domingo, 8 de novembro de 2009

Camisinha. Verdades e mentiras

Descubra o que é falso ou verdadeiro na hora de se proteger

1. A menina não engravida quando o namorado está usando camisinha porque esta não deixa os espermatozóides entrarem na vagina. Verdadeiro.

A camisinha, que nada mais é do que um invólucro de borracha bem fina que o garoto coloca no pênis, funciona como uma barreira, impedindo que os espermatozóides contidos no líquido seminal, que sai na ejaculação, entrem na vagina e fertilizem o óvulo. Daí, os dois podem ter relação sem se preocupar com a gravidez.



2. A camisinha foi inventada para prevenir a Aids. Falso.

O preservativo foi inventado, pelo menos, uns 200 anos antes de surgir a doença. As primeiras camisinhas eram feitas com uma membrana (pele) tirada do intestino de carneiros e eram usadas para prevenir a gravidez. No século passado, depois que foi inventado o processo de transformar a borracha natural em uma substância elástica e resistente, surgiu o preservativo de látex, parecido com os que são usados hoje. Claro que os atuais são bem melhores. Os fabricantes estão sempre aperfeiçoando as técnicas para deixá-los cada vez mais seguros e confortáveis.

3. Tem camisinha que se rompe à toa. Por isso, é preciso escolher bem na hora da compra. Verdadeiro.

Existem preservativos de qualidade duvidosa, que são muito mais sujeitos a acidentes, como rasgos e furos. Por isso, é preciso saber comprar direito. A primeira coisa é ver se há o selo do INMETRO, um instituto ligado ao governo que testa uma infinidade de produtos, inclusive o preservativo. Se tiver esse selo, é sinal de que a camisinha passou por vários testes - como permeabilidade e resistência. Depois, veja a data de validade. É importante comprar só as que estão dentro do prazo - garantia de que a borracha não está ressecada - e que tenham a embalagem perfeita.

4. Com camisinha de boa qualidade, não é preciso se preocupar, porque ela não rasga nem fura. Falso.

Mesmo as camisinhas mais famosas, de boa qualidade, podem apresentar problemas. Tudo depende da maneira como ela for manipulada. Por melhor que seja o preservativo, se não for usado direito, há o risco de rasgar e furar. Por exemplo: se você abrir o invólucro com uma tesoura ou mesmo com os dentes, pode rasgar o látex sem perceber. Se colocá-lo muito justo ao pênis, sem deixar uma pontinha, na qual ficará o sêmen, com o aumento de pressão, ele pode estourar. Outro risco é não tirar o ar do preservativo, antes de ajustá-lo ao pênis. Para isso, é só torcer um pouco a ponta da camisinha antes de colocá-la.

5. É mais seguro usar uma camisinha apenas do que duas ao mesmo tempo. Verdadeiro.

Usar uma camisinha por cima da outra, ao invés de proteger duplamente, pode aumentar as chances de provocar um acidente. Na colocação, há o risco de "sobrar" ar entre o preservativo e o pênis. Assim, durante a relação, as camisinhas podem escorregar, sair do lugar ou mesmo estourar. Basta um preservativo - de boa qualidade e corretamente colocado - para que tanto o menino quanto a menina estejam protegidos das doenças sexualmente transmissíveis (das quais a mais séria é a Aids) e também de uma gravidez não-planejada.

6. Só na hora da ejaculação, é que o menino deve colocar a camisinha. Falso.

O melhor momento para colocá-la é logo no início, quando os dois ainda estiverem trocando carícias e o pênis já estiver ereto. Nessa hora, a excitação ainda não é tão grande que o garoto não consiga esperar. Se deixar para os últimos minutos, além de muitas vezes não dar tempo e de o menino ejacular antes mesmo de colocar o preservativo, o que pode ocasionar uma gravidez, ainda corre-se o risco de "quebrar" o clima da relação, tendo que parar tudo para colocar a camisinha. Sem falar que os dois ficam expostos a doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids.

7. Desenrolar a camisinha toda de uma vez dificulta na hora de colocá-la. Verdadeiro.

Se fizer desse modo, ela laceia e fica mais difícil ajustá-la. A melhor maneira de colocá-la é ir desenrolando com calma, "vestindo" a camisinha no pênis já ereto, deixando sempre um espaço na ponta.

8. Para facilitar a penetração, é bom passar um lubrificante. Verdadeiro.

Mas cuidado com isso. O melhor é não usar nenhum tipo de lubrificante oleoso ou vaselina, porque podem contribuir para que o látex fure com mais facilidade. Nas farmácias, existem produtos específicos à base de água que podem ser usados sem nenhum problema. O K-Y, da Johnson & Johnson, é um deles. Procure se informar a respeito.

9. Os meninos dizem que usar camisinha é ruim porque acaba com o tesão. Falso.

Ela é tão fininha e aderente que não tira a sensibilidade de ninguém. E mais: tesão tem muito mais a ver com a atração entre os dois parceiros, com os carinhos que trocam e com outras coisas que passam pelo coração e pela cabeça. Tudo isso é bem mais forte do que uma película de borracha , concorda? Daí, não é uma simples camisinha que vai ter o poder de acabar com o tesão.

10. Eu amo meu namorado, e ele é superconfiável. Por isso, não preciso usar camisinha. Falso.

Esse sentimento de "não vai acontecer comigo" é a pior barca furada em que uma menina pode entrar. Amor e proteção precisam andar juntos. Se o menino não quiser entender que o preservativo é uma forma de proteção para os dois, paciência. Já imaginou se a garota fica grávida? Os planos do garoto para o futuro também podem se complicar. Antes de tudo, a menina tem que pensar em si mesma. Ao escolher aceitar imposições e transar sem camisinha para não brigar nem perder o namorado, ela não estará valorizando sua própria vida. Se houver uma gravidez ou se a menina contrair uma doença sexualmente transmissível, será ela quem agüentará as conseqüências, muitas vezes sozinha. Até porque aquele mesmo namorado que não quis usar camisinha, dizendo que é bobagem porque ele só transa com a garota e a ama muito, pode ser o primeiro a deixá-la na mão, esquecendo-se de que transar é responsabilidade dos dois.

Fonte: Almanaque Sexualidade

Um comentário:

Danilo Augusto disse...

Nunca confie quando uma menina disses "Não precisa de camisinha, eu uso anti-concepcional". É a maior furada porque além de você ficar vulnerável à DSTs, você fica nas mãos da garota, se é quem me entendem.