domingo, 4 de dezembro de 2011

DE QUE MORREU O DR. SÓCRATES?

Por Carlos Mascarenhas


Domingo, dia 04.12.2011, e assim a Folha de São Paulo noticia a morte do Sr. SÓCRATES BRASILEIRO SAMPAIO DE SOUZA VIEIRA DE OLIVEIRA:

O ex-jogador Sócrates morreu às 4h30 deste domingo aos 57 anos em decorrência de um choque séptico, que ocorre quando bactérias de uma infecção chegam à corrente sanguínea e se espalham pelo corpo.
O eterno ídolo do Corinthians estava internado desde a última quinta-feira na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einsten, na zona sul de São Paulo, após dar entrada com quadro de infecção intestinal.

Sócrates, sua mulher e um amigo haviam se sentido mal na noite de quinta-feira (1º) após comerem em um evento.

Segundo o jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, um prato de estrogonofe contaminado com uma bactéria foi o responsável por desencadear a internação do ex-jogador.
Na sua edição da primeira semana de setembro, a Revista Época publicou a seguinte notícia sobre o Dr. Sócrates:
Na segunda-feira passada, dia 5 de setembro, o cidadão Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de um sangramento digestivo que ameaçava matá-lo. Aos 57 anos, ele é um rosto familiar aos brasileiros. Ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira, foi um dos grandes jogadores do futebol mundial nos anos 1980, notável tanto pela elegância e precisão de seus passes quanto por suas posições públicas contra o regime militar. Formado em medicina, inteligente e carismático, o Doutor, como costuma ser chamado, assumiu, ao deixar os gramados, a função informal de intelectual do futebol, alguém capaz de expressar com autoridade a dimensão pública desse esporte que apaixona os brasileiros.

Além disso tudo, Sócrates é também alcoólatra. Ele começou a beber pesado durante a universidade e nunca mais parou, mesmo em seus anos de atleta. Em consequência de décadas de excesso, desenvolveu cirrose hepática, doença degenerativa que destrói o fígado e provoca o colapso do restante do organismo. A cirrose causada por álcool mata mais de 11 mil pessoas por ano no Brasil. Sócrates esteve assustadoramente próximo desse desfecho na semana passada – um drama que tocou milhões de pessoas que o admiram e trouxe para os holofotes, novamente, a epidemia subterrânea de alcoolismo que devasta o país. “O drama de uma pessoa pública querida mostra que pessoas inteligentes e fortes também podem se tornar dependentes”, afirma o psiquiatra Ronaldo Laranjeiras, da Universidade Federal de São Paulo, uma das maiores autoridades em alcoolismo no país. “Sócrates é um homem bem-sucedido, brilhante e, além de tudo, médico. Se aconteceu com ele, pode acontecer com qualquer um.”

O Brasil tem um número de alcoólatras estimado em 15 milhões, o dobro da população da Suíça. Mas a realidade pode ser ainda pior. Os médicos da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, que se dedicam a estudar a dependência química no Brasil, estimam que, na verdade, 10% dos 192 milhões de brasileiros, ou 19 milhões, tenham problemas graves com a bebida. O alcoolismo mata 32 mil pessoas por ano no Brasil, está por trás de 60% das mortes no trânsito e 72% dos homicídios. Mas é algo que nosso cérebro parece ignorar para seguir operando com sanidade – até que a história de um ídolo popular como Sócrates rompe essa barreira de proteção e indiferença.

No dia 19 de agosto, ele foi internado às pressas no Hospital Albert Einstein. Seu fígado deteriorado pela cirrose comprometera a circulação sanguínea no aparelho digestivo. O órgão normal tem a consistência de uma gelatina porosa. Na cirrose, adquire a consistência de borracha. O sangue não mais segue seu caminho, fica represado e desencadeia sangramentos no estômago e no esôfago, que podem ser fatais.
É muito importante que as verdades sejam ditas e com todas as letras, para que possamos ter consciência da sua existência e então possamos combatê-las com todas as forças e de todas as formas.
Pois é, Senhores, apesar da Folha noticiar que Dr. Sócrates morreu em decorrência de um choque séptico, na verdade ele morreu de ALCOOLISMO, doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1967, e que afeta seguramente dez por cento da população do mundo, sem poupar sexo, idade, condição sócio-econômica e/ou etnia.
Vejam informações completas sobre esta doença em: www.alcoolismo.com.br .
Aqui mesmo na nossa cidade, quantos dos nossos amigos já morreram de alcoolismo? E quantos nós ainda vamos ver morrer?

E aqui eu falo com completo conhecimento de causa, pois também sou ALCOOLATRA, apesar de ter mais de 25 anos que não bebo, depois de ter feito tratamento numa Clinica Especializada em São Paulo, clinica esta que foi descoberta por Martial Batista Câmara, recentemente falecido, que também pagou não só a minha viagem como o tratamento, e a quem eu devo a minha nova vida.


O que a sociedade precisa é se conscientizar que o Alcoólatra é um doente, e que se for tratado como tal, pode ser recuperado como eu fui. E olha que eu, em um momento da minha vida, cheguei ao “fundo do poço”, quando perdi família, amigos, emprego e até a dignidade.

Mas assim como eu voltei a ser produtivo e respeitado, nós podemos, se tivermos a coragem de fazer um trabalho sério, recuperarmos muitos dos nossos amigos que hoje sofrem da DOENÇA DO ALCOOLISMO.

Que este momento da morte de SÓCRATES nos leve a um momento de reflexão e pensemos na possibilitar de virmos a criar aqui na nossa Região uma Clínica Especializada para Tratamento de Alcoolismo, para que os alcoólatras não sejam, como normalmente são, tratados como doentes mentais que precisam de internação psiquiátrica e tratamentos convencionais.

Acredito que se nos unirmos podemos salvar muitas vidas e devolvermos a dignidade a muitas mães de família e muitos país de família, que hoje são vítimas, assim como toda a sua família, de uma doença incurável e que se não tratada leva inexoravelmente à morte, e morte vergonhosa.
Carlos da Silva Mascarenhas
Alcoólatra que está há 25 anos sem beber

Nenhum comentário: