terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bahia é referência nacional no programa Mais Educação

Com mais de 138 mil alunos da rede pública em aulas durante período integral, com 58 opções de oficinas, o programa Mais Educação, feito em parceria com o MEC, está presente em 402 unidades escolares, tornando o estado uma referência na aplicação do programa. Estão incluídas ainda nas atividades a promoção da saúde, dança, capoeira, atividades esportivas, matemática e grafitagem. Cada escola oferece seis atividades, escolhidas de acordo com a demanda local.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, o programa dialoga com os ideais do educador baiano, Anísio Teixeira: “Ele acreditava que era necessário ampliar o tempo de permanência do estudante na escola para melhorar o aprendizado e é isso que o programa faz”. Além disso, explicou Barreto, os estudantes podem ter acesso a espaços diferenciados durante o processo educacional. “Clubes e teatros, por exemplo, de outra localidade são utilizados, permitindo que os alunos possam saiam por um tempo da escola e do bairro onde moram”, complementou.

O programa garante, além das aulas regulares, ações educativas e três refeições diárias. As ações contemplam as áreas de meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cidadania, cultura e artes. Na Bahia, o programa foi implementado em 2008 com 130 escolas, passando para 165 no ano seguinte e 402 em 2010, estando presente em 33 municípios.

Nenhum comentário: