quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Pane suspende emissão de Passaportes no País



Serviço foi interrompido na segunda por conta de falha no sistema de computadores; órgão diz que situação será normalizada hoje

Chuva em Brasília teria provocado o problema, que afeta tanto quem quer pedir o documento quanto quem tinha agendado a retirada


LUIS KAWAGUTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A emissão de passaportes em todo o país está suspensa desde segunda-feira por conta de uma pane no sistema de computadores da central da Polícia Federal em Brasília. O problema afeta tanto quem quer pedir o documento quanto quem tinha data marcada para retirá-lo nos postos de atendimento.
A assessoria da PF afirmou que o problema deve ser resolvido ainda hoje. Diariamente, são emitidos cerca de 5.000 passaportes no país, sendo quase 1.200 em São Paulo.
A Polícia Federal diz suspeitar que os computadores tenham sido danificados por sucessivas quedas de energia no prédio, por conta das fortes chuvas que atingiram Brasília.
Ainda segundo a assessoria, casos de emergência foram atendidos -a PF, porém, não divulgou números.
"Só vou usar o passaporte em janeiro, mas me senti totalmente lesada. No posto de atendimento ninguém sabe o que está acontecendo, e ninguém assume a culpa", disse a arquiteta Renata Rodrigues Bueno de Oliveira, 29, que foi ao posto da PF no shopping Light, no centro de São Paulo.
Ao mesmo posto foi a advogada Márcia Santana, 40, que vai para os Estados Unidos no início de janeiro. "Meu passaporte já estava pronto, mas eu não podia retirá-lo porque precisavam conferir a minha impressão digital no sistema que tinha caído. Estou com medo de perder a minha viagem."
A pane nos computadores também afetou quem precisava imprimir guias para a solicitação do passaporte. "Estou tentando imprimir desde segunda-feira. Hoje [ontem] vim até aqui na superintendência e disseram que o problema é no Brasil inteiro", disse o advogado Wanderley Baldi, 49.
"Eu tinha agendado para retirar o meu passaporte hoje [ontem], mas cheguei ao posto e disseram que o sistema tinha caído. A minha sorte é que vou viajar só no ano que vem, mas fui prejudicado porque iria viajar hoje [ontem] para Minas Gerais e vou ter que adiar", disse o consultor Walter Ferreira.
A PF afirma que os problemas não prejudicaram investigações e que nenhum processo foi perdido. Serviços como a emissão de guias para empresas de segurança privada e o cadastramento de armas também chegaram a ser interrompidos -mas já estão normalizados.
A PF de Brasília orienta quem tiver horário agendado para hoje e para os próximos dias a comparecer aos postos de atendimento. O site da PF (www.dpf.gov.br/web/unidad.htm) traz os telefones dos postos.
Para quem esteve nos postos da PF nos últimos três dias e não foi atendido, a instituição dá duas opções: tentar fazer um novo agendamento pelo site assim que o sistema voltar a funcionar ou procurar a superintendência de seu Estado para reagendar um horário.
A PF diz que, mesmo se o sistema não for normalizado hoje, irá atender a casos de urgência, como morte em família ou casos de doença, desde que a necessidade seja comprovada.
Embora o problema tenha sido detectado pela PF na última segunda, apenas no final da tarde de ontem a instituição divulgou nota em seu site com informações sobre o caso.
Informações da Folha de São Paulo

Nenhum comentário: