
Dia: 22 Dezembro (Hoje)
Hora: 19:30
Local: Centro de Cultura Adonias Filho.
Atrações: Banda Manzuá apresentando as canções inéditas do projeto “Memórias do rio Cachoeira” e exibição do documentário.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Baianos vão pagar menos IPVA em 2012

Os baianos vão pagar, em 2012, cerca de 3,2% a menos no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em relação a este ano, segundo a tabela de valores venais calculada pela Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe). A Secretaria da Fazenda do Estado publicou no Diário Oficial desta terça-feira (20) o calendário de pagamento e a tabela com os valores que são base para cálculo do imposto em 2012.
Os automóveis apresentaram uma redução um pouco maior, de 3,42%, assim como as motos, com redução de 5,11%. Caminhões pagam menos 2% e ônibus e micro-ônibus indicam queda média de 2,76%. Nos utilitários, o IPVA teve queda de 2,60%. A diminuição ocorreu em função da desvalorização dos automóveis usados, cujo valor serve de base para o cálculo do imposto. Todas as informações poderão ser consultadas também por meio do site da Sefaz ou pelo Call Center do órgão: 0800 071 0071.
do Bahia Noticias
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Dengue hemorrágica no bairro Nova Itabuna
Segundo moradores da comunidade da baixa fria no bairro Nova Itabuna, próximo ao clube dos bancários dois garotos estão internados no hospital Manoel Novaes acometidos pela dengue hemorrágica. Os locais estão solicitando as devidas da secretaria de saúde do município, uma vez que aquela localidade é banhada por um ribeiro, seguido por um pântano. Além disso, muitas residências estão com os tanques descobertos. A situação exige providencias urgentes. Denuncia Jorge Barbosa, presidente do Sindicato dos Bancários e portador desta queixa.
domingo, 18 de dezembro de 2011
Lailla Nascimento na Folha da Praia
Meu amigo Roberto Santanna, editor da Folha da Praia, caprichou na Top Model. Aos 22 aninhos e corpo escultural bem trabalhado na Academia Raiz, a modelo deu show no ensaio
Com fotos de Nido Carvalho, a estudante de medicina veterinária, Lailla Nascimento mostrou toda sua beleza e sensualidade neste magnífico ensaio, na Pousada, Ilha do desejo.
Veja mais Fotos Aqui
Com fotos de Nido Carvalho, a estudante de medicina veterinária, Lailla Nascimento mostrou toda sua beleza e sensualidade neste magnífico ensaio, na Pousada, Ilha do desejo.
Lailla, incrivelmente linda. |
Lailla esbanjou sensualidade |
Veja mais Fotos Aqui
sábado, 17 de dezembro de 2011
SENTA LÁ, NEGALORA
Por Malu Fontes
As repercussões rasas e descartáveis que sucederam alguns episódios midiáticos recentes ocorridos na Bahia, como o caso mulher ketchup, o projeto de lei que propõe impedir o governo baiano de contratar, com recursos públicos, bandas de pagode cujo repertório seja ofensivo às mulheres, a suposta relação entre os shows promovidos na praia por programas populares de TV e os arrastões realizados em locais próximos à festa e, mais recentemente, o bafafá em torno da estética e da nomenclatura Negalora, adotada por Cláudia Leitte, sob a chancela de Carlinhos Brown, não passam de mais do mesmo, de fumaça sem fogo.
PIN UP - Cláudia Leitte em si já é um fenômeno midiático no mínimo difícil de ser enquadrado. É um produto do business fonográfico, construído passo a passo diante dos holofotes, desde os primeiros passos públicos, como a Lolita da banda Babado Novo. Uma década depois, muito investimento em marketing e um processo poderoso de agenciamento da aparência e da carreira a transformaram em um fenômeno polvo. Pouco se fala do seu talento musical. As informações que saltam aos olhos sobre seu estrelato centram-se nas referências celebratórias à sua beleza e ao seu vigor corporal de uma Barbie contorcionista de palco, à sua força atual de mascate publicitário que só anuncia menos coisas à venda que Ivete Sangalo, à sua imagem de pin up gostosa de calendário.
Ao mesmo tempo, a cada entrevista, ela própria ressalta com tintas fortes os valores tradicionais da maternidade, da família e da religião. Numa frase sim e na outra também cita a família, Deus, Jesus e a fé. Quando se trata de valores morais, chega a resvalar no conservadorismo, ou pelo menos assim é interpretada. Já chegou a ser execrada nas redes sociais por grupos gays, que a acusavam de homofobia por ter dito numa entrevista que preferia que seu filho fosse macho. Nos últimos dias, Cláudia Leitte voltou a ser alvo de uma saraivada de críticas por ter se transformado na personagem Negalora, batizada por Carlinhos Brown.
NEGUINHA - Com outdoors espalhados por toda Salvador estampando fotos em que a cantora aparece mesclada, com um lado do rosto loiro e outro negro, batizando um show acústico e a gravação de um DVD batizados de Negalora, Cláudia Leitte meteu a imagem na cumbuca da reação irritada das diferentes tendências do movimento negro. Se os termômetros adotados para avaliar a reação da opinião pública forem as redes sociais, a ideia que se tem é a de que o neologismo tornado alcunha de Cláudia por Brown para o show foi usado como combustível para reacender a ira do movimento gay pelas declarações do passado, agora acrescidas de reações raivosas de quem acha um desrespeito à cultura e à música negra esse tipo de mimetização de cantoras brancas que adotam o mantra ‘eu sou neguinha’.
ARQUIBANCADA - Vale ressaltar, no entanto, que a reação contra Cláudia Leitte deve esconder mais restrições estéticas do que parece fazer crer a superfície das falas. Para bom entendedor, é claro que o barulho não se trata apenas de uma condenação ao fato de se tratar de uma branca invocando referências negras, e sim a um não reconhecimento, na performance da cantora, por boa parte do público que se afina à musicalidade afro, dessas referências reivindicadas pela Negalora. Se o nome do que cobram da moça é talento, que digam. No entanto, em tempos de politicamente correto, além de temer dar nome às coisas, soa muito mais ‘do bem’ aliar-se em defesa de causas políticas e sociais. Não demora e aparece um ação judicial mandando a moça limpar a maquiagem do lado negro da foto.
Não fosse isso, então, o que explica o fato de Daniela Mercury, e nem faz tanto tempo assim, ter se autodenominado como a neguinha mais branquinha da Bahia, na época em que O Canto da Cidade tornou-se praticamente o hino de Salvador? Se houve reação semelhante, onde está registrada a repercussão disso? O fato é que, sobretudo em Salvador, há diante de Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Daniela Mercury um público de súditos que se comporta como uma arquibancada do Ba-Vi. E nessa guerra de torcidas, Daniela Mercury é que fica melhor na fita quando se trata dos gays e dos defensores da preservação da cultura negra.
SENTA - Mas, independentemente das razões que legitimam a aceitação da neguinha de Daniela e a reação à Negalora de Cláudia Leitte, não deixa de ser irônica a ira do tipo purpurina de alguns diante de embates dessa natureza. Há falas na imprensa e sobretudo em artigos e pontos de vista em circulação nas redes sociais que, se lida desatentamente, fazem acreditar que há fronteiras culturais da boa e da má música, da legítima e da ilegítima e que devem ser respeitadas como sei, como se a geléia geral da indústria cultural e da cultura de massa há décadas já não tivesse passado um trator por cima de quaisquer filtros autorizadores quando a questão é dizer quem pode ou não pode cantar isso ou aquilo, assim e assado.
Onde está essa pureza cultural com fronteiras que não podem ser ultrapassadas sob o risco de o infrator ser acusado de compurscar e macular áreas intocáveis e sacralizadas dessa e daquela cultura? É tudo pastiche e assim será. No chão da arte, o restinho de sagrado que resta é o talento de poucos, coisa que importa cada vez a menos gente. Se há quem acredite numa ainda pureza cultural que autoriza uns e cospe em outros, Senta lá, Cláudia.
Malu Fontes é jornalista, doutora em Comunicação e Cultura e professora da Facom-UFBA. Texto publicado originalmente em 18 de dezembro de 2011, no jornal A Tarde, Salvador/BA; maluzes@gmail.com
As repercussões rasas e descartáveis que sucederam alguns episódios midiáticos recentes ocorridos na Bahia, como o caso mulher ketchup, o projeto de lei que propõe impedir o governo baiano de contratar, com recursos públicos, bandas de pagode cujo repertório seja ofensivo às mulheres, a suposta relação entre os shows promovidos na praia por programas populares de TV e os arrastões realizados em locais próximos à festa e, mais recentemente, o bafafá em torno da estética e da nomenclatura Negalora, adotada por Cláudia Leitte, sob a chancela de Carlinhos Brown, não passam de mais do mesmo, de fumaça sem fogo.
PIN UP - Cláudia Leitte em si já é um fenômeno midiático no mínimo difícil de ser enquadrado. É um produto do business fonográfico, construído passo a passo diante dos holofotes, desde os primeiros passos públicos, como a Lolita da banda Babado Novo. Uma década depois, muito investimento em marketing e um processo poderoso de agenciamento da aparência e da carreira a transformaram em um fenômeno polvo. Pouco se fala do seu talento musical. As informações que saltam aos olhos sobre seu estrelato centram-se nas referências celebratórias à sua beleza e ao seu vigor corporal de uma Barbie contorcionista de palco, à sua força atual de mascate publicitário que só anuncia menos coisas à venda que Ivete Sangalo, à sua imagem de pin up gostosa de calendário.
Ao mesmo tempo, a cada entrevista, ela própria ressalta com tintas fortes os valores tradicionais da maternidade, da família e da religião. Numa frase sim e na outra também cita a família, Deus, Jesus e a fé. Quando se trata de valores morais, chega a resvalar no conservadorismo, ou pelo menos assim é interpretada. Já chegou a ser execrada nas redes sociais por grupos gays, que a acusavam de homofobia por ter dito numa entrevista que preferia que seu filho fosse macho. Nos últimos dias, Cláudia Leitte voltou a ser alvo de uma saraivada de críticas por ter se transformado na personagem Negalora, batizada por Carlinhos Brown.
NEGUINHA - Com outdoors espalhados por toda Salvador estampando fotos em que a cantora aparece mesclada, com um lado do rosto loiro e outro negro, batizando um show acústico e a gravação de um DVD batizados de Negalora, Cláudia Leitte meteu a imagem na cumbuca da reação irritada das diferentes tendências do movimento negro. Se os termômetros adotados para avaliar a reação da opinião pública forem as redes sociais, a ideia que se tem é a de que o neologismo tornado alcunha de Cláudia por Brown para o show foi usado como combustível para reacender a ira do movimento gay pelas declarações do passado, agora acrescidas de reações raivosas de quem acha um desrespeito à cultura e à música negra esse tipo de mimetização de cantoras brancas que adotam o mantra ‘eu sou neguinha’.
ARQUIBANCADA - Vale ressaltar, no entanto, que a reação contra Cláudia Leitte deve esconder mais restrições estéticas do que parece fazer crer a superfície das falas. Para bom entendedor, é claro que o barulho não se trata apenas de uma condenação ao fato de se tratar de uma branca invocando referências negras, e sim a um não reconhecimento, na performance da cantora, por boa parte do público que se afina à musicalidade afro, dessas referências reivindicadas pela Negalora. Se o nome do que cobram da moça é talento, que digam. No entanto, em tempos de politicamente correto, além de temer dar nome às coisas, soa muito mais ‘do bem’ aliar-se em defesa de causas políticas e sociais. Não demora e aparece um ação judicial mandando a moça limpar a maquiagem do lado negro da foto.
Não fosse isso, então, o que explica o fato de Daniela Mercury, e nem faz tanto tempo assim, ter se autodenominado como a neguinha mais branquinha da Bahia, na época em que O Canto da Cidade tornou-se praticamente o hino de Salvador? Se houve reação semelhante, onde está registrada a repercussão disso? O fato é que, sobretudo em Salvador, há diante de Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Daniela Mercury um público de súditos que se comporta como uma arquibancada do Ba-Vi. E nessa guerra de torcidas, Daniela Mercury é que fica melhor na fita quando se trata dos gays e dos defensores da preservação da cultura negra.
SENTA - Mas, independentemente das razões que legitimam a aceitação da neguinha de Daniela e a reação à Negalora de Cláudia Leitte, não deixa de ser irônica a ira do tipo purpurina de alguns diante de embates dessa natureza. Há falas na imprensa e sobretudo em artigos e pontos de vista em circulação nas redes sociais que, se lida desatentamente, fazem acreditar que há fronteiras culturais da boa e da má música, da legítima e da ilegítima e que devem ser respeitadas como sei, como se a geléia geral da indústria cultural e da cultura de massa há décadas já não tivesse passado um trator por cima de quaisquer filtros autorizadores quando a questão é dizer quem pode ou não pode cantar isso ou aquilo, assim e assado.
Onde está essa pureza cultural com fronteiras que não podem ser ultrapassadas sob o risco de o infrator ser acusado de compurscar e macular áreas intocáveis e sacralizadas dessa e daquela cultura? É tudo pastiche e assim será. No chão da arte, o restinho de sagrado que resta é o talento de poucos, coisa que importa cada vez a menos gente. Se há quem acredite numa ainda pureza cultural que autoriza uns e cospe em outros, Senta lá, Cláudia.
Malu Fontes é jornalista, doutora em Comunicação e Cultura e professora da Facom-UFBA. Texto publicado originalmente em 18 de dezembro de 2011, no jornal A Tarde, Salvador/BA; maluzes@gmail.com
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Árvore dos Sonhos no Shopping Jequitibá
Este ano o Shopping Jequitibá está realizando a 10ª edição do projeto “Árvore dos Sonhos”, no qual atendemos mais de 2.000 crianças carentes de entidades de Itabuna e região. Agora, com a ampliação colocamos no mall do shopping 07 árvores de natal, e os “enfeites” são cartões. Cada cartão representa uma criança carente (entre 0 e 12 anos), nele estão os dados da criança, como nome, idade, entidade a que pertence e seu sonho de natal.
O Shopping e você em parceria com um projeto social. A empresa socialmente responsável busca a cada ano o aprimoramento constante de suas relações com todos que participam de suas atividades ou são impactados por elas, busca-se ajudar o máximo de crianças possíveis. E, além disso, o Jequitibá tem conhecimento de todo o trabalho social de cada entidade.
Para doar um brinquedo – Escolha o cartão, e leve o presente ao Stand da “Árvore dos Sonhos”, deve-se prestar atenção para entregar o presente durante o período que têm determinado no cartão. Cada pessoa que pega um cartão na árvore e faz a sua doação, distribui a uma criança um pouco de esperança e alegria. É importante o comprometimento de todas as pessoas que pegam o cartão, pois, a criança não pode ficar sem aquele presente.
O Shopping e você em parceria com um projeto social. A empresa socialmente responsável busca a cada ano o aprimoramento constante de suas relações com todos que participam de suas atividades ou são impactados por elas, busca-se ajudar o máximo de crianças possíveis. E, além disso, o Jequitibá tem conhecimento de todo o trabalho social de cada entidade.
Para doar um brinquedo – Escolha o cartão, e leve o presente ao Stand da “Árvore dos Sonhos”, deve-se prestar atenção para entregar o presente durante o período que têm determinado no cartão. Cada pessoa que pega um cartão na árvore e faz a sua doação, distribui a uma criança um pouco de esperança e alegria. É importante o comprometimento de todas as pessoas que pegam o cartão, pois, a criança não pode ficar sem aquele presente.
Paula Fernandes: A Mulher de Milhões
![]() |
Mineirinha Paula Fernandes, 1 milhão de downloads |
Segundo Ricardo Boechat em sua coluna na revista semanal "ISTOÉ", na internet os números da artista são ainda maiores. Suas músicas já foram escutadas mais de 2,5 milhões de vezes em sites especializados.
Pulinha, como é carinhosamente chamada pelos amigos, está a cada dia que passa se firmando como grande intérprete da nossa música.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Daniel Thame lança livro em Ilhéus
Foi lançado hoje na Barrakitika em Ilhéus, a segunda obra literária do escritor e jornalista Daniel Thame.
O livro A Mulher do Lobisomem reúne 21 contos que abordam o universo feminino, em histórias de romance, sexo, violência e exclusão social.
A Mulher do Lobisomem, editado pela Via Litterarum, já está disponível na Livraria Nobel, no Shopping Jequitibá/Itabuna. O lançamento do livro em Ilhéus teve o apoio cultural da Barrakitika.
Este blogueiro esteve presente junto com Carlos Mascarenhas, ao evento, prestigiando mais um grande trabalho do amigo Daniel. Admiradores, amigos, parceiros e fãs marcaram presença.
O livro A Mulher do Lobisomem reúne 21 contos que abordam o universo feminino, em histórias de romance, sexo, violência e exclusão social.
A Mulher do Lobisomem, editado pela Via Litterarum, já está disponível na Livraria Nobel, no Shopping Jequitibá/Itabuna. O lançamento do livro em Ilhéus teve o apoio cultural da Barrakitika.
Este blogueiro esteve presente junto com Carlos Mascarenhas, ao evento, prestigiando mais um grande trabalho do amigo Daniel. Admiradores, amigos, parceiros e fãs marcaram presença.
Este Blogueiro, Daniel Thame e Carlos Mascarenhas |
Este Blogueiro e o escritor Daniel Thame |
Alunos do Qualifica Bahia decepcionados com vereadores de Ilhéus
O Governo do Estado está promovendo cursos preparatórios de auxiliar administrativo e Recepcionista com Informática, na cidade de Ilhéus, visando melhor qualificar o cidadão para o mercado de trabalho.
Os alunos destes cursos, foram orientados a desenvolver um trabalho de entrevista com vereadores da cidade, com o objetivo de ter maior conhecimento em diversas áreas.
Mas, qual a surpresa(será mesmo) quando estas alunas foram "ignoradas" pela maioria deles.
O vereador Paulo Carqueija, ironizou a entrevista, e alegou que estava sem tempo e teria que ir pro banco. Já o Edil Jailson Nascimento, "furou" duas vezes com as alunas. " Ele marcou conosco duas vezes, uma vez ele foi jogar bola e outra ele foi tomar cerveja", disse Rosângela, umas das alunas. "Jailson nos fez de idiotas" completou Jaqueline Paixão.
Walmir de Inema, chegou nas dependências da Câmara sem sequer dar um boa tarde, porém se prontificou a receber a turma. Mas no entanto, depois de duas horas, um assessor disse que o vereador não estaria disponivel para o professor, e ele não iria atender, informou Maria Luíza, líder de uma das turmas.
As alunas, também disseram, que apenas os vereadores Marcos Flávio, Camelita, Zé Neguinho, Aldemir e Maria de Lurdes, e principalmente Dinho Gás, atenderam bem as entrevistadoras.
Apenas alertamos que ainda estamos em 2011, ano não eleitoral, porém em 2012, a coisa mudará, certamente, os apertos de mão, tapinha nas costas, abraços, e beijinhos virão. . Até ano que vem.
Os alunos destes cursos, foram orientados a desenvolver um trabalho de entrevista com vereadores da cidade, com o objetivo de ter maior conhecimento em diversas áreas.
Mas, qual a surpresa(será mesmo) quando estas alunas foram "ignoradas" pela maioria deles.
O vereador Paulo Carqueija, ironizou a entrevista, e alegou que estava sem tempo e teria que ir pro banco. Já o Edil Jailson Nascimento, "furou" duas vezes com as alunas. " Ele marcou conosco duas vezes, uma vez ele foi jogar bola e outra ele foi tomar cerveja", disse Rosângela, umas das alunas. "Jailson nos fez de idiotas" completou Jaqueline Paixão.
Walmir de Inema, chegou nas dependências da Câmara sem sequer dar um boa tarde, porém se prontificou a receber a turma. Mas no entanto, depois de duas horas, um assessor disse que o vereador não estaria disponivel para o professor, e ele não iria atender, informou Maria Luíza, líder de uma das turmas.
As alunas, também disseram, que apenas os vereadores Marcos Flávio, Camelita, Zé Neguinho, Aldemir e Maria de Lurdes, e principalmente Dinho Gás, atenderam bem as entrevistadoras.
Apenas alertamos que ainda estamos em 2011, ano não eleitoral, porém em 2012, a coisa mudará, certamente, os apertos de mão, tapinha nas costas, abraços, e beijinhos virão. . Até ano que vem.
Itabuna, centenária e envergonhada
Como é triste ver nossa cidade, centenária, mal cuidada, esburacada, violenta.
Mais triste ainda ver nossos edis, envolvidos em escândalos, falcatruas, roubalheiras do dinheiro público.
Nos noticiários, nos jornais, blogs, emfim, em todos os meios de comunicação, vereadores e servidores investigados por fraude de empréstimos consignados.
A Camara, e residência de vereadores sendo "visitadas". De acordo com as investigações, os responsáveis pela fraude conseguiram desviar recursos de instituições financeiras em montante superior aos dois milhões de reais.
Segundo informações da polícia, a fraude investigada era realizada mediante a adulteração de contra-cheques de servidores que pretendiam obter empréstimo junto a Caixa Econômica Federal, com modificação do valor percebido e, consequentemente, da margem consignável, para beneficiar o ex-presidente da câmara e o ex-chefe do Setor de Recursos Humanos.
Os responsáveis estão sendo investigados pelos crimes de estelionato e formação de quadrilha, que prevêem pena de até oito anos de reclusão. Vergonhoso. Será que vai acabar também em Pizza ?
Mais triste ainda ver nossos edis, envolvidos em escândalos, falcatruas, roubalheiras do dinheiro público.
Nos noticiários, nos jornais, blogs, emfim, em todos os meios de comunicação, vereadores e servidores investigados por fraude de empréstimos consignados.
A Camara, e residência de vereadores sendo "visitadas". De acordo com as investigações, os responsáveis pela fraude conseguiram desviar recursos de instituições financeiras em montante superior aos dois milhões de reais.
Segundo informações da polícia, a fraude investigada era realizada mediante a adulteração de contra-cheques de servidores que pretendiam obter empréstimo junto a Caixa Econômica Federal, com modificação do valor percebido e, consequentemente, da margem consignável, para beneficiar o ex-presidente da câmara e o ex-chefe do Setor de Recursos Humanos.
Os responsáveis estão sendo investigados pelos crimes de estelionato e formação de quadrilha, que prevêem pena de até oito anos de reclusão. Vergonhoso. Será que vai acabar também em Pizza ?
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Cartilha sobre direitos do usuário é distribuída nos terminais rodoviários da Bahia
Os 13 polos da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) já estão distribuindo nos terminais rodoviários do estado a cartilha ‘Direitos e deveres dos usuários do serviço público de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros’.
Na apresentação da cartilha, a Agerba informa que “compete à empresa transportadora atender às reclamações procedentes, regularizar pendências e prestar assistência ao passageiro transportado. Por esta razão é que os cidadãos não devem utilizar o chamado ‘transporte clandestino’, aquele que não é regularizado perante a Agerba, e que não tem, portanto, qualquer responsabilidade com o passageiro transportado”.
“Se o problema não for resolvido diretamente com a empresa transportadora”, diz a cartilha, “o usuário deve, então, procurar a Agerba, órgão do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Infraestrura (Seinfra), cuja finalidade é exercer a regulação, o controle e a fiscalização dos serviços públicos delegados nas áreas indicadas, especialmente a de transporte intermunicipal de passageiros”.
Direitos
Entre os direitos citados, estão: ser indenizado por extravio ou dano dos volumes transportados no bagageiro, na forma da lei; receber, em caso de acidente, imediata e adequada assistência por parte da transportadora; adquirir bilhete de passagem com validade pelo período de um ano, a partir da data de sua emissão.
Entre os deveres, encontram-se: não consumir bebida alcoólica ou outra substância entorpecente durante a viagem; identificar-se sempre que exigido; não fazer uso de aparelho sonoro.
Os direitos e deveres dos usuários estão previstos na Resolução Agerba nº 27, de 27 de novembro de 2001, Lei nº 11.378/09 e Decreto 11.832/09.
“Vai viajar, cidadão?”
A campanha educativa da Agerba inclui ainda o projeto “Vai Viajar, Cidadão?”, constituído de pôsteres de alto impacto e vídeos de curta duração que abordam uma seleção de direitos e deveres dos usuários do transporte intermunicipal de passageiros.
Os temas dos vídeos, que serão exibidos em todos os terminais rodoviários do Estado, são higiene dos veículos, pontualidade, remarcação de passagem, insegurança do transporte clandestino e proibição de viajar em pé.
A técnica em regulação, Jacy Sande, destacou a importância dos vídeos, e também dos cartazes que serão afixados no interior de todos os ônibus, “porque a população é o nosso melhor fiscal”. SECOM/BA
Na apresentação da cartilha, a Agerba informa que “compete à empresa transportadora atender às reclamações procedentes, regularizar pendências e prestar assistência ao passageiro transportado. Por esta razão é que os cidadãos não devem utilizar o chamado ‘transporte clandestino’, aquele que não é regularizado perante a Agerba, e que não tem, portanto, qualquer responsabilidade com o passageiro transportado”.
“Se o problema não for resolvido diretamente com a empresa transportadora”, diz a cartilha, “o usuário deve, então, procurar a Agerba, órgão do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Infraestrura (Seinfra), cuja finalidade é exercer a regulação, o controle e a fiscalização dos serviços públicos delegados nas áreas indicadas, especialmente a de transporte intermunicipal de passageiros”.
Direitos
Entre os direitos citados, estão: ser indenizado por extravio ou dano dos volumes transportados no bagageiro, na forma da lei; receber, em caso de acidente, imediata e adequada assistência por parte da transportadora; adquirir bilhete de passagem com validade pelo período de um ano, a partir da data de sua emissão.
Entre os deveres, encontram-se: não consumir bebida alcoólica ou outra substância entorpecente durante a viagem; identificar-se sempre que exigido; não fazer uso de aparelho sonoro.
Os direitos e deveres dos usuários estão previstos na Resolução Agerba nº 27, de 27 de novembro de 2001, Lei nº 11.378/09 e Decreto 11.832/09.
“Vai viajar, cidadão?”
A campanha educativa da Agerba inclui ainda o projeto “Vai Viajar, Cidadão?”, constituído de pôsteres de alto impacto e vídeos de curta duração que abordam uma seleção de direitos e deveres dos usuários do transporte intermunicipal de passageiros.
Os temas dos vídeos, que serão exibidos em todos os terminais rodoviários do Estado, são higiene dos veículos, pontualidade, remarcação de passagem, insegurança do transporte clandestino e proibição de viajar em pé.
A técnica em regulação, Jacy Sande, destacou a importância dos vídeos, e também dos cartazes que serão afixados no interior de todos os ônibus, “porque a população é o nosso melhor fiscal”. SECOM/BA
Presidente da AMURC, corta adicionais trabalhistas e servidores ficam revoltados
![]() |
Cláudio Dourado, Prefeito de Ibicuí (Foto: Marcos de Souza) |
Revoltados, agentes de saúde abandonaram o serviço voluntário promovido pelas secretárias de saúde e ação social. Até o fechamento deste post, não conseguimos entrar em contato tanto com prefeitura de Ibicuí, quanto o SINSERV-Sindicato.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Ilhéus pede ajuda
A Casa de apoio aos portadores de Câncer de Ilhéus, pede a sociedade Ilheense uma ajuda para entrega de vinte cestas básicas para os pacientes cadastrados.
A Instituição está passando por dificuldades financeiras, e gostaria de entregar estas cestas natalinas para que eles possam ter um natal um pouco mais feliz.
A casa de apoio conta com a colaboração de todos.
Quem puder ajudar, deve procurar o endereço Praça São Luiz, n. 33 - Conquista, Subida do Viaduto, ou pelo Fone: (73) 3231-9864
A Instituição está passando por dificuldades financeiras, e gostaria de entregar estas cestas natalinas para que eles possam ter um natal um pouco mais feliz.
A casa de apoio conta com a colaboração de todos.
Quem puder ajudar, deve procurar o endereço Praça São Luiz, n. 33 - Conquista, Subida do Viaduto, ou pelo Fone: (73) 3231-9864
O ADEUS A MARTIAL BATISTA CÂMARA
Numa cerimônia singela mas muito tocante, com a presença de familiares e amigos, as cinzas de Martial Batista Câmara foram jogadas ontem, 11.12.2011, pela manhã, no campo da AVEP e nas águas da Praia da Avenida Soares Lopes.
Fez-se assim a sua vontade.
Fez-se assim a sua vontade.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
PROJETO MEMÓRIAS DO RIO CACHOEIRA LANÇA CD E DOCUMENTÁRIO
Como resultado do Projeto Memórias do Rio Cachoeira, serão lançados no dia 22 de dezembro, às 19:30 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, o documentário “Memórias do Rio Cachoeira” e um CD musical com 12 poemas musicados de poetas itabunenses, que são: Cyro de Matos, Daniela Galdino, Firmino Rocha, Iana Carolina, Kléber Torres, Lorenza Mucida, Mither Amorim, Ruy Póvoas e Valdelice Pinheiro.
De acordo com o diretor Victor Aziz, “a proposta do projeto além de contribuir para o enriquecimento cultural e social, é chamar a atenção da sociedade para a situação do Rio Cachoeira, que já foi fonte de trabalho e lazer, mas hoje tudo isso só existe na memória daqueles que cresceram vendo a gradual degradação do rio”.
Quando do lançamento acontecerá um show da Banda Manzuá, apresentando as canções inéditas do Projeto e será exibido o documentário que conta com depoimentos de pessoas que têm contato com o Rio Cachoeira, tais como: Antonio Alves Farias (Pescador), Maria Moreira (Lavadeira), Augusto Braga (Areeiro), Ana Maria Ferreira (Canoeira), Milton Luz (Aguadeiro), Edvaldo Domingos dos Santos (Pescador), Nilton Ferreira Ramos (Memorialista), Philipe Murilo Santana de Carvalho (Dr. em História), Dr. Neylor Alves Calasans Rego (PhD em Engenharia) e Dr. Salvador Dal Pozzo Trevizan (PhD em Sociologia).
O Projeto que objetiva enriquecer o acervo áudio e visual local é uma realização do Núcleo de Produções Artísticas, da Panorâmica Produções e da Banda Manzuá e foi vencedor do edital 05/2009 de Apoio à Produção de conteúdo em música do Estado da Bahia, através da SECULT – Secretaria de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB.
Para conhecer um pouco mais o Projeto recomendamos que os nossos leitores acessem: www.memoriasdocachoeira.com
De acordo com o diretor Victor Aziz, “a proposta do projeto além de contribuir para o enriquecimento cultural e social, é chamar a atenção da sociedade para a situação do Rio Cachoeira, que já foi fonte de trabalho e lazer, mas hoje tudo isso só existe na memória daqueles que cresceram vendo a gradual degradação do rio”.
Quando do lançamento acontecerá um show da Banda Manzuá, apresentando as canções inéditas do Projeto e será exibido o documentário que conta com depoimentos de pessoas que têm contato com o Rio Cachoeira, tais como: Antonio Alves Farias (Pescador), Maria Moreira (Lavadeira), Augusto Braga (Areeiro), Ana Maria Ferreira (Canoeira), Milton Luz (Aguadeiro), Edvaldo Domingos dos Santos (Pescador), Nilton Ferreira Ramos (Memorialista), Philipe Murilo Santana de Carvalho (Dr. em História), Dr. Neylor Alves Calasans Rego (PhD em Engenharia) e Dr. Salvador Dal Pozzo Trevizan (PhD em Sociologia).
O Projeto que objetiva enriquecer o acervo áudio e visual local é uma realização do Núcleo de Produções Artísticas, da Panorâmica Produções e da Banda Manzuá e foi vencedor do edital 05/2009 de Apoio à Produção de conteúdo em música do Estado da Bahia, através da SECULT – Secretaria de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB.
Para conhecer um pouco mais o Projeto recomendamos que os nossos leitores acessem: www.memoriasdocachoeira.com
A Terra da morena Tuba
Por Leticia Caldas
Sambaituba, a terra da morena TUBA, que cometia o adultério no samba. Em um belo dia de sábado, o seu marido a pegou de pano de facão e exclamava: " Samba aí Tuba " !
Isso aconteceu a muitos anos atrás, na época dos compadres, estrada de ferro, rio limpo, transporte de canoa, e moradores que se contavam a dedos.
O tempo passou e a população se multiplicou, mas o desenvolvimento não acompanhou.
Hoje, sofremos com transporte urbano lotado, e velho, estradas esburacadas, e a falta de tecnologias, as quais não temos acesso, como Internet e telefonia móvel.
Será que fomos capazes de nos desenvolver em poucas coisas, e em muitas ficamos parados no tempo de TUBA e do samba, com as tampas de panela ?
Sambaituba, a terra da morena TUBA, que cometia o adultério no samba. Em um belo dia de sábado, o seu marido a pegou de pano de facão e exclamava: " Samba aí Tuba " !
Isso aconteceu a muitos anos atrás, na época dos compadres, estrada de ferro, rio limpo, transporte de canoa, e moradores que se contavam a dedos.
O tempo passou e a população se multiplicou, mas o desenvolvimento não acompanhou.
Hoje, sofremos com transporte urbano lotado, e velho, estradas esburacadas, e a falta de tecnologias, as quais não temos acesso, como Internet e telefonia móvel.
Será que fomos capazes de nos desenvolver em poucas coisas, e em muitas ficamos parados no tempo de TUBA e do samba, com as tampas de panela ?
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Prefeitura, Cerest, Postos de Saúde, Creadh: faltam água potável e materiais de insumos

Em visita de rotina na Prefeitura hoje, diretores do Sindserv toparam com uma situação pra lá de esdrúxula: com o perdão do trocadilho, não se sabe porque cargas d'água estava faltando água potável para consumo no Centro Administrativo.
Segundo o Blog "A voz do servidor" os postos de saúde, o Cerest e o Creadh se encontram na mesma situação com um agravante: não há produtos para limpeza nem material de rotina nesses órgãos da administração.
Os diretores do Sindserv ficaram surpresos com tamanha desordem e falta de estrutura mínima para que os servidores possam trabalhar e atender a população com dignidade. Diante disso, cabe perguntar: Será que a Prefeitura não paga as contas de água para a Emasa?
Vale lembrar que a Emasa é uma empresa do município e pela lógica tal situação não deveria ocorrer.
II PLENÁRIA UNIFICADA DAS MILITANCIAS POR UMA CIDADE SUSTENTÁVEL

2As direções dos Partidos PCdoB, PMDB, PMN, PDT, PRB, DEM, PSDB, PCB convidam toda a população, em especial a do Bairro Teotônio Vilela, para a II PLENÁRIA UNIFICADA DAS MILITÂNCIAS, que irá acontecer no dia 09/12/2011 (sexta-feira), no salão da Associação dos Moradores do Teotônio Vilela, às 18 horas.
Nesse encontro, debateremos com os moradores do Bairro dentro do tema: POR UM TEOTÔNIO VILELA SUSTENTÁVEL...
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Organizações visitam Conjunto Penal Feminino
Internas são visitadas pelo Grupo. Foto Kleidir Costa |
Segundo a ASCOM da SPM, atualmente a unidade prisional abriga 130 mulheres, a maior parte cumprindo pena por envolvimento com tráfico de drogas. Entre os assuntos discutidos no encontro estão o suporte para garantia do direito de amamentação, ações educacionais e adequação do espaço físico, que passa por reformas e melhorias no momento. O quadro reduzido de profissionais da Defensoria Pública e lentidão nos julgamentos dos processos foram apontados como problemas mais preocupantes no momento.
domingo, 4 de dezembro de 2011
DE QUE MORREU O DR. SÓCRATES?
Por Carlos Mascarenhas
Domingo, dia 04.12.2011, e assim a Folha de São Paulo noticia a morte do Sr. SÓCRATES BRASILEIRO SAMPAIO DE SOUZA VIEIRA DE OLIVEIRA:
O ex-jogador Sócrates morreu às 4h30 deste domingo aos 57 anos em decorrência de um choque séptico, que ocorre quando bactérias de uma infecção chegam à corrente sanguínea e se espalham pelo corpo.
O eterno ídolo do Corinthians estava internado desde a última quinta-feira na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einsten, na zona sul de São Paulo, após dar entrada com quadro de infecção intestinal.
Sócrates, sua mulher e um amigo haviam se sentido mal na noite de quinta-feira (1º) após comerem em um evento.
Segundo o jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, um prato de estrogonofe contaminado com uma bactéria foi o responsável por desencadear a internação do ex-jogador.
Na sua edição da primeira semana de setembro, a Revista Época publicou a seguinte notícia sobre o Dr. Sócrates:
Na segunda-feira passada, dia 5 de setembro, o cidadão Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de um sangramento digestivo que ameaçava matá-lo. Aos 57 anos, ele é um rosto familiar aos brasileiros. Ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira, foi um dos grandes jogadores do futebol mundial nos anos 1980, notável tanto pela elegância e precisão de seus passes quanto por suas posições públicas contra o regime militar. Formado em medicina, inteligente e carismático, o Doutor, como costuma ser chamado, assumiu, ao deixar os gramados, a função informal de intelectual do futebol, alguém capaz de expressar com autoridade a dimensão pública desse esporte que apaixona os brasileiros.
Além disso tudo, Sócrates é também alcoólatra. Ele começou a beber pesado durante a universidade e nunca mais parou, mesmo em seus anos de atleta. Em consequência de décadas de excesso, desenvolveu cirrose hepática, doença degenerativa que destrói o fígado e provoca o colapso do restante do organismo. A cirrose causada por álcool mata mais de 11 mil pessoas por ano no Brasil. Sócrates esteve assustadoramente próximo desse desfecho na semana passada – um drama que tocou milhões de pessoas que o admiram e trouxe para os holofotes, novamente, a epidemia subterrânea de alcoolismo que devasta o país. “O drama de uma pessoa pública querida mostra que pessoas inteligentes e fortes também podem se tornar dependentes”, afirma o psiquiatra Ronaldo Laranjeiras, da Universidade Federal de São Paulo, uma das maiores autoridades em alcoolismo no país. “Sócrates é um homem bem-sucedido, brilhante e, além de tudo, médico. Se aconteceu com ele, pode acontecer com qualquer um.”
O Brasil tem um número de alcoólatras estimado em 15 milhões, o dobro da população da Suíça. Mas a realidade pode ser ainda pior. Os médicos da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, que se dedicam a estudar a dependência química no Brasil, estimam que, na verdade, 10% dos 192 milhões de brasileiros, ou 19 milhões, tenham problemas graves com a bebida. O alcoolismo mata 32 mil pessoas por ano no Brasil, está por trás de 60% das mortes no trânsito e 72% dos homicídios. Mas é algo que nosso cérebro parece ignorar para seguir operando com sanidade – até que a história de um ídolo popular como Sócrates rompe essa barreira de proteção e indiferença.
No dia 19 de agosto, ele foi internado às pressas no Hospital Albert Einstein. Seu fígado deteriorado pela cirrose comprometera a circulação sanguínea no aparelho digestivo. O órgão normal tem a consistência de uma gelatina porosa. Na cirrose, adquire a consistência de borracha. O sangue não mais segue seu caminho, fica represado e desencadeia sangramentos no estômago e no esôfago, que podem ser fatais.
É muito importante que as verdades sejam ditas e com todas as letras, para que possamos ter consciência da sua existência e então possamos combatê-las com todas as forças e de todas as formas.
Pois é, Senhores, apesar da Folha noticiar que Dr. Sócrates morreu em decorrência de um choque séptico, na verdade ele morreu de ALCOOLISMO, doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1967, e que afeta seguramente dez por cento da população do mundo, sem poupar sexo, idade, condição sócio-econômica e/ou etnia.
Vejam informações completas sobre esta doença em: www.alcoolismo.com.br .
Aqui mesmo na nossa cidade, quantos dos nossos amigos já morreram de alcoolismo? E quantos nós ainda vamos ver morrer?
E aqui eu falo com completo conhecimento de causa, pois também sou ALCOOLATRA, apesar de ter mais de 25 anos que não bebo, depois de ter feito tratamento numa Clinica Especializada em São Paulo, clinica esta que foi descoberta por Martial Batista Câmara, recentemente falecido, que também pagou não só a minha viagem como o tratamento, e a quem eu devo a minha nova vida.
O que a sociedade precisa é se conscientizar que o Alcoólatra é um doente, e que se for tratado como tal, pode ser recuperado como eu fui. E olha que eu, em um momento da minha vida, cheguei ao “fundo do poço”, quando perdi família, amigos, emprego e até a dignidade.
Mas assim como eu voltei a ser produtivo e respeitado, nós podemos, se tivermos a coragem de fazer um trabalho sério, recuperarmos muitos dos nossos amigos que hoje sofrem da DOENÇA DO ALCOOLISMO.
Que este momento da morte de SÓCRATES nos leve a um momento de reflexão e pensemos na possibilitar de virmos a criar aqui na nossa Região uma Clínica Especializada para Tratamento de Alcoolismo, para que os alcoólatras não sejam, como normalmente são, tratados como doentes mentais que precisam de internação psiquiátrica e tratamentos convencionais.
Acredito que se nos unirmos podemos salvar muitas vidas e devolvermos a dignidade a muitas mães de família e muitos país de família, que hoje são vítimas, assim como toda a sua família, de uma doença incurável e que se não tratada leva inexoravelmente à morte, e morte vergonhosa.
Carlos da Silva Mascarenhas
Alcoólatra que está há 25 anos sem beber
Domingo, dia 04.12.2011, e assim a Folha de São Paulo noticia a morte do Sr. SÓCRATES BRASILEIRO SAMPAIO DE SOUZA VIEIRA DE OLIVEIRA:
O ex-jogador Sócrates morreu às 4h30 deste domingo aos 57 anos em decorrência de um choque séptico, que ocorre quando bactérias de uma infecção chegam à corrente sanguínea e se espalham pelo corpo.
O eterno ídolo do Corinthians estava internado desde a última quinta-feira na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einsten, na zona sul de São Paulo, após dar entrada com quadro de infecção intestinal.
Sócrates, sua mulher e um amigo haviam se sentido mal na noite de quinta-feira (1º) após comerem em um evento.
Segundo o jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, um prato de estrogonofe contaminado com uma bactéria foi o responsável por desencadear a internação do ex-jogador.
Na sua edição da primeira semana de setembro, a Revista Época publicou a seguinte notícia sobre o Dr. Sócrates:
Na segunda-feira passada, dia 5 de setembro, o cidadão Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de um sangramento digestivo que ameaçava matá-lo. Aos 57 anos, ele é um rosto familiar aos brasileiros. Ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira, foi um dos grandes jogadores do futebol mundial nos anos 1980, notável tanto pela elegância e precisão de seus passes quanto por suas posições públicas contra o regime militar. Formado em medicina, inteligente e carismático, o Doutor, como costuma ser chamado, assumiu, ao deixar os gramados, a função informal de intelectual do futebol, alguém capaz de expressar com autoridade a dimensão pública desse esporte que apaixona os brasileiros.
Além disso tudo, Sócrates é também alcoólatra. Ele começou a beber pesado durante a universidade e nunca mais parou, mesmo em seus anos de atleta. Em consequência de décadas de excesso, desenvolveu cirrose hepática, doença degenerativa que destrói o fígado e provoca o colapso do restante do organismo. A cirrose causada por álcool mata mais de 11 mil pessoas por ano no Brasil. Sócrates esteve assustadoramente próximo desse desfecho na semana passada – um drama que tocou milhões de pessoas que o admiram e trouxe para os holofotes, novamente, a epidemia subterrânea de alcoolismo que devasta o país. “O drama de uma pessoa pública querida mostra que pessoas inteligentes e fortes também podem se tornar dependentes”, afirma o psiquiatra Ronaldo Laranjeiras, da Universidade Federal de São Paulo, uma das maiores autoridades em alcoolismo no país. “Sócrates é um homem bem-sucedido, brilhante e, além de tudo, médico. Se aconteceu com ele, pode acontecer com qualquer um.”
O Brasil tem um número de alcoólatras estimado em 15 milhões, o dobro da população da Suíça. Mas a realidade pode ser ainda pior. Os médicos da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, que se dedicam a estudar a dependência química no Brasil, estimam que, na verdade, 10% dos 192 milhões de brasileiros, ou 19 milhões, tenham problemas graves com a bebida. O alcoolismo mata 32 mil pessoas por ano no Brasil, está por trás de 60% das mortes no trânsito e 72% dos homicídios. Mas é algo que nosso cérebro parece ignorar para seguir operando com sanidade – até que a história de um ídolo popular como Sócrates rompe essa barreira de proteção e indiferença.
No dia 19 de agosto, ele foi internado às pressas no Hospital Albert Einstein. Seu fígado deteriorado pela cirrose comprometera a circulação sanguínea no aparelho digestivo. O órgão normal tem a consistência de uma gelatina porosa. Na cirrose, adquire a consistência de borracha. O sangue não mais segue seu caminho, fica represado e desencadeia sangramentos no estômago e no esôfago, que podem ser fatais.
É muito importante que as verdades sejam ditas e com todas as letras, para que possamos ter consciência da sua existência e então possamos combatê-las com todas as forças e de todas as formas.
Pois é, Senhores, apesar da Folha noticiar que Dr. Sócrates morreu em decorrência de um choque séptico, na verdade ele morreu de ALCOOLISMO, doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1967, e que afeta seguramente dez por cento da população do mundo, sem poupar sexo, idade, condição sócio-econômica e/ou etnia.
Vejam informações completas sobre esta doença em: www.alcoolismo.com.br .
Aqui mesmo na nossa cidade, quantos dos nossos amigos já morreram de alcoolismo? E quantos nós ainda vamos ver morrer?
E aqui eu falo com completo conhecimento de causa, pois também sou ALCOOLATRA, apesar de ter mais de 25 anos que não bebo, depois de ter feito tratamento numa Clinica Especializada em São Paulo, clinica esta que foi descoberta por Martial Batista Câmara, recentemente falecido, que também pagou não só a minha viagem como o tratamento, e a quem eu devo a minha nova vida.
O que a sociedade precisa é se conscientizar que o Alcoólatra é um doente, e que se for tratado como tal, pode ser recuperado como eu fui. E olha que eu, em um momento da minha vida, cheguei ao “fundo do poço”, quando perdi família, amigos, emprego e até a dignidade.
Mas assim como eu voltei a ser produtivo e respeitado, nós podemos, se tivermos a coragem de fazer um trabalho sério, recuperarmos muitos dos nossos amigos que hoje sofrem da DOENÇA DO ALCOOLISMO.
Que este momento da morte de SÓCRATES nos leve a um momento de reflexão e pensemos na possibilitar de virmos a criar aqui na nossa Região uma Clínica Especializada para Tratamento de Alcoolismo, para que os alcoólatras não sejam, como normalmente são, tratados como doentes mentais que precisam de internação psiquiátrica e tratamentos convencionais.
Acredito que se nos unirmos podemos salvar muitas vidas e devolvermos a dignidade a muitas mães de família e muitos país de família, que hoje são vítimas, assim como toda a sua família, de uma doença incurável e que se não tratada leva inexoravelmente à morte, e morte vergonhosa.
Carlos da Silva Mascarenhas
Alcoólatra que está há 25 anos sem beber
Sócrates, bom de bola e de cabeça
Por Altamiro Borges
O jogador Sócrates, bom de bola e de cabeça, faleceu hoje, às 4h30, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de infecção generalizada. Aos 57 anos, ele não conseguiu resistir à terceira internação consecutiva neste ano. A sua morte entristece o Brasil.
Sócrates não era ídolo apenas da torcida do Corinthians. Além de ser reconhecido como um dos maiores craques do futebol brasileiro, ele era admirado por suas posições críticas e progressistas. Foi um dos líderes da “democracia corintiana”, que ajudou na luta contra a ditadura militar. Nos últimos tempos, era comentarista da TV Cultura e colunista do jornal Agora e da revista CartaCapital.
“Curtir lampejos de humanidade”
Sem papa na língua e com espírito inquieto, o craque Sócrates nunca se intimidou diante dos poderosos. Em recente entrevista à Folha, após sofrer sua primeira internação, ele não vacilou ao responder à provocação do jornalista:
Em toda essa impressionante onda de carinho que cercou você nesses dias, há também quem diga que de democrata você não tem nada porque deu o nome de Fidel ao seu caçula. É mais uma de suas contradições?
De fato, estou tirando muita coisa de positivo neste meu quase nascer de novo. Quanto ao Fidel Castro, símbolo da Revolução Cubana, como Che Guevara, as pessoas estão mal informadas. No nosso país se conhece muito pouco o que acontece fora daqui e mesmo aqui dentro. A estrutura política cubana é extremamente democrática. Eu queria que meu filho nascesse lá, eu queria ser um cubano.
Nós estivemos lá agora, fomos passear! Peguei minha mulher e fui lá, passear, curtir lampejos de humanidade. Um povo como aquele, numa ilhota, que há mais de 50 anos briga contra um império, só pode ser muito forte, e ditadura alguma faz um povo tão forte... Em Cuba, o povo participa de tudo, em cada quarteirão. E aqui? Pra quem você reclama? Você vota e não tem pra quem reclamar.
*****
O "doutor" Sócrates deixará saudades!
O jogador Sócrates, bom de bola e de cabeça, faleceu hoje, às 4h30, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de infecção generalizada. Aos 57 anos, ele não conseguiu resistir à terceira internação consecutiva neste ano. A sua morte entristece o Brasil.
Sócrates não era ídolo apenas da torcida do Corinthians. Além de ser reconhecido como um dos maiores craques do futebol brasileiro, ele era admirado por suas posições críticas e progressistas. Foi um dos líderes da “democracia corintiana”, que ajudou na luta contra a ditadura militar. Nos últimos tempos, era comentarista da TV Cultura e colunista do jornal Agora e da revista CartaCapital.
“Curtir lampejos de humanidade”
Sem papa na língua e com espírito inquieto, o craque Sócrates nunca se intimidou diante dos poderosos. Em recente entrevista à Folha, após sofrer sua primeira internação, ele não vacilou ao responder à provocação do jornalista:
Em toda essa impressionante onda de carinho que cercou você nesses dias, há também quem diga que de democrata você não tem nada porque deu o nome de Fidel ao seu caçula. É mais uma de suas contradições?
De fato, estou tirando muita coisa de positivo neste meu quase nascer de novo. Quanto ao Fidel Castro, símbolo da Revolução Cubana, como Che Guevara, as pessoas estão mal informadas. No nosso país se conhece muito pouco o que acontece fora daqui e mesmo aqui dentro. A estrutura política cubana é extremamente democrática. Eu queria que meu filho nascesse lá, eu queria ser um cubano.
Nós estivemos lá agora, fomos passear! Peguei minha mulher e fui lá, passear, curtir lampejos de humanidade. Um povo como aquele, numa ilhota, que há mais de 50 anos briga contra um império, só pode ser muito forte, e ditadura alguma faz um povo tão forte... Em Cuba, o povo participa de tudo, em cada quarteirão. E aqui? Pra quem você reclama? Você vota e não tem pra quem reclamar.
*****
O "doutor" Sócrates deixará saudades!
Banda RPM, 25 anos depois
![]() |
Paulo Ricardo cantou sucessos do inicio da carreira da banda ( Foto:Carla Mascarenhas/Blog do Ricky ) |
Pude rever amigos que não via a tempos, e que junto comigo curtiram o primeiro show do RPM em Itabuna a 25 anos atrás.
Paulo Ricardo, Paulo Pagni, Luis Schiavon e Fernando Deluqui, tocaram sucessos do novo CD, mesclando com antigos sucessos, como Loura Gelada, Olhar 43, Rádio Pirata, London London entre outros, levando o púbico ao delírio.
Este Blogueiro emocionou-se ao lembrar da juventude, onde a banda marcou profundamente cada momento.
A banda subiu ao palco pouco antes da uma da manhã, e finalizou o show as 2:15, aos gritos de "mais um, mais um".
Parabenizamos a produção do evento, pela organização, segurança, e ao Batuba Beach pelo excelente espaço útil.
Para aqueles que ouvi dizer que nunca ouviram falar desta banda, digo apenas que o Revoluções Por Minuto, ou simplesmente RPM é um grupo de rock brasileiro surgido em 1983, tendo sido um dos mais populares do país nos anos de 1984 a 1987.
Foi um dos grupos mais bem sucedidos da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80, conseguiram bater todos os recordes de vendagens da industria fonográfica brasileira. A suposta visão crítica e bagagem cultural do letrista Paulo Ricardo foi um argumento de marketing na vendagem dos discos da banda. A banda vendeu mais de 5 milhões de discos em sua carreira.
Para aqueles que ouvi dizer que nunca ouviram falar desta banda, digo apenas que o Revoluções Por Minuto, ou simplesmente RPM é um grupo de rock brasileiro surgido em 1983, tendo sido um dos mais populares do país nos anos de 1984 a 1987.
Foi um dos grupos mais bem sucedidos da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80, conseguiram bater todos os recordes de vendagens da industria fonográfica brasileira. A suposta visão crítica e bagagem cultural do letrista Paulo Ricardo foi um argumento de marketing na vendagem dos discos da banda. A banda vendeu mais de 5 milhões de discos em sua carreira.
sábado, 3 de dezembro de 2011
A CLASSE C CHEGA AO PARAÍSO. FARDADA E COM A TELA DIVIDIDA
Por Malu Fontes
Durante a semana a Rede Globo de Televisão estreou a mensagem de Natal, desta vez estrelada por Roberto Carlos e por literalmente todas as estrelas da casa. E depois de passar um ano reiterando a informação de que a classe C finalmente aportou no paraíso, ou seja, que está experimentando como nunca a condição de consumidora, achou por bem homenageá-la na tradicional mensagem de Natal.
Embora as estrelas da peça institucional ilustrada pela legenda “a gente se liga em você” sejam o elenco da Globo e Roberto, os homenageados, segundo matérias publicadas nos sistemas de crossmídia das organizações Globo, são os brasileiros que desempenham “funções que fazem parte do dia a dia dos brasileiros, reforçando o conceito do novo slogan da emissora”. Tem garçom, taxista, sorveteiro, arrumadeira, babá, empregada, cozinheira, operário, carteiro... Cada um devidamente interpretado por uma estrela global.
LOURICE - Devidamente interpretada por alguns dos mais altos salários da casa, como Xuxa, Faustão, Angélica, Luciano Huck, William Bonner, Renato Aragão, Ana Maria Braga e outros, a classe C é a grande homenageada da campanha global. Mas como a ironia parece ter vida própria e muito de um voluntarismo que parece escorrer como água sujinha embaixo dos tapetes nobres, a homenagem, apesar de esteticamente irretocável, deixou escapulir o quanto o tal paraíso da classe C, mesmo com um tantinho a mais de consumo, ainda conserva um ‘quezão’ de permanência na senzala.
Na vinheta, sob o som de Roberto Carlos cantando a clássica global “Um novo tempo” e tendo como coro as estrelas globais, um detalhe mimoso pode até passar despercebido para a maioria dos telespectadores, mas está lá, nítido. Na mansão faustosa do Projac, onde se dão os últimos retoques para uma festa de Natal típica das classes AAA, a classe C está felicíssima, mas está onde sempre esteve: trabalhando, fardada e servindo, mesmo na noite de Natal e mesmo que dentro da farda de uma babá, de uma cozinheira, de uma arrumadeira, esteja a loirice de Xuxa, Ana Maria Braga e Angélica. Crianças felizes dos donos da festa refestelam-se numa sala confortabilíssima e saltitam em jardins. E os filhos dos empregados, simultaneamente, por onde estariam e em que Natal?
ROUNDS - Não foi à toa que a Globo transformou a classe C em protagonista de sua vinheta de fim de ano, dividindo o estrelato com o rei Roberto Carlos e a nata do elenco da emissora, mesmo que, talvez por uma questão de princípios e fidelidade à cultura do sinhozinho, ela tenha aparecido na peça engessada no lugar onde sempre esteve, servindo a quem pode pagar por isso em seus feriados sagrados e sem seus dias de ócio. Cada vez mais a audiência da TV aberta se pulveriza, deixando diante das emissoras mais comerciais aqueles que têm menos opções estéticas ou menos traquejo tecnológico para migrar para a Internet e as redes sociais, por exemplo. A reação dessa briga desenfreada entre as emissoras pela conquista da fidelidade da audiência da classe C tem rounds tanto sutis quanto grotescos.
Se em esfera nacional as sutilezas para a conquista da classe C se dá com a vinheta da Globo transformando Xuxa em babá, Bonner em carteiro e Angélica em arrumadeira (e todos na mesma casa, servindo à mesma família top A em seu dia mágico de Natal), em escala local a coisa fica muito mais feia quando se trata de disputar a audiência dos novos ingressos no paraíso do consumo, por quem a publicidade hoje baba para vender iogurte. Quem vive em Salvador e tem estômago para escavar no dia a dia as sutilezas da briga por audiência, a penúltima sexta-feira é tema que rende uma dissertação de mestrado. Convocado para realizar uma micareta no estúdio da TV Record durante o programa “Se Liga Bocão”, Xanddy e seu Harmonia do Samba não economizaram em quebradeiras para o público que lotava o espaço.
ARROCHA - Como a vida é real e de viés e a Record BA dispõe de um helicóptero que atende pelo nome de Águia Dourada e viva dando uma de Urubu Eletrônico, sobrevoando corpos recém mutilados por acidentes onde quer que aconteçam em Salvador, eis que ocorre, enquanto o programa estava no ar e enquanto o marido de Carla Perez rebolava, um acidente de trânsito de grandes proporções na periferia de Salvador, envolvendo dois ônibus numa colisão frontal e mais de 10 pessoas feridas, um motorista em estado grave. Enquanto isso, a TV Bahia, retransmissora da Globo, que todos os dias tem que retirar da cartola uma atração musical que pode não ter nada a ver com qualidade (muito pelo contrário) para não ser massacrada pela audiência da Record durante o telejornal do meio dia, havia escalado um trio do Arrocha, a mais perfeita tradução da música brega romântica hoje em Salvador, para enfrentar a micareta do concorrente.
O acidente e o espetáculo trágico que os dois fenômenos representavam simultaneamente para um público sedento de sangue, morte e violência acabou inaugurando um momento íntimo na TV baiana e quem sabe na TV brasileira. Para potencializar sua audiência, quem sabe duplicá-la e ainda dá um chega pra lá nos arrocheiros da TV Bahia que cantavam ao mesmo tempo no estúdio concorrente, a emissora não pestanejou: ofereceu à classe C, a mais nova habitante do paraíso e o sonho de consumo dos publicitários que anunciam na TV, uma atração dupla e simultânea. A Record Bahia, ou seja, a TV Itapoã, dividiu a tela da TV em duas. De um lado o carnaval total, com Xanddy cantando a plenos pulmões, rebolando com seu balé semi-erótico enquanto a platéia no estúdio delirava. Na outra metade, o urubu eletrônico sobrevoava a tragédia no trânsito, mostrando Bombeiros e Samu retirando vítimas sangrando das ferragens. Diante da cena, não se pode esperar outra coisa. No próximo acidente, ao invés da tela dividida as emissoras poderiam inovar mais uma vez: levar a micareta para o local do acidente. Assim, o paraíso vai à tragédia e oferece as duas juntas à classe C no sofá.
Malu Fontes é jornalista, doutora em Comunicação e Cultura e professora da Facom-UFBA. maluzes@gmail.com
Durante a semana a Rede Globo de Televisão estreou a mensagem de Natal, desta vez estrelada por Roberto Carlos e por literalmente todas as estrelas da casa. E depois de passar um ano reiterando a informação de que a classe C finalmente aportou no paraíso, ou seja, que está experimentando como nunca a condição de consumidora, achou por bem homenageá-la na tradicional mensagem de Natal.
Embora as estrelas da peça institucional ilustrada pela legenda “a gente se liga em você” sejam o elenco da Globo e Roberto, os homenageados, segundo matérias publicadas nos sistemas de crossmídia das organizações Globo, são os brasileiros que desempenham “funções que fazem parte do dia a dia dos brasileiros, reforçando o conceito do novo slogan da emissora”. Tem garçom, taxista, sorveteiro, arrumadeira, babá, empregada, cozinheira, operário, carteiro... Cada um devidamente interpretado por uma estrela global.
LOURICE - Devidamente interpretada por alguns dos mais altos salários da casa, como Xuxa, Faustão, Angélica, Luciano Huck, William Bonner, Renato Aragão, Ana Maria Braga e outros, a classe C é a grande homenageada da campanha global. Mas como a ironia parece ter vida própria e muito de um voluntarismo que parece escorrer como água sujinha embaixo dos tapetes nobres, a homenagem, apesar de esteticamente irretocável, deixou escapulir o quanto o tal paraíso da classe C, mesmo com um tantinho a mais de consumo, ainda conserva um ‘quezão’ de permanência na senzala.
Na vinheta, sob o som de Roberto Carlos cantando a clássica global “Um novo tempo” e tendo como coro as estrelas globais, um detalhe mimoso pode até passar despercebido para a maioria dos telespectadores, mas está lá, nítido. Na mansão faustosa do Projac, onde se dão os últimos retoques para uma festa de Natal típica das classes AAA, a classe C está felicíssima, mas está onde sempre esteve: trabalhando, fardada e servindo, mesmo na noite de Natal e mesmo que dentro da farda de uma babá, de uma cozinheira, de uma arrumadeira, esteja a loirice de Xuxa, Ana Maria Braga e Angélica. Crianças felizes dos donos da festa refestelam-se numa sala confortabilíssima e saltitam em jardins. E os filhos dos empregados, simultaneamente, por onde estariam e em que Natal?
ROUNDS - Não foi à toa que a Globo transformou a classe C em protagonista de sua vinheta de fim de ano, dividindo o estrelato com o rei Roberto Carlos e a nata do elenco da emissora, mesmo que, talvez por uma questão de princípios e fidelidade à cultura do sinhozinho, ela tenha aparecido na peça engessada no lugar onde sempre esteve, servindo a quem pode pagar por isso em seus feriados sagrados e sem seus dias de ócio. Cada vez mais a audiência da TV aberta se pulveriza, deixando diante das emissoras mais comerciais aqueles que têm menos opções estéticas ou menos traquejo tecnológico para migrar para a Internet e as redes sociais, por exemplo. A reação dessa briga desenfreada entre as emissoras pela conquista da fidelidade da audiência da classe C tem rounds tanto sutis quanto grotescos.
Se em esfera nacional as sutilezas para a conquista da classe C se dá com a vinheta da Globo transformando Xuxa em babá, Bonner em carteiro e Angélica em arrumadeira (e todos na mesma casa, servindo à mesma família top A em seu dia mágico de Natal), em escala local a coisa fica muito mais feia quando se trata de disputar a audiência dos novos ingressos no paraíso do consumo, por quem a publicidade hoje baba para vender iogurte. Quem vive em Salvador e tem estômago para escavar no dia a dia as sutilezas da briga por audiência, a penúltima sexta-feira é tema que rende uma dissertação de mestrado. Convocado para realizar uma micareta no estúdio da TV Record durante o programa “Se Liga Bocão”, Xanddy e seu Harmonia do Samba não economizaram em quebradeiras para o público que lotava o espaço.
ARROCHA - Como a vida é real e de viés e a Record BA dispõe de um helicóptero que atende pelo nome de Águia Dourada e viva dando uma de Urubu Eletrônico, sobrevoando corpos recém mutilados por acidentes onde quer que aconteçam em Salvador, eis que ocorre, enquanto o programa estava no ar e enquanto o marido de Carla Perez rebolava, um acidente de trânsito de grandes proporções na periferia de Salvador, envolvendo dois ônibus numa colisão frontal e mais de 10 pessoas feridas, um motorista em estado grave. Enquanto isso, a TV Bahia, retransmissora da Globo, que todos os dias tem que retirar da cartola uma atração musical que pode não ter nada a ver com qualidade (muito pelo contrário) para não ser massacrada pela audiência da Record durante o telejornal do meio dia, havia escalado um trio do Arrocha, a mais perfeita tradução da música brega romântica hoje em Salvador, para enfrentar a micareta do concorrente.
O acidente e o espetáculo trágico que os dois fenômenos representavam simultaneamente para um público sedento de sangue, morte e violência acabou inaugurando um momento íntimo na TV baiana e quem sabe na TV brasileira. Para potencializar sua audiência, quem sabe duplicá-la e ainda dá um chega pra lá nos arrocheiros da TV Bahia que cantavam ao mesmo tempo no estúdio concorrente, a emissora não pestanejou: ofereceu à classe C, a mais nova habitante do paraíso e o sonho de consumo dos publicitários que anunciam na TV, uma atração dupla e simultânea. A Record Bahia, ou seja, a TV Itapoã, dividiu a tela da TV em duas. De um lado o carnaval total, com Xanddy cantando a plenos pulmões, rebolando com seu balé semi-erótico enquanto a platéia no estúdio delirava. Na outra metade, o urubu eletrônico sobrevoava a tragédia no trânsito, mostrando Bombeiros e Samu retirando vítimas sangrando das ferragens. Diante da cena, não se pode esperar outra coisa. No próximo acidente, ao invés da tela dividida as emissoras poderiam inovar mais uma vez: levar a micareta para o local do acidente. Assim, o paraíso vai à tragédia e oferece as duas juntas à classe C no sofá.
Malu Fontes é jornalista, doutora em Comunicação e Cultura e professora da Facom-UFBA. maluzes@gmail.com
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
PIZZARIA GOOGLE, fantástico
- Pizzaria Google, boa noite!
- De onde falam?
- Pizzaria Google, senhor. Qual é o seu pedido?
- Mas este telefone não era da Pizzaria do...
- Sim senhor, mas a Google comprou a Pizzaria e agora sua pizza é mais completa.
- OK. Você pode anotar o meu pedido, por favor?
- Pois não. O Senhor vai querer a de sempre?
- A de sempre? Você me conhece?
- Temos um identificador de chamadas em nosso banco de dados, senhor. Pelo que temos registrado aqui,
nas últimas 53 vezes que ligou, o senhor pediu meia quatro queijos e meia calabresa.
- Puxa, eu nem tinha notado! Vou querer esta mesmo...
- Senhor, posso dar uma sugestão?
- Claro que sim. Tem alguma pizza nova no cardápio?
- Não senhor. Nosso cardápio é bem completo, mas eu gostaria de sugerir-lhe meia ricota, meia rúcula.
- Ricota ??? Rúcula ??? Você ficou louco? Eu odeio estas coisas.
- Mas, senhor, faz bem para a sua saúde. Além disso, seu colesterol não anda bom...
- Como você sabe?
- Nossa Pizzaria tem o banco de dados mais completo do planeta. Nós temos o banco de dados do laboratório
em que o senhor faz exames também. Cruzamos seu número de telefone com seu nome e temos o
resultado dos seus exames de colesterol. Achamos que uma pizza de rúcula e ricota seria melhor para sua saúde.
- Eu não quero pizza de queijo sem gosto e nem pizza de salada. Por isso
tomo meu remédio para colesterol e como o que eu quiser...
- Senhor, me desculpe, mas acho que o senhor não tem tomado seu remédio ultimamente.
- Como sabe? Vocês estão me vigiando o tempo todo?
- Temos o banco de dados das farmácias da cidade. A última vez que o > senhor comprou seu remédio para
Colesterol faz 3 meses. A caixa tem 30comprimidos.
- Porra! É verdade. Como vocês sabem disto?
- Pelo seu cartão de crédito...
- Como?!?!?
- O senhor tem o hábito de comprar remédios em uma farmácia que lhe dá desconto se pagar com cartão de
crédito da loja. E ainda parcela em 3 vezes sem acréscimo...Nós temos o banco de dados de gastos com cartão
na farmácia. Há 2 meses o senhor não compra nada lá, mas continua usando seu cartão de crédito em outras lojas,
lojas, o que significa que não o perdeu, apenas deixou de comprar remédios.
- E eu não posso ter pago em dinheiro? Agora te peguei...
- O senhor não deve ter pago em dinheiro, pois faz saques semanais de R$ 250,00 para sua empregada doméstica.
Não sobra dinheiro para comprar remédios. O restante o senhor paga com cartão de débito.
- Como você sabe que eu tenho empregada e quanto ela ganha?
- O senhor paga o INSS dela mensalmente com um DARF. Pelo valor do recolhimento dá para concluir que ela
ganha R$ 1.000,00 por mês. Nós temos o banco de dados dos Bancos também. E pelo seu CPF...
- ORA VÁ SE DANAR !
- Sim senhor, me desculpe, mas está tudo em minha tela. Tenho o dever de ajudá-lo. Acho, inclusive, que o senhor
deveria remarcar a consulta que o senhor faltou com seu médico, levar os exames que fez no mês passado e pedir
uma nova receita do remédio.
- Por que você não vai à m....???
- Desculpe-me novamente, senhor.
- ESTOU FARTO DESTAS DESCULPAS. ESTOU FARTO DA INTERNET, DE COMPUTADORES,
DO SÉCULO XXI, DA FALTA DE PRIVACIDADE, DOS BANCOS DE DADOS E DESTE PAÍS...
- Mas senhor...
- CALE-SE! VOU ME MUDAR DESTE PAÍS PARA BEM LONGE. VOU PARA AS ILHAS FIJI OU ALGUM
LUGAR QUE NÃO TENHA INTERNET, TELEFONE, COMPUTADORES E GENTE ME VIGIANDO O TEMPO TODO...
- Sim, senhor...entendo perfeitamente.
- É ISTO MESMO! VOU ARRUMAR MINHAS MALAS AGORA E AMANHÃ MESMO VOU SUMIR DESTA CIDADE.
- Entendo...
- VOU USAR MEU CARTÃO DE CRÉDITO PELA ÚLTIMA VEZ E COMPRAR UMA PASSAGEM SÓ DE IDA
PARA ALGUM LUGAR BEM LONGE DE VOCÊ !!!
- Perfeitamente...
- E QUERO QUE VOCÊ ME ESQUEÇA!
- Farei isto senhor... ...(silêncio de 1 minuto)
- O senhor está aí ainda?
- SIM, PORQUE? ESTOU PLANEJANDO MINHA VIAGEM...E PODE CANCELAR MINHA PIZZA.
- Perfeitamente. Está cancelada. ...(mais um minuto de silêncio) - Só mais uma coisa, senhor...
- O QUE É AGORA?
- Devo lhe informar uma coisa importante...
- FALA, CACETE....
- O seu passaporte está vencido.
- De onde falam?
- Pizzaria Google, senhor. Qual é o seu pedido?
- Mas este telefone não era da Pizzaria do...
- Sim senhor, mas a Google comprou a Pizzaria e agora sua pizza é mais completa.
- OK. Você pode anotar o meu pedido, por favor?
- Pois não. O Senhor vai querer a de sempre?
- A de sempre? Você me conhece?
- Temos um identificador de chamadas em nosso banco de dados, senhor. Pelo que temos registrado aqui,
nas últimas 53 vezes que ligou, o senhor pediu meia quatro queijos e meia calabresa.
- Puxa, eu nem tinha notado! Vou querer esta mesmo...
- Senhor, posso dar uma sugestão?
- Claro que sim. Tem alguma pizza nova no cardápio?
- Não senhor. Nosso cardápio é bem completo, mas eu gostaria de sugerir-lhe meia ricota, meia rúcula.
- Ricota ??? Rúcula ??? Você ficou louco? Eu odeio estas coisas.
- Mas, senhor, faz bem para a sua saúde. Além disso, seu colesterol não anda bom...
- Como você sabe?
- Nossa Pizzaria tem o banco de dados mais completo do planeta. Nós temos o banco de dados do laboratório
em que o senhor faz exames também. Cruzamos seu número de telefone com seu nome e temos o
resultado dos seus exames de colesterol. Achamos que uma pizza de rúcula e ricota seria melhor para sua saúde.
- Eu não quero pizza de queijo sem gosto e nem pizza de salada. Por isso
tomo meu remédio para colesterol e como o que eu quiser...
- Senhor, me desculpe, mas acho que o senhor não tem tomado seu remédio ultimamente.
- Como sabe? Vocês estão me vigiando o tempo todo?
- Temos o banco de dados das farmácias da cidade. A última vez que o > senhor comprou seu remédio para
Colesterol faz 3 meses. A caixa tem 30comprimidos.
- Porra! É verdade. Como vocês sabem disto?
- Pelo seu cartão de crédito...
- Como?!?!?
- O senhor tem o hábito de comprar remédios em uma farmácia que lhe dá desconto se pagar com cartão de
crédito da loja. E ainda parcela em 3 vezes sem acréscimo...Nós temos o banco de dados de gastos com cartão
na farmácia. Há 2 meses o senhor não compra nada lá, mas continua usando seu cartão de crédito em outras lojas,
lojas, o que significa que não o perdeu, apenas deixou de comprar remédios.
- E eu não posso ter pago em dinheiro? Agora te peguei...
- O senhor não deve ter pago em dinheiro, pois faz saques semanais de R$ 250,00 para sua empregada doméstica.
Não sobra dinheiro para comprar remédios. O restante o senhor paga com cartão de débito.
- Como você sabe que eu tenho empregada e quanto ela ganha?
- O senhor paga o INSS dela mensalmente com um DARF. Pelo valor do recolhimento dá para concluir que ela
ganha R$ 1.000,00 por mês. Nós temos o banco de dados dos Bancos também. E pelo seu CPF...
- ORA VÁ SE DANAR !
- Sim senhor, me desculpe, mas está tudo em minha tela. Tenho o dever de ajudá-lo. Acho, inclusive, que o senhor
deveria remarcar a consulta que o senhor faltou com seu médico, levar os exames que fez no mês passado e pedir
uma nova receita do remédio.
- Por que você não vai à m....???
- Desculpe-me novamente, senhor.
- ESTOU FARTO DESTAS DESCULPAS. ESTOU FARTO DA INTERNET, DE COMPUTADORES,
DO SÉCULO XXI, DA FALTA DE PRIVACIDADE, DOS BANCOS DE DADOS E DESTE PAÍS...
- Mas senhor...
- CALE-SE! VOU ME MUDAR DESTE PAÍS PARA BEM LONGE. VOU PARA AS ILHAS FIJI OU ALGUM
LUGAR QUE NÃO TENHA INTERNET, TELEFONE, COMPUTADORES E GENTE ME VIGIANDO O TEMPO TODO...
- Sim, senhor...entendo perfeitamente.
- É ISTO MESMO! VOU ARRUMAR MINHAS MALAS AGORA E AMANHÃ MESMO VOU SUMIR DESTA CIDADE.
- Entendo...
- VOU USAR MEU CARTÃO DE CRÉDITO PELA ÚLTIMA VEZ E COMPRAR UMA PASSAGEM SÓ DE IDA
PARA ALGUM LUGAR BEM LONGE DE VOCÊ !!!
- Perfeitamente...
- E QUERO QUE VOCÊ ME ESQUEÇA!
- Farei isto senhor... ...(silêncio de 1 minuto)
- O senhor está aí ainda?
- SIM, PORQUE? ESTOU PLANEJANDO MINHA VIAGEM...E PODE CANCELAR MINHA PIZZA.
- Perfeitamente. Está cancelada. ...(mais um minuto de silêncio) - Só mais uma coisa, senhor...
- O QUE É AGORA?
- Devo lhe informar uma coisa importante...
- FALA, CACETE....
- O seu passaporte está vencido.
Caminhada contra a corrupção: Hoje sai ?
Após dois adiamentos, acontece hoje, se houver público e não houver nenhum contratempo, organizado pela OAB/Itabuna e entidades representativas da sociedade civil do município, dentre elas, o Sindicato dos Bancários, a marcha contra a violência e a corrupção.
Os bancários participarão expondo suas eternas bandeiras de lutas, contra a malversação do dinheiro público.
A concentração será no Jardim do ‘O’, às 14 horas.
O encerramento está previsto para a Praça Adami, com um mega ato público.
Esperamos que dê tudo certo, mas que o barulho não incomode as pessoas.
Os bancários participarão expondo suas eternas bandeiras de lutas, contra a malversação do dinheiro público.
A concentração será no Jardim do ‘O’, às 14 horas.
O encerramento está previsto para a Praça Adami, com um mega ato público.
Esperamos que dê tudo certo, mas que o barulho não incomode as pessoas.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Dia Mundial de Luta contra o HIV
Entre 1980 e junho deste ano, 608.230 pessoas foram infectadas com o vírus da Aids no Brasil. Os dados estão no Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde.
A região Nordeste tem a menor incidência do país. Em 2011, foram 12,6 casos para cada 100 mil habitantes. O Sul é o responsável pelo maior número de infectados (28,8), seguido do Norte (20,6), Sudeste (17,6) e Centro-Oeste (15,7).
Com relação a idade, menos de 1% da população de 15 a 49 anos tem o vírus. A taxa de prevalência (estimativa de pessoas infectadas pelo HIV) permaneceu estável, ficando em 0,61% entre 2009 e 2010.
Entre os homens, a prevalência é 0,82% e entre as mulheres, 0,41%.
Segundo o Ministério da Saúde, o controle da epidemia no Brasil é decorrente do investimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção, ampliação de testes e do acesso aos tratamentos.
Dia Mundial
O Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado dia 1º de dezembro, foi instituído no fim dos anos 1980. Milhões de pessoas de todo o mundo realizam manifestos para a conscientização sobre a doença. No Brasil, o tema deste ano é A Aids não tem preconceito. Previna-se. (SBBA)
A região Nordeste tem a menor incidência do país. Em 2011, foram 12,6 casos para cada 100 mil habitantes. O Sul é o responsável pelo maior número de infectados (28,8), seguido do Norte (20,6), Sudeste (17,6) e Centro-Oeste (15,7).
Com relação a idade, menos de 1% da população de 15 a 49 anos tem o vírus. A taxa de prevalência (estimativa de pessoas infectadas pelo HIV) permaneceu estável, ficando em 0,61% entre 2009 e 2010.
Entre os homens, a prevalência é 0,82% e entre as mulheres, 0,41%.
Segundo o Ministério da Saúde, o controle da epidemia no Brasil é decorrente do investimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção, ampliação de testes e do acesso aos tratamentos.
Dia Mundial
O Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado dia 1º de dezembro, foi instituído no fim dos anos 1980. Milhões de pessoas de todo o mundo realizam manifestos para a conscientização sobre a doença. No Brasil, o tema deste ano é A Aids não tem preconceito. Previna-se. (SBBA)
Campanha pretende coibir violência contra a mulher

Dentro da mobilização mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, acontece a partir de desta quinta-feira (1º), em Salvador, a campanha “Antes quem batia em mulher era covarde. Agora, é criminoso”. A ação, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), acontecerá em pontos estratégicos de circulação da capital, com panfletagens e orientações sobre os direitos das mulheres.
Entre os locais visitados estão Estação Iguatemi, Estação Mussurunga, Estação Pirajá, Estação da Lapa, além dos famosos largos da Dinha (Rio Vermelho) e Cira (Itapuã e Rio Vermelho). Cartões postais como Pelourinho e Elevador Lacerda também integram o roteiro da campanha educativa.
Entre janeiro e junho deste ano, a Bahia foi o segundo estado que mais acessou o Ligue 180, serviço criado pela Presidência da República, que presta informações e recebe denúncias de violência contra as mulheres. Foram 32.044 atendimentos, atrás apenas de São Paulo, que lidera o ranking nacional.
Mais informações:
Sobre a Lei Maria da Penha
É inpirada da luta da cearense Maria da Penha Fernandes, vítima de violência doméstica em 1983, ficando tetraplégica por conta das agressões. Após o incidente, engajou-se na luta pela punição do marido, que só foi condenado 19 anos depois e permaneceu apenas dois anos em regime fechado. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde a criação da Lei Maria da Penha até julho de 2010, um total de 331.796 processos foram distribuídos. Com relação aos procedimentos, foram 93.194 medidas protetivas, 52.244 inquéritos policiais e 18.769 ações penais.
Sobre o Ligue 180
A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) foi criada em 2005 pela SPM da Presidência da República. É um serviço de utilidade pública de emergência, gratuito e confidencial, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Seu objetivo é que a população brasileira, principalmente as mulheres, possa se manifestar sobre a violência de gênero. O serviço presta seu atendimento com foco no acolhimento, orientação e encaminhamento ao diversos serviços da rede de em todo o Brasil.
Turista arrependido: "Ilhéus, muita decepção"
Palavras pronunciadas ontem por um turista Catarinense, no interior da agência do Banco do Brasil na Marquês de Paranaguá. Pedro Rossi, disse estar "arrependido pela vinda ao sul baiano"
Visitando a cidade desde a última sexta-feira, o turista diz ter ficado "estarrecido com a sujeira da cidade, o barulho, e os furtos", lamentando terem levado seu celular e carteira, por dois meninos com uma "faquinha" no segundo dia de estada na cidade.
"Falavam tanto de Ilhéus e Itacaré, como se fossem verdadeiros paraísos, mas a realidade é outra, desisti até mesmo de conhecer Itacaré, com receio que a decepção aumente". finalizou Pedro.
Visitando a cidade desde a última sexta-feira, o turista diz ter ficado "estarrecido com a sujeira da cidade, o barulho, e os furtos", lamentando terem levado seu celular e carteira, por dois meninos com uma "faquinha" no segundo dia de estada na cidade.
"Falavam tanto de Ilhéus e Itacaré, como se fossem verdadeiros paraísos, mas a realidade é outra, desisti até mesmo de conhecer Itacaré, com receio que a decepção aumente". finalizou Pedro.
Assinar:
Postagens (Atom)