Na II Conferência Estadual do Trabalho Decente cada eixo prioritário da Agenda Bahia, ou seja, Erradicação do trabalho escravo, Erradicação do trabalho infantil, Segurança e saúde do trabalhador, Promoção da igualdade, Serviço público, Juventude, Trabalho doméstico e Empregos verdes será debatido integralmente. As discussões possibilitarão avaliar o quanto das propostas e expectativas iniciais foram atingidas e servirá para fortalecer a proposta de colocar o trabalho decente como eixo central da estratégia de desenvolvimento do estado, bem como de entendê-lo como o caminho para a inclusão social e o combate à pobreza.
Uma das perspectivas da conferencia é a articulação dos vários atores protagonistas do mundo do trabalho, buscando desenvolver diretrizes e estratégias conjuntas, como forma de potencializar os recursos e otimizar os resultados, além de buscar influenciar a condução das políticas públicas e ações privadas, em diversas áreas, de forma a contribuírem efetivamente para promoção do trabalho decente.
Nesse sentido, a concepção de uma Agenda de compromissos para promover o trabalho decente é uma proposta que visa integrar políticas e estabelecer ambiente e informações necessárias para formação de parcerias.
As Plenárias Regionais preparatórias da II Conferência Estadual do Trabalho Decente objetivarão fortalecer a Agenda Bahia do Trabalho Decente para o interior, conhecer a realidade do mundo do trabalho em toda a Bahia sob a ótica do trabalho decente, identificar e discutir os eixos com maior impacto em cada região, bem como levar para a II Conferência Estadual do Trabalho Decente as contribuições de caráter regional.
As Plenárias regionais possibilitarão avaliar o alcance regional da implementação das linhas de ação da Agenda, bem como se o projeto de governabilidade proposto está alcançando o interior do estado.
A Conferência Estadual será precedida por seis Conferências Regionais que serão realizadas em Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista, Itabuna, Feira de Santana e São Sebastião do Passé. As Plenárias regionais serão preparatórias da II Conferência Estadual do Trabalho Decente, que ocorrerá em Salvador e servirá para reafirmar o compromisso com o trabalho decente, não somente do Governo da Bahia, como de todos os atores sociais envolvidos com a proposta.
Os resultados das Plenárias regionais serão sistematizados e apresentados durante a II Conferência Estadual do Trabalho Decente, para que possam contribuir em todas as discussões. Dessa forma, haverá um acervo de informações novas, colhidas nos Plenárias regionais, que auxiliarão para o direcionamento de políticas públicas e outras ações de promoção do trabalho decente no interior. Durante as Plenárias regionais, a proposta é também fomentar e fortalecer as Comissões Municipais Tripartites de Emprego e Renda.
A Plenária regional de Itabuna Ocorrerá amanhã, dia 28 de abril, às 8: 00 na FTC, Praça José Bastos, com a participação confirmada do Secretário Estadual do Trabalho,Renda, Emprego e Esporte Nilton Vasconcelos.
O Sarrafo
Nenhum comentário:
Postar um comentário