quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bahia tem 40 mil vagas em educação profissional

O candidato ao Senado, Walter Pinheiro, disse nesta quarta-feira (4), em Brasília que o governo Wagner ampliou em mais de dez vezes o número de vagas de Educação Profissional, por meio do diagnóstico das demandas socioeconômicas e ambientais em todos os 26 territórios de identidade da Bahia. Atualmente são 40,1 mil vagas distribuídas em 69 cursos da rede pública estadual.

Por meio de Plano de Educação Profissional da Bahia, a atual administração aproveitou estruturas ociosas da rede, ampliando-a para 140 unidades de ensino e quintuplicou o número de municípios atendidos: agora são 104, informa o candidato.

Na modalidade dos cursos técnicos subseqüentes (para aqueles que já concluíram o ensino médio) os interessados se inscrevem na página da Secretaria Estadual da Educação. A escolha pelo método de sorteio eletrônico garante transparência do processo, que é acompanhado por membros do Tribunal das Contas da União e do Ministério Público Baiano.

Pinheiro ressalta que os beneficiados são trabalhadores que não completaram os cursos médio e fundamental, além de jovens formados no ensino médio público. É o caso da ascensorista Laila Purificação, 33 anos, que, após dez anos sem estudar, ingressou no curso seqüencial de Administração. “As oportunidades estavam fechadas para mim. Não tenho condições de bancar uma faculdade particular. Este curso vai abrir novas chances profissionais”, declarou a estudante.

O Plano de Educação Profissional da Bahia vai contemplar projetos específicos para populações excluídas, a exemplo de quilombolas, povos indígenas, agricultores familiares, trabalhadores domésticos e apenados.

Nenhum comentário: