segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Educação inaugura escolas na zona rural de Conquista

Para suprir a carência local de infra-estrutura educacional, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, inaugura nesta terça-feira (10) duas unidades escolares na zona rural dos distritos de Lindo Horizonte, em Anagé (Colégio Estadual Sisínio Ribeiro), e Barra Nova, em Barra do Choça (Colégio Estadual Vitória Lima), ambas no sudoeste baiano.

As novas unidades possuem estrutura apropriada e instalações escolares, uma vez que antes funcionavam improvisadamente em locais inadequados. Célia Tanajura, ex-coordenadora da Diretoria Regional de Educação (Direc 20) e diretora de educação básica da secretaria de Educação, informa que a escola de Novo Horizonte ficava em um local que à noite era boate. “Tinha globo giratório e tudo no meio da sala”, lembra ela.

Já em Barra, os alunos só podiam ter aula à noite porque as salas eram emprestadas pela prefeitura do município. “Agora, com a nova escola, os estudantes têm aulas nos três turnos”, informa Célia. As duas escolas novas dispõem, em ambos os casos, seis salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática, além de área reservada para construção de uma quadra de esportes. “Os estudantes de lá estão felizes, não imaginavam que isso podia acontecer um dia”, concluiu.

No mesmo dia da inauguração, o secretário entrega a obra de revitalização do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED) e a reforma do Colégio Estadual Dirlene Mendonça. Desde o início da gestão, o governo do Estado investiu cerca de R$1,3 milhão na Direc de Vitória da Conquista, que abrange 18 municípios e 64 escolas. Entre as escolas reformadas e em andamento, somam-se 13 escolas estaduais. No início de agosto, ele inaugurou o Centro de Apoio Pedagógico Grapiúna e a reforma de três escolas locais. Das 55 escolas de Itabuna, 38 passaram por reforma, em um investimento de R$ 4 milhões.

Nenhum comentário: