quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Litoral Sul será novo pólo de desenvolvimento

O candidato a vice-governador da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, Otto Alencar, ressaltou nesta quinta-feira (5) a construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) declarando que ela será é um novo fator de integração regional e vai tornar o estado ainda mais competitivo. A proposta do empreendimento liga a Bahia à malha da Ferrovia Norte Sul, integrando também Goiás, Tocantins e sul do Piauí às rotas marítimas do Atlântico.

“A ferrovia Oeste Leste é um grande e importante projeto porque representa um vetor de integração entre o Oeste, que terá como exportar sua produção de grãos, o sertão produtivo, que exportará sua produção de minério e de frutas, e a própria região do Litoral Sul, que ganhará com a geração de impostos, emprego e renda”, destaca Otto.

A estrada de ferro terá 1,5 mil km de extensão, sendo 1,1 mil em território baiano, desembocando no Porto Sul, nas proximidades da Ponta da Tulha, em Ilhéus. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem nas duas extremidades Ilhéus, no sul da Bahia, e Figueirópolis, em Tocantins. O custo total das obras está orçado em R$ 6 bilhões.

A primeira etapa da ferrovia vai de Ilhéus a Caetité e terá 530 Km. A segunda etapa de Caetité a Barreiras, com extensão de 413 km e a terceira e última liga Barreiras a Figueirópolis, com 547 km.

Outro projeto, que na opinião de Otto Alencar é muito importante para o desenvolvimento econômico da região, a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), já conhecida como Zona Franca de Ilhéus. O empreendimento é esperado como vetor de crescimento econômico e social dos municípios da região - entre outros, Itacaré, Uruçuca, Ipiaú, Buerarema, Coaraci e São José da Vitória.

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