terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dilma encontra crianças em Brasília e confirma construção de seis mil creches

A candidata à presidência Dilma Rousseff foi ao encontro das crianças neste 12 de Outubro de sol em Brasília, na larga avenida que corta a cidade, batizada de Eixo Rodoviário, ou simplesmente Eixão para os brasilienses, que estava fechada ao trânsito de veículos, como sempre acontece aos domingos e feriados.

Junto a dezena de crianças que pintavam o 13 no Eixão, Dilma reforçou o compromisso de construir seis mil creches para garantir aprendizado às crianças de até seis anos de idade. É nessa fase da vida, segundo ela, que meninos e meninas precisam de estímulos pedagógicos que assegurem a absorção do conhecimento no ensino fundamental. Para a candidata, este é o primeiro passo na construção de um Brasil desenvolvido.

“Assegurar creche é garantir que você ataca, na raiz, a desigualdade. Se a gente considera a educação uma das formas pelas quais vamos conseguir levar o Brasil a ser um país desenvolvido, sem sombra de dúvida a creche é o pilar desse processo, pois permite o resgate de toda uma geração”, afirmou

A candidata da coligação “Para o Brasil seguir mudando” explicou que o Brasil viveu um grave processo de esfacelamento das famílias, decorrente da concentração de renda e da falta de uma política habitacional. O resultado é o envolvimento das crianças com as drogas, como o crack, e com a violência.

“Proteger as crianças da violência será um dos meus maiores compromissos. Você vê hoje meninos de sete anos vítimas do crack. É um absurdo deixar que isso aconteça”, afirmou. E, como uma das medidas para enfrentar esse problema, defendeu uma campanha que estimule a adoção, sobretudo das crianças com mais de sete anos de idade. Estas, segundo Dilma, são adotadas apenas por famílias estrangeiras, mas não por brasileiras. Para a campanha de estímulo à adoção de crianças, ela pediu uma mobilização envolvendo a Igreja, a sociedade civil e os meios de comunicação.

A população brasileira, entende Dilma, pode ser generosa e ser capaz de adotar as crianças que não têm família. “Esta é uma campanha que meu governo vai fazer de forma determinada”, disse ela, acrescentando que na presidência vai trabalhar, também, para acelerar a tramitação de processos de adoção na Justiça.

Nenhum comentário: