Levantamento encomendado pelo iG dá à candidata do PT 54,5% dos votos válidos, contra 45,5% obtidos pelo tucano
A candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, mantém a dianteira na preferência do eleitorado neste segundo turno, aponta nova pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta quarta-feira. O levantamento, primeiro realizado pelo instituto na segunda etapa da eleição presidencial, dá a Dilma 48% das intenções de voto, contra 40% registrados pelo adversário tucano José Serra.
Brancos e nulos totalizaram 6%, mesmo índice de indecisos. Se forem considerados somente os votos válidos, Dilma tem 54,5%, enquanto Serra ficaria com 45,4%. O número exclui da conta tanto os votos em branco ou nulos, quanto os indecisos. Esta última fatia do eleitorado, entretanto, ainda pode migrar para um ou outro candidato até a data da eleição.
esquisa Vox Populi/iG contou com 3.000 entrevistas, realizadas entre os dias 10 e 11 deste mês, em 214 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 1,8.
A pouco menos de três semanas da eleição em segundo turno, a avaliação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva somou 78%. Na amostra, 17% consideraram o desempenho de Lula regular e 4% o avaliaram negativamente. Não souberam ou não responderam 1% dos entrevistados.
Debate
O levantamento mediu também o impacto do último debate entre presidenciáveis, realizado no último domingo pela Band. Entre os entrevistados, 22% disseram ter assistido ao debate, enquanto 77% disseram não ter visto o programa. Entre os que não assistiram, 39% disseram ter ouvido falar do debate e 60% não ouviram falar.
Entre os que assistiram ou tomaram conhecimento do debate, 37% disseram acreditar que Dilma saiu vitoriosa do confronto. Outros 32% deram a Serra a vitória no debate, enquanto 31% não souberam ou não responderam.
As pesquisas de intenção de voto não são um instrumento infalível de aferição do desempenho dos candidatos na corrida presidencial. No primeiro turno, o último tracking Vox Populi/Band/iG dava a Dilma 53%, se considerada apenas a conta de votos válidos. Serra, de acordo com a pesquisa, tinha 30% dos votos válidos e Marina Silva (PV), 16%.
Levantamento Datafolha divulgado logo antes do pleito dava à petista 50% dos votos válidos, contra 31% de Serra e 17% de Marina.Já a pesquisa de boca de urna do Ibope dava à petista 51% dos votos válidos, contra 30% de Serra e 17% de Marina. Dilma, no entanto, saiu da eleição com 46,9% dos votos válidos, Serra teve 32,6% e Marina 19,3%.
do IG Último Segundo
4 comentários:
P
A
R
A
P
R
E
S
I
D
E
N
T
E
J
O
S
É
S
E
R
R
A
4
5
Val Cabral
VOTEI EM MARINA SILVA E COMO A MAIORIA ESMAGADORA DOS MARINEIROS, VOTAREI POR UM RASIL QUE PODE MUITO MAIS: JOSÉ SERRA 45.
Val Cabral
NÃO VOTO EM DILMA, PORQUE EM POSTE NÃO SE DEVE VOTAR; PORQUE NÃO HÁ NENHUMA CIDADE NO BRASIL, ONDE A SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICAS ESTEJAM BEM; PORQUE TENHO PAVOR DE CINISMO, HIPOCRISIA, FALSIDADE, TRAIÇÃO; E ME PELO DE MEDO DO SATANAZ CONSEGUIR POR MAIS UM SEU INSTRUMENTO MALIGNO NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
OUTRO MOTIVO DA MINHA COMPLETA REJEIÇÃO A ESTA BRUXA, É QUE PENSO E POR ISSO REFLITO E DECIDO... SERA 45.
Val Cabral
Um desclassificado como Val Cabral, só poderia mesmo agir dessa forma. Vc não suporta traição Cabral ? Ai ai, olha bem o que vc fala. Um sujeito como voce é digno de pena.
Postar um comentário