segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Em Roma, Lula diz que fome parece invisivel para os governos


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira durante a reunião sobre segurança alimentar de Roma que a fome parece ser invisível para muitos Governos, que, com menos da metade do que usaram contra a crise financeira, poderiam solucionar esse problema.

"Perante a ameaça de um colapso financeiro internacional, causado pela especulação irresponsável e pela omissão dos Estados na regulação e na fiscalização do sistema, os líderes mundiais não duvidaram em gastar centenas e centenas de trilhões de dólares para salvar a queda dos bancos", disse Lula.

"Com menos da metade desses recursos, seria possível erradicar a fome do mundo. A luta contra a fome segue, no entanto, praticamente à margem da ação dos Governos. É por assim dizer invisível", completou.
Nesse sentido, o presidente pediu "vontade e determinação política" durante um discurso na sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que recebe a cúpula até a próxima quarta-feira.

"Muitos parecem ter perdido a capacidade de se indignar com um sofrimento tão distante de sua realidade e experiência de vida. Mas os que ignoram ou negam esse direito, acabam perdendo sua própria humanidade", destacou.

Lula falou da recente redução dos níveis de pobreza no Brasil através de uma "forte rede de proteção social articulada com políticas de estímulo para a agricultura familiar" e pediu medidas que funcionem em situações de emergência.

"O mais importante, no entanto, são as soluções a longo prazo, ou seja, as capazes de prevenir as catástrofes", afirmou o presidente.
"É fundamental que os países desenvolvidos cumpram os compromissos assumidos e aumentem os níveis de ajuda ao desenvolvimento. O sistema multilateral de comércio tem que se libertar dos vergonhosos subsídios agrícolas dos países ricos", completou.

Lula, que disse acreditar que não existe uma verdadeira carência mundial de alimentos, definiu a fome como "a mais terrível arma de destruição em massa do planeta" e pediu que se vença esse problema para abrir caminho a um mundo "justo, livre e democrático".

Efe

Dica: Blog do Ricky na Itália

2 comentários:

wellington disse...

O problema é que fala-se muito e pouco se faz,onde anda o fome zero?Tenho saudades do lula operário e não esse fantoche aaliado de Collor,Sarney e outros mais.

Anônimo disse...

Pare de falar besteira,ó Wellington!O Governo Lula é o único no mundo todo que se preocupa com o problema da fome e da pobreza.Governar é difícil neste país,por isso ele tem que se aliar a gatos e ratos,não tem saída.Percebe que em seu governo as ações da Polícia Federal são constantes?Ele faz, a justiça desfaz,esse é o problema.