quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Wagner prioriza educação no Médio Rio de Contas

Durante décadas a educação de alunos com deficiências jamais foi assumida diretamente pelas diversas secretarias de educação. O governo Wagner chamou para si a responsabilidade e resolveu dividir essas ações com organizações não-governamentais, historicamente dedicadas ao assunto.

Um dos territórios mais contemplados com este tipo de ação pedagógica foi o do Médio Rio de Contas, em ações que “diferenciaram o governo Wagner dos outros, com a criação dos Centros de Apoio Pedagógico (CAPs)”, afirmou, na noite desta quarta-feira (4), o diretor da Direc 13, Roberto Gondim.

Os dois CAPs do Médio Rio de Contas estão situados em Ipiaú e Jequié e são destinados a alunos com necessidades especiais, contando, nesse intuito, com a contratação de intérpretes de libras para o ensino regular além da reforma de escolas no território (15 concluídas e quatro em andamento).

Em outras ações que se destacaram no território, o governo Wagner criou o Centro de Educação Profissional - CETEP em Ipiaú, além de implantar curso de ensino médio integrado a educação profissional em Jequié. Implantou ainda o Colégio Polivalente (Eletromecanica e Técnico em Enfermagem), em Jaguaquara, Colégio PIO XII (Agroindústria) e Escola Edilson Freire (Agro-ecologia), ambas em Maracás.

Principal cidade do Médio Rio de Contas, Jequié foi também contemplada com recuperação total da Escola Duque de Caxias, um investimento de R$ 500 mil reais, e reestruturação da sede da DIREC 13, com equipamentos, veículos e estrutura física redefinidas.

REDUÇÃO DO DEFICIT HABITACIOAL

“Wagner foi um pai pra mim e para o povo daqui, principalmente pelas ações do Casa da Gente para as pessoas carentes da região”, festeja a prefeita de Itagi, Wanda Pinto, no território do Médio Rio de Contas. Ao todo, foram 150 casas no município, 100 já em fase de acabamento e 30 com a construção recém-iniciada, de acordo com dados da prefeitura municipal.

Inserido no programa de Habitação de Interesse Social, o Casa da Gente tem por objetivo principal a construção de 104 mil casas (23,9 mil já concluídas, 48 mil em obras e 28,5 mil com recursos garantidos e a iniciar).

O PAC Habitação, para a redução do histórico déficit de moradias, é outro ponto de destaque com sete obras iniciadas beneficiando 29 mil famílias, em um investimento de R$ 264 milhões para 40,1 mil unidades habitacionais)

O Programa Habitação do Servidor Público, feito em parceria com a Caixa Econômica Federal beneficiou, de janeiro/2007 até maio/2010, cerca de quatro mil servidores, sendo 2,5 mil em Salvador.

Nenhum comentário: