quinta-feira, 19 de maio de 2011

FAI - Financeira é condenada por terceirização

A Financeira Americanas Itaú (FAI) foi condenada a pagar uma indenização de R$ 5 milhões por fraudes na terceirização de cerca de mil funcionários, que vendem serviços financeiros em mais de 200 postos de atendimento dentro das Lojas Americanas, por todo o país. A FAI - uma associação entre as Lojas Americanas e o Banco Itaú - oferece produtos como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos pessoais. A decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região, com sede em Brasília, determina que a indenização por danos morais coletivos seja destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

De acordo com o TRT, a venda dos produtos financeiros integra a atividade-fim da FAI - portanto, os trabalhadores que atuam nesse serviço não podem ser terceirizados. A decisão também determinou o enquadramento dos empregados na categoria dos financiários, e não dos comerciários, como vinha acontecendo, ou seja, terceirização da terceirização..
Em Itabuna, todos os oito empregados da FAI foram despedidos inesperadamente na última segunda feira (16). Contudo, a fraude vai continuar, uma vez que os respectivos serviços serão executados por empregados das Lojas Americanas.

Cabe aos ex-funcionários da FAI buscar na Justiça do Trabalho os seus direitos. (Contec)

10 comentários:

Anônimo disse...

Em Salvador mais de 40 fucionários foram despedidos no ultímo dia 16/05/2011...

Anônimo disse...

EM MANAUS MAIS 20 FUNCIONÁRIOS FORAM DEMITIDOS NO UMTIMO DIA 16/05/11 INCLUINDO DUAS FUNCIONÁRIAS DE LICENÇA MATERNIDADE. ATÉ AGORA SÓ DERAM AS INFORMAÇÕES DE QUE TODOS SERÃO DEMITIDOS COM SEUS DIREITOS,E ENQUANTO A MULTA E IDENIZAÇÃO Q TERIAM QUE PAGAR AS PESSOAS DE LICENCA MATERNIDADE?

Anônimo disse...

EM MANAUS MAIS 20 FUNCIONÁRIOS FORAM DEMITIDOS NO UlTIMO DIA 16/05/11 INCLUINDO DUAS FUNCIONÁRIAS DE LICENÇA MATERNIDADE. ATÉ AGORA SÓ DERAM AS INFORMAÇÕES DE QUE TODOS SERÃO DEMITIDOS COM SEUS DIREITOS,E ENQUANTO A MULTA E IDENIZAÇÃO Q TERIAM QUE PAGAR AS PESSOAS DE LICENCA MATERNIDADE?

Anônimo disse...

NO MARANHÃO MAIS DE 30 FUNCIONARIOS FORAM DEMITIDOS NO DIA 16/05/2011. UMA DE LICENÇA MATERNIDADE E DUAS QUE ESTAVAM DE FERIAS

Anônimo disse...

Realmente é um absurdo o que aconteceu.Eu fazia parte da equipe e foi tudo de uma hora pra outra sai de casa falando pra minha mãe que ia participar de um treinamente e quando cheguei lá fique sabendo que tinha sido desligada da empresa niguem passou informçao nehuma do que realmente tinha acontecido, so fique sabendo de fato o que aconteceu porque vim buscar informção na intenet,mais pode ter certeza vou correr atras dos meus direitos só não sei ainda como, vou colocar meu tel a disposição para quem puder me ajudar, desde já agradeço.OBRIGADA (77)81308581

Anônimo disse...

O que mais indigna é saber que : fomos demitidos por um motivo que ninguem nos disse e que é erro da propria empresa, e quem paga por isso somos nós.é pessimo pensar que trabalhavamos em um horario mais "esticado" possivel, o que eles podiam "utilizar" de horario de trabalho nosso eles usavam, trabalhamos feriados,nem sabiamos disso tudo que tava rolando, e por "trabalhar mais tempo" do que deviamos fomos demitidos. É absurdo e desumano isso. Tinha gente que tinha sonhos e planos na FAI, que tinha passado 5 anos e acabado de ser promovido, e por erro da empresa fomos demitidos, e o mais absurdo ainda é que ainda ta td paradu. Estamos paradus no tempo, porque nada da homologação veio até agora. Isso é desrespeito e nós nao mereciamos isso!!!

Anônimo disse...

Boa tarde
No dia 16/05 nós funcionários fomos todos demitidos da empresa.
Hoje é dia 13/06 e aida não foi dado a baixa na minha carteira e com isso eu não consigo dar entrada no seguro e nem no FGTS. Allén disso, devido a não baixa na minha carteira perdi oportunidades de emprego. Não sei o prazo que a empresa tem para liberar nossa carteira, mas nosso dinheiro do acerto não vai durar para sempre. Já que a FAI não quer nos pagar como financiario, precisamos de no mínimo ser tratados com respeito e ser pelo menos informados de quando isto tudo terá um ponto final.
Agradeço pelo espaço.

Anônimo disse...

É uma falta de respeito,aqui em Belém um rapaz veio fazer as homologações mais não conseguiu concluir nenhum devido há vários erros na documentação.

Anônimo disse...

Também fiz parte da FAI e como todos os outros fiquei sem ação quando recebi a notícia. Todos aqui em MT tmbm demoraram a ter notícias de fgts e seguro desemprego. E indenização que é bom, ninguém recebeu...

guto disse...

Logo logo e a fic que vai passar por vc eita loucura viuuu