sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sedes informa o início da capacitação técnica da nova versão do CadÚnico


A partir deste mês, os gestores do Programa Bolsa Família dos 417 municípios baianos serão capacitados para atuarem com a nova versão do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). A capacitação começará no dia 17, em Salvador, com duas turmas, e a previsão é que, em março de 2011, todos os 36 grupos já estejam treinados.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Coordenação Estadual do Bolsa Família informa que a divulgação antecipada é uma estratégia para dar tempo dos municípios organizarem suas equipes de participação e garantir a reciclagem técnica para melhor eficiência no acompanhamento dos dados.

O novo Sistema do Cadastro Único é uma versão online (V7) na qual os gestores municipais poderão fazer a inclusão, manutenção, alteração e exclusão dos dados das famílias, diretamente na base nacional do Cadastro Único. O curso terá carga horária de 16 horas (dois dias), sempre das 9h às 18h30.

A capacitação é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Caixa Econômica Federal, que tem como objetivo consolidar a implantação do novo Sistema do Cadastro Único no país. “Com isso, as bases locais deixarão de existir, bem como todas as atividades que atualmente os municípios precisam realizar para a operacionalização do Sistema offline”, afirma o coordenador do programa Bolsa Família na Bahia, Jorge Negrão.

Segundo Negrão, desta maneira, os processos de inclusão, alteração ou exclusão passarão a ser dinâmicos, eliminando a ocorrência de multiplicidade e divergências cadastrais.

Inscrições – Os treinamentos serão concentrados em Salvador. Para participar, o município deve enviar ficha de inscrição, devidamente preenchida, para a Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família. O cronograma também foi elaborado pela CAIXA e MDS que determinaram a quantidade de vagas por município, quantidade de turmas e as datas de capacitação de cada turma.

Texto e foto - Ascom/Sedes

Nenhum comentário: