segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pleito da UFSULBA nas mãos de Dilma


O vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) juntamente com os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida (PCdoB), participou de uma reunião na última quinta-feira (12) com o ministro Fernando Haddad, onde pleitearam a instalação em Itabuna da Universidade Federal do Sul e Extremo Sul da Bahia, a UFSULBA.
Durante a reunião, os integrantes da Bancada Baiana, apresentaram o pleito da criação de duas novas universidades federais no interior do estado. Uma para ser instalada em Itabuna que atenderia a região Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Extremo Sul, e Itapetinga; e outra para ser implantada em Barreiras, beneficiando toda região Oeste e Sudoeste da Bahia.
O vereador Wenceslau Júnior, de Itabuna, coordenador do Comitê em Defesa da Universidade do Sul da Bahia, aponta a carência de novas vagas. “A única universidade pública que temos é a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), mas a demanda é bem maior do que ela pode oferecer”, avalia Wenceslau, que também participou da reunião no ministério.
A Bahia possui atualmente uma população aproximada de 14 milhões de habitantes, dentre eles 2 milhões são jovens de 18 a 24 anos, em condições de frequentar uma universidade. Por 59 anos o estado manteve apenas uma universidade federal, a UFBA.
O desenvolvimento econômico e os novos investimentos que tem chegado ao Sul da Bahia, como a Ferrovia Oeste Leste e o Porto Sul, exigem a implantação de uma universidade federal na região. Esta demanda se tornou uma das principais bandeiras de luta da população.
Leia mais no Blog dos Bancários (www.linguadefogo2.wordpress.com)

Nenhum comentário: