sábado, 25 de setembro de 2010

Espetáculo coloca morte em discussão


O espetáculo contará com a participação especial de Lorenza Mucida
Na próxima quarta-feira, dia 29, o Núcleo de Literatura e Filosofia do CISO trará o espetáculo “Vestida de Cetim”, no auditório do colégio, às 17h30min. Realizado pelo grupo de teatro do curso de filosofia da UESC, Laboratório Criativo, o espetáculo irá abordar o tema da morte, vista sob vários olhares. O evento será coordenado pela professora Irlane Venancio, sob a direção de Lucas Oliveira. O elenco será composto por Anne Silva, Marcia Mascarenhas, (na foto abaixo com Hans Muller) Hans Muller, Lucas Oliveira e Lorenza Mucida. O ingresso custa R$ 3,00.
Além do espetáculo, terá também palestras com o tema “A liberdade e a morte”. A Profª Ms. Sílvia Smith fará uma abordagem literária do tema, enquanto o Prof. Antonio Oliveira fará uma abordagem filosófica. Durante as apresentações, acontecerão intervenções musicais e artísticas feitas pelos alunos do CISO.
Para abordar o tema do espetáculo, foram utilizados os textos Geni e o Zepelim de Chico Buarque, Acorda pra Morte Moça de Márcia Mascarenhas e outros textos que enfocam o referido assunto. O eixo norteador que liga as diversas representações da morte assenta-se na filosofia existencialista de Sartre, Heidegger e Schopenhauer, tendo em vista a inevitabilidade da morte, bem como a visão desta como fator de afirmação da própria existência.
Nessa perspectiva, a morte é tomada dentro de várias concepções, desde uma visão bastante materialista, como nos poemas de Augusto dos Anjos, evoluindo para a concepção da morte numa acepção metafórica alusiva a descontração/reconstrução perene dos valores morais, éticos, políticos e sociais que caracterizam o universo hermenêutico.

Nenhum comentário: