segunda-feira, 12 de abril de 2010

Baianos definem propostas para III Conferência Estadual do Esporte

Na última das 21 conferências municipais preparatórias à III Conferência Estadual do Esporte, previstas para os dias 29 e 30 deste mês, foram aprovadas as propostas para o Plano Decenal do Esporte e Lazer da Bahia. O evento foi realizado no domingo (11), na Faculdade Unirb, em Patamares, com a eleição também dos delegados.

Das 26 conferências, 21 foram municipais e cinco regionais. Dentre as propostas consolidadas na última conferência, em Salvador, destaque para a criação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, por meio do envio de um projeto ao Congresso Nacional, a obrigatoriedade de se destinar 2% dos orçamentos nacional, estadual e municipal para o financiamento do esporte e do lazer, e as garantias trabalhistas para os trabalhadores do futebol como atletas, treinadores e preparadores, entre outros, com lastro na Agenda do Trabalho Decente.

Após a conferência estadual, os baianos levarão as suas propostas finais à Conferência Nacional do Esporte, que acontecerá, em Brasília, entre os dias 3 e 6 de junho. “O Estado terá a participação de 65 delegados e queremos que o Plano Nacional do Esporte e Lazer tenha a cara da Bahia”, afirmou Cássia Damiani, representante do Ministério do Esporte, presente ao evento.

O coordenador estadual de Esporte, Marcos Pimentel, salientou que as conferências regionais e municipais realizadas no território baiano, tiveram uma participação ativa da sociedade civil organizada, produzindo “boas propostas de políticas públicas de esporte e lazer”.

A III Conferência terá como tema “O Plano Decenal do Esporte e Lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais” e será organizada por uma comissão, que será empossada, na terça-feira (13), em solenidade na Setre, formada por 25 pessoas, representando as secretarias estaduais do Trabalho e Esporte (Setre), da Educação e da Saúde, Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), cronistas esportivos (ABCD), dirigentes do futebol (FBF), professores de educação física (Cref) e também de entidades e instituições como Assembléia Legislativa, Sesi e Sesc dentre outras.

AGECOM

Nenhum comentário: