terça-feira, 27 de abril de 2010

II Conferência do Trabalho Decente em Itabuna

Na II Conferência Estadual do Trabalho Decente cada eixo prioritário da Agenda Bahia, ou seja, Erradicação do trabalho escravo, Erradicação do trabalho infantil, Segurança e saúde do trabalhador, Promoção da igualdade, Serviço público, Juventude, Trabalho doméstico e Empregos verdes será debatido integralmente. As discussões possibilitarão avaliar o quanto das propostas e expectativas iniciais foram atingidas e servirá para fortalecer a proposta de colocar o trabalho decente como eixo central da estratégia de desenvolvimento do estado, bem como de entendê-lo como o caminho para a inclusão social e o combate à pobreza.

Uma das perspectivas da conferencia é a articulação dos vários atores protagonistas do mundo do trabalho, buscando desenvolver diretrizes e estratégias conjuntas, como forma de potencializar os recursos e otimizar os resultados, além de buscar influenciar a condução das políticas públicas e ações privadas, em diversas áreas, de forma a contribuírem efetivamente para promoção do trabalho decente.

Nesse sentido, a concepção de uma Agenda de compromissos para promover o trabalho decente é uma proposta que visa integrar políticas e estabelecer ambiente e informações necessárias para formação de parcerias.

As Plenárias Regionais preparatórias da II Conferência Estadual do Trabalho Decente objetivarão fortalecer a Agenda Bahia do Trabalho Decente para o interior, conhecer a realidade do mundo do trabalho em toda a Bahia sob a ótica do trabalho decente, identificar e discutir os eixos com maior impacto em cada região, bem como levar para a II Conferência Estadual do Trabalho Decente as contribuições de caráter regional.

As Plenárias regionais possibilitarão avaliar o alcance regional da implementação das linhas de ação da Agenda, bem como se o projeto de governabilidade proposto está alcançando o interior do estado.

A Conferência Estadual será precedida por seis Conferências Regionais que serão realizadas em Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista, Itabuna, Feira de Santana e São Sebastião do Passé. As Plenárias regionais serão preparatórias da II Conferência Estadual do Trabalho Decente, que ocorrerá em Salvador e servirá para reafirmar o compromisso com o trabalho decente, não somente do Governo da Bahia, como de todos os atores sociais envolvidos com a proposta.

Os resultados das Plenárias regionais serão sistematizados e apresentados durante a II Conferência Estadual do Trabalho Decente, para que possam contribuir em todas as discussões. Dessa forma, haverá um acervo de informações novas, colhidas nos Plenárias regionais, que auxiliarão para o direcionamento de políticas públicas e outras ações de promoção do trabalho decente no interior. Durante as Plenárias regionais, a proposta é também fomentar e fortalecer as Comissões Municipais Tripartites de Emprego e Renda.

A Plenária regional de Itabuna Ocorrerá amanhã, dia 28 de abril, às 8: 00 na FTC, Praça José Bastos, com a participação confirmada do Secretário Estadual do Trabalho,Renda, Emprego e Esporte Nilton Vasconcelos.

O Sarrafo

Nenhum comentário: