terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROGRAMA QUALIFICA BAHIA ABRE 3.180 VAGAS EM 58 MUNICÍPIOS DO INTERIOR

O Programa Qualifica Bahia iniciou, esta semana, inscrições em 58 municípios do interior que possuem unidades do SineBahia, ofertando 3.180 vagas. Os interessados podem se inscrever até 16 deste mês. Nos próximos dias, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), responsável pela execução do Qualifica, informa a data e o local das inscrições na capital e nos 86 municípios onde também ocorrerão a ação de qualificação.

O programa é executado com recursos do Tesouro Estadual e traz cursos montados de acordo com as principais carências do mercado de trabalho em cada município. Tem como público alvo as pessoas de baixa renda e desempregadas, com disponibilidade de horário e idade superior a 18 anos. A escolaridade varia em função de cada curso, e também a duração, que oscila entre 40 e 200 horas.

O trabalhador que fizer parte do programa terá direito a auxílio transporte (quando residir a mais de dois quilômetros de distância do local do curso), lanche, camisa e material didático.

Esta é a segunda etapa do programa Qualifica Bahia que, segundo a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, atenderá, ainda este ano, 8.074 trabalhadores, em 144 municípios baianos, oferecendo qualificação nas cadeias produtivas da agricultura familiar e da economia solidária, com cursos gratuitos nos arcos ocupacionais de petróleo & gás, comércio e serviços, construção civil, construção naval, sistema portuário, empreendedorismo individual, mineração e turismo.

Lançado em outubro de 2009, o programa estadual já beneficiou mais de 10 mil trabalhadores em 213 municípios, contribuindo no desenvolvimento regional, por meio da participação da população local. A proposta do Qualifica Bahia é elevar a produtividade, a melhoria dos serviços prestados, o aumento da competitividade e as possibilidades de elevação do salário e renda dos trabalhadores.

Nenhum comentário: