sábado, 24 de julho de 2010

O Homem que queremos !

Por Sueli Santos Dias


As mulheres, de um modo geral costumam sonhar, fazer planos e imaginar o seu futuro ao lado de um homem. Muitas vezes esses sonhos começam ainda na infância. Afinal, as estórias infantis, os filmes para adolescentes – de ontem e de hoje – enaltecem o romance, o amor entre duas pessoas que buscam o entendimento para poderem ficar juntas. Até nos romances de vampiros, há o enredo amoroso em que homem e mulher buscam pelo amor romper barreiras para ficar juntos.

E atualmente, temos visto na televisão, ouvido nos programas de rádio e lido nos jornais e revistas, relatos de homens que matam mulheres. E muitas vezes ainda alegam que mataram por amor! Que amor cruel! Não é esse o amor que queremos! Precisamos nos unir para bradar aos quatro quantos do mundo que, homem que é homem, não bate e não mata! 

O homem que sonhamos, é alguém que – como nós – possui qualidades e defeitos, mas, não se deixa levar pelo impulso de fazer valer sua vontade a qualquer preço! Não precisamos de homens fortes, fortes na violência, na crueldade, na incapacidade de saber perder um amor! Precisamos de um companheiro que ame sem impor seu “direito de ser dono de quem diz amar”! Quanta selvageria é capaz um homem que não sabe viver sem ser possessivo! E o quanto envergonha a humanidade essa selvageria que estamos assistindo! Não é a honra de um homem, não é seu orgulho ou sua força que importa, mas, sua postura em favor da vida. A maior prova de amor é querer o melhor para quem se gosta! E o mundo se envergonha do sangue injustamente derramado! Não há progresso, inteligência, sabedoria, beleza, amor, onde os conflitos são resolvidos pela força bruta!  Clamamos a todos os seres humanos, para juntos buscarmos levar essa mensagem a todos os ambientes: amor não se impõe, se conquista!

Os poetas já escreveram tantas vezes sobre esse tema e ainda não aprendemos sobre o belo da vida. Tomando emprestadas as palavras de Carlos Drummond de Andrade, no poema José, pergunto a esses homens bárbaros: 

Sozinho no escuro, qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja do galope, você marcha, José! José, para onde?”

Para onde irão esses Josés com toda a cegueira? Resta-nos acordar e não nos acomodar, nem nos conformar diante da barbárie! Vamos reagir enquanto é tempo, antes que a gente se acostume e veja tudo isso como algo natural... Fale com seus familiares, amigos, vizinhos, chame atenção para o quão importante é a vida! E ficam registrados aqui os versos de Vinicius de Morais que diz:

Tende piedade, Senhor, de todas as mulheres
Que ninguém mais merece tanto amor e amizade
Que ninguém mais deseja tanto poesia e sinceridade
Que ninguém mais precisa tanto alegria e serenidade.

Assim seja!

Nenhum comentário: