sábado, 12 de junho de 2010

Aliança Para o Progresso

Por Daniel Thame

Foram 10 mil pessoas, entre políticos, empresários, trabalhadores, sindicalistas, lideranças comunitárias, gente simples do povo.

Uma cidade inteira, ali representada, deixando bem claro o que deseja: desenvolvimento, emprego, oportunidades.

Gente que tem conhecimento de que está diante de uma chance histórica, daquelas que não podem nem devem ser desperdiçadas.

A manifestação dos ilheenses em favor do Complexo Intermodal, que inclui o Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste, o Aeroporto Internacional e a Zona de Processamento de Exportações, foi uma demonstração inequívoca de que a cidade deseja esses empreendimentos.

Foi uma dessas raras oportunidades em que políticos de diferentes posições, sindicatos de ideologias distintas e lideranças que disputam espaços se uniram em torno de um único objetivo, deixando de lado projetos pessoais em nome do interesse coletivo.

Era preciso que esse tipo de manifestação ocorresse, para que não paire qualquer dúvida do rumo que Ilhéus deseja tomar.

E o rumo de Ilhéus, o rumo do Sul da Bahia, é a retomada do desenvolvimento, após décadas de estagnação provocada pela vassoura-de-bruxa.

Um desenvolvimento que passa, sim, pela conservação ambiental, mas passa também pelo Complexo Intermodal, com suas múltiplas possibilidades de negócios e ganhos para o comércio, a industria, a prestação de serviços, o lazer/entretenimento.

Um desenvolvimento que não será apenas de Ilhéus, mas de todo o Sul da Bahia, capaz de experimentar um salto idêntico gerado pela Refinaria Landulfo Alves, o Pólo Petroquímico e o Distrito Industrial de Aratu, que impulsionar a Região Metropolitana de Salvador e fizeram da então acanhada capital baiana a 5ª. maior do país.

O que está em jogo é bem mais do que eventuais danos ao meio-ambiente, plenamente compensáveis com ações de reparação.

É o processo de recuperação de uma região sempre relegada ao abando e que agora se vê diante oportunidade real de receber obras como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste, e o Aeroporto Internacional, como recentemente recebeu uma base de distribuição de gás natural, através do Gasene.

Esse é o caminho que a caminhada pelo progresso mostrou que os ilheenses e todos os sulbaianos querem seguir.

Nenhum comentário: