segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A sexualidade do homem na terceira idade


É evidente que ocorrem mudanças na resposta sexual dos homens com o decorrer do tempo. Mudanças; e não perda total como pensam muitas pessoas. E a sabedoria do bem- viver inclui o lidar com as mudanças das várias fases de nossas vidas, tanto à nível sexual como não- sexual. Assim, os três momentos da resposta sexual masculina (Desejo, Excitação e Orgasmo) sofrem modificações, mas é importante frisar que a individualidade pesa bastante em como elas se dão, já que aqueles homens que têm uma vida sexual ativa, que investem no lado sexual de seus relacionamentos, têm maiores possibilidades de continuar gozando de uma vida mais prazerosa.

O Desejo, por estar mais ligado à esfera psico-social do que à biológica, tem o potencial de manter-se num bom nível e até de melhorar, embora esta não seja a regra porque ainda é muito forte a idéia de que a pessoa na terceira idade não deseja mais nada, tanto sexualmente como em qualquer outro nível. Na realidade, a fantasia, que é a base do desejo sexual, ao invés de ir se tornando mais sofisticada e atraente com a experiência, vai minguando até adormecer. E, obviamente, a vida torna-se sem graça para muitos homens.

A Excitação, cujo principal sinal, no homem, é a ereção (na mulher é a lubrificação vaginal), tende a ser mais demorada para responder ao estímulo sexual, e necessita, muitas vezes, do toque direto no pênis para acontecer. Porém, se o homem tem uma vida sexual ativa e o desejo sexual intenso, a sua excitação tende a manifestar-se mais facilmente.

O Orgasmo tende a demorar mais para acontecer o que só vem a beneficiar o relacionamento sexual se o casal souber e quiser aproveitar o momento. O jato ejaculatório torna-se mais curto devido à diminuição da força de contração dos músculos genitais. E o espaço entre o seu gozo e o iniciar de uma nova resposta sexual (Período Refratário) é mais longo nos homens de mais idade. Isto pode favorecer aos homens idosos que são mais sábios, na medida em que eles se preocupem com a qualidade e não com a quantidade das relações. Assim, o êxtase está garantido , o que é o mais importante. Evidentemente, que estamos nos referindo aos homens que não apresentam nenhuma doença ou que não façam uso de medicamentos que afetem nervos, músculos ou vasos.

Se, além de tudo o que já foi dito, o homem tem com sua parceira um relacionamento de muita comunicação e afetividade , que possibilite o entendimento sempre crescente tanto em termos sexuais como em outros termos, então, é impossível que ele não tenha uma vida sexual feliz.

Por Octavio Viscardi Filho
Médico- Psicoterapeuta e Sexólogo

2 comentários:

Sereh disse...

O preconceito ainda é a maior barreira para uma vida sexual satisfatória na terceira idade.
Artigos como este vem ajudando a acabar com esse mito, de que "velhos" não tem desejo nem prazer sexual.
Parabéns pela postagem.

O bEM viVER disse...

Verdadeiramente importante posts como este, não apenas pros homens mas também para as mulheres, que precisam entender seu parceiro e colaborar positivamente.

Lena