terça-feira, 3 de agosto de 2010

Estado entrega trens do metrô ao município



O Governo do Estado transfere oficialmente para o município, nesta quarta-feira (4), às 15h, os trens do metrô de Salvador. Na solenidade, que acontecerá no Salão de Atos da Governadoria, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, entrega ao prefeito da capital baiana, João Henrique, o documento de transferência dos equipamentos.

São seis trens, cada um composto de quatro vagões. O ato terá a presença de diversas autoridades do estado e do município.

Histórico

Os primeiros 12 vagões que integram o metrô desembarcaram na capital baiana em novembro de 2008, no Porto de Salvador. O Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), comprou seis trens, que representaram um investimento total de R$ 90 milhões - ao câmbio da época - financiados pelo Banco do Brasil.
Fabricados na Coréia pela empresa Rotem e fornecidos pela Mitsui & Co Ltda., cada trem é composto por quatro vagões com tração elétrica, carrocerias e estruturas em aço inoxidável. A capacidade de cada um é de 1.250 passageiros e a composição oferece ar condicionado e isolamento acústico.

Em janeiro de 2009, chegaram os outros 12 vagões, complementando a contribuição do Estado para o transporte de massa da cidade.
Como o pátio auxiliar de manutenção do metrô não está concluído, nem os trilhos assentados e com o sistema de energia funcionando, os trens ficaram armazenados no Porto Seco Pirajá, às custas do governo estadual, até a entrega no destino final para a realização dos testes necessários ao funcionamento.

O quê: Entrega dos trens do metrô de Salvador
Quando: Dia 04/09, quarta-feira
Horário: 15h
Onde: Salão de Atos da Governadoria, CAB, Salvador (BA)

Nenhum comentário: