terça-feira, 11 de outubro de 2011

Diário da Greve dos Bancários: greve entra no décimo quinto dia e silêncio dos banqueiros continua


Os bancários paralisaram 9.090 agências e vários centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal, no 14º dia da greve nacional da categoria. Trata-se da maior greve dos trabalhadores no ramo financeiro nos últimos vinte anos em termos de adesão, superando o pico de 2010, quando os bancários pararam 8.278 agências em todo país e caminha também para se tornar a mais longa. A paralisação do ano passado durou 15 dias.
“Estamos seguindo com nosso forte movimento contra a ganância, o desrespeito e o silêncio dos banqueiros, que a todo custo tentam colocar a população contra os bancários e bancárias em todo o país. Por isso, estamos repetindo para todos a todo instante que a culpa do alongamento da greve é dos banqueiros, que não estão dispostos a negociar uma proposta decente até então”, enfatiza Jorge Barbosa, presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região.
Em Itabuna o quadro da greve é o mesmo com 100% das agências fechadas. Diretores do Sindicato paralisaram algumas agências do Bradesco nas cidades de Coaraci e Ibicaraí.
Na Bahia, em 15 dias de greve, o movimento continua a ganhar força a adesão de mais agências de Salvador e do interior. Em todo o Estado 696 unidades ficaram sem prestar atendimento nesta segunda-feira (10/10).
Nos bancos públicos, a mobilização é uma das mais fortes dos últimos anos. Na capital baiana, todas as 60 agências do Banco do Brasil permanecem fechadas. Na Caixa são 39 e no BNB três.
Na rede privada, a adesão também é alta. No Bradesco 38 unidades ficaram fechadas e no Itaú 45. Todas as 25 agências do Santander continuam sem funcionar e do HSBC oito sem atendimento.
O Mercantil do Brasil tem uma unidade lacrada e o Safra e o Citibank duas cada. O Desenbahia também está na greve desde o primeiro dia. Com o aumento da mobilização sobe para 224 o número de unidades fechadas em Salvador.
A paralisação também segue firme no interior. No total 256 agências do BB estão sem prestar atendimento. Na Caixa são 59 e no BNB 38. Na rede privada o destaque é o Bradesco que conta com 62 unidades fechadas. O Itaú tem 28, o Santander 15 e o HSBC 10. Os demais têm quatro agências fechadas. Cerca de 80% dos bancários participam ativamente da greve, mesmo com a pressão e o assédio moral dos banqueiros.
O Comando Nacional dos Bancários, se reúne hoje (11), às 10 horas, em São Paulo, para avaliar a greve e ampliar ainda mais o movimento. “Nossas reivindicações são justas e os bancos têm todas as condições de atendê-las, como mostra o lucro estrondoso de R$ 27,4 bilhões acumulado no primeiro semestre. Vamos intensificar a mobilização para pressionar os bancos e arrancar novas conquistas”, ressalta  Carlos Cordeiro, presidente da Contraf.
Com informações da Contraf e do Seeb/Bahia

Nenhum comentário: