segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Rumo certo?" Lula só, pode estar falando da Dilma, diz a oposição

Uma vez o Eça de Queiroz foi acusado por um sujeito de tê-lo retratado, num romance, na figura de um cretino. Eça estranhou a reclamação, não usou o nome do ofendido em seu texto nem qualquer característica que pudesse identificá-lo, lembrou que o fato do sujeito se sentir retratado na figura de um cretino soava como admissão de cretinice, e completou: "Devolva meu personagem!"

Lembrei disso ao ler matéria na FSP de hoje informando que a oposição (isto é, PSDB, DEM e os órgãos filiados à Associação Nacional de Jornais, como a Folha) "vai ingressar no TSE contra o presidente Lula por propaganda eleitoral antecipada".

Para a oposição, segundo a Folha, "o presidente fez uma defesa pública da candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto. Na ocasião, Lula declarou que o povo é "maduro", "sabe escolher", e, por isso, vai continuar a conduzir o Brasil "no rumo certo".

Disto se conclui que, de acordo com a oposição, segundo a Folha, quando Lula afirma que "um povo maduro", que "sabe escolher" vai continuar "a conduzir o Brasil no rumo certo", ele só pode estar se referindo a eleição de Dilma Rousseff, ao Serra é que não ia ser.

Talvez fosse mais produtivo ao debate político que a oposição tentasse argumentar que Serra – e não Dilma ou Marina, duas ex-ministras de Lula – seria a melhor escolha de um povo maduro que quer continuar a conduzir o Brasil no rumo certo. Isto, ou afirmar que o Brasil está no rumo errado e aceitar a comparação entre os governos petista (Lula/Dilma) e tucano (FHC/Serra).

Tendo terceirizado o seu raciocínio para a imprensa, a oposição parece que vai alternar sua campanha eleitoral entre patrocinar baixarias na internet e correr pra se queixar ao juiz. Com o país gerando dois milhões de empregos e crescendo em ritmo forte, esta estratégia eleitoral não dá nem pro começo, embora talvez seja mesmo a única possível. Quando Ciro (outro ex-ministro do governo Lula) reafirmar seu apoio à Dilma e sua oposição ao Serra, devem crescer as chances de Dilma vencer a eleição já no primeiro turno.

do Blog do Alexandre Porto

Nenhum comentário: