quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sistema de Avaliação da Qualidade da Água, Saúde e Saneamento – SVS/MS

A Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS do Ministério da Saúde - MS, disponibiliza um Atlas digital que reúne e analisa um conjunto de indicadores sobre a qualidade da água, saneamento e saúde.
Este Atlas tem por objetivo maior ajudar a sociedade a traçar um painel da água usada para consumo humano no país, estimulando o debate sobre a qualidade e cobertura dos serviços de saneamento básico.
Torna-se assim de fundamental importância para a consulta dos gestores, profissionais de saúde e da sociedade em forma geral, como uma forma de minimizar os riscos à população e elaborar políticas públicas para o saneamento e recursos hídricos, fornecendo informações aos interessados na questão, seja a sociedade civil ou órgãos de governo.

O endereço é : http://www.aguabrasil.cict.fiocruz.br/

Através do serviço é possível gerar mapas e gráficos a partir dos indicadores armazenados no site. Para tanto basta escolher GRÁFICO DOS INDICADORES ou MAPA DOS INDICADORES, na caluna à sua esquerda, no site. Segue um exemplo abaixo para dois municípios, escolhidas por mim aleatoriamente: Curitiba, PR e Maceió, AL. As figuras 1, 2, 3 e 4 mostram os gráficos apresentados no site para a Dengue e a Hepatite A, respectivamente, nos dois municípios supra-citados, para o período de 2001 a 2005.

Saiba mais em: Geógrafo José Carlos Jr.

.

Nenhum comentário: