quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Campanha pretende coibir violência contra a mulher


Dentro da mobilização mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, acontece a partir de desta quinta-feira (1º), em Salvador, a campanha “Antes quem batia em mulher era covarde. Agora, é criminoso”. A ação, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), acontecerá em pontos estratégicos de circulação da capital, com panfletagens e orientações sobre os direitos das mulheres.

Entre os locais visitados estão Estação Iguatemi, Estação Mussurunga, Estação Pirajá, Estação da Lapa, além dos famosos largos da Dinha (Rio Vermelho) e Cira (Itapuã e Rio Vermelho). Cartões postais como Pelourinho e Elevador Lacerda também integram o roteiro da campanha educativa.
Entre janeiro e junho deste ano, a Bahia foi o segundo estado que mais acessou o Ligue 180, serviço criado pela Presidência da República, que presta informações e recebe denúncias de violência contra as mulheres. Foram 32.044 atendimentos, atrás apenas de São Paulo, que lidera o ranking nacional.

Mais informações:

Sobre a Lei Maria da Penha

É inpirada da luta da cearense Maria da Penha Fernandes, vítima de violência doméstica em 1983, ficando tetraplégica por conta das agressões. Após o incidente, engajou-se na luta pela punição do marido, que só foi condenado 19 anos depois e permaneceu apenas dois anos em regime fechado. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde a criação da Lei Maria da Penha até julho de 2010, um total de 331.796 processos foram distribuídos. Com relação aos procedimentos, foram 93.194 medidas protetivas, 52.244 inquéritos policiais e 18.769 ações penais.

Sobre o Ligue 180

A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) foi criada em 2005 pela SPM da Presidência da República. É um serviço de utilidade pública de emergência, gratuito e confidencial, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Seu objetivo é que a população brasileira, principalmente as mulheres, possa se manifestar sobre a violência de gênero. O serviço presta seu atendimento com foco no acolhimento, orientação e encaminhamento ao diversos serviços da rede de em todo o Brasil.

Nenhum comentário: