quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gustavo Felicíssimo: Todos à Casa de Arte Baiana


Nesta quinta-feira, dia 21, às 19 horas, a Casa de Arte Baiana abre oficialmente suas portas em Ilhéus, na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 76, próximo à Academia de Letras, com o lançamento do livro “Silêncios”, do poeta e estudioso Gustavo Felicíssimo. O espaço, cuja gestão cultural está a cargo de Dida Moreno, possui um acervo raro de artes plásticas, com obras de mestres como Kennedy Bahia, Sante Scaldaferri, Saulo Portela e Washington Sales. São 94 obras de arte do acervo particular de Michael Eckes, colecionador e promotor do intercâmbio cultural que, com recursos próprios, tornou realidade o empreendimento.

A Casa de Arte Baiana pretende estabelecer interações com outras formas de arte, incluindo a literatura, por isso a abertura do espaço com o lançamento do livro de Gustavo Felicíssimo, poeta que após longo percurso imerso em pesquisas e no fazer literário, próximo de completar 40 anos, vê publicado seu primeiro livro totalmente autoral.

Silêncios é uma obra com formas poéticas originárias no Japão. No livro, além do popular haikai, que é uma forma poética completa com apenas três versos, há outras configurações como a tanka, o haibun, senryu e haikais encadeados, estes sobre a agonia do Rio Cachoeira. Trata-se da primeira vez que se publica uma obra com essas características na Bahia. Diz Gustavo Felicíssimo que a possibilidade do pioneirismo e a qualidade da obra, apontada por especialistas, o fizeram optar por sua publicação agora.

Fechando o livro, o autor traz para os leitores um estudo seu sobre os mais relevantes aspectos do haikai no Brasil, o ensaio Flores de Cerejeira.

Sobre Silêncios, o paranaense Carlos Verçosa, um dos mais importantes estudiosos do haikai no Brasil disse que a obra possui aromas e mistérios; segredos e truques de um bom poeta. Já para o crítico baiano Henrique Wagner, a obra é muito importante, não apenas pela qualidade dos poemas, também pela retomada da publicação do haikai em livro por um autor da Bahia.

Serviço:

Abertura oficial da Casa de Arte Baiana com o lançamento do livro Silêncios,

de Gustavo Felicíssimo

Onde: Casa de Arte Baiana

(Rua Antônio Lavigne de Lemos, 76, próximo à Academia de Letras)

Quando: Quinta-feira, dia 21, às 19 horas

Valor do livro: R$20,00

Contatos:

Gustavo Felicíssimo: 8842.2793 / gfpoeta@hotmail.com

Casa de Arte Baiana: 9963.4862 / dydamarya@hotmail.com

Alguns poemas do livro:

o vento de outono

como um pássaro que passa

partiu sem adeus

***

céu azul turquesa –

é tanta beleza que ele

dispensa as estrelas

***

lemos mal o mundo –

temos sempre a impressão

de um sofrer profundo

***

um homem vaidoso

viu-se na lâmina d’água –

encontro narciso

***

A moça que passa

ofusca o brilho do sol –

esqueço a cerveja

***

sonho acordado

com o próximo poema –

mas ele não vem



Gustavo Felicíssimo
www.sopadepoesia.blogspot.com
skype: gustavo.felicissimo

Nenhum comentário: