quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bahia renova 60% da frota do transporte intermunicipal


A frota intermunicipal baiana ganhou mais 20 novos ônibus, nesta quarta-feira (18). Em um investimento de R$ 12 milhões, os veículos, da empresa Camurujipe, foram apresentados no Centro administrativo da Bahia. Com a incorporação dos veículos, o estado atinge a marca de 60% da frota renovada. Os carros atendem a portaria que assegura a acessibilidade para os portadores de necessidades especiais e contam com um moderno sistema de climatização.

Segundo o governador Jaques Wagner, os ônibus novos vão incrementar o serviço realizado pelo estado de recuperação das rodovias baianas. Até o próximo ano serão 2 mil quilômetros de estradas recuperadas. “A Bahia é um estado que atrai muita gente. São mais de 14 milhões de pessoas circulando por aqui e você oferecer um ônibus e uma estrada de qualidade é mostrar para o povo que ele está sendo lembrado e bem tratado”, falou.

De acordo com o diretor de operações da Camurujipe, Edmilson Santos, o investimento na modernização do veículo é para prestar um melhor atendimento aos passageiros. “Nossa preocupação é com o bem estar dos nossos clientes e, a partir do momento que investimos para oferecer um melhor serviço a eles, com certeza eles nos darão a preferência”, disse.

A empresa faz parte das 50 que operam no sistema intermunicipal de transporte e que já aderiram ao programa estadual de renovação de frota. Do início da gestão até agora, 961 veículos novos passaram a incorporar a frota baiana. A expectativa do secretário de Infraestrutura, João Leão, é de que até 2010, estejam nas ruas mais 600 carros, o que vai representar um investimento total de R$ 480 milhões. “As empresas estão respondendo bem às diretrizes estabelecidas pelo governador Jaques Wagner e estão melhorando a qualidade dos serviços prestados à população. Espero que até o ano que vem estejamos com a frota totalmente nova”, assinalou.

A frota do transporte intermunicipal baiano tinha, em 2007, uma idade média 15 anos. A meta é que este indicador reduza até o final do governo. “A Bahia sai na frente e até 2010 terá a frota de ônibus mais moderna do Brasil. A expectativa é de que até o fim do ano a idade média de uso dos transportes caia para cinco anos”, estimou o diretor-executivo da Agerba, Aristides Amorim.

O sistema intermunicipal transporta, mensalmente, 10 milhões de pessoas e é operado por 50 empresas que geram 10 mil empregos diretos e 40 mil indiretos. Com o programa de recuperação das rodovias – que já está sendo executado pelo Governo do Estado, através do Derba – e os investimentos que estão sendo feitos pelas empresas na renovação e modernização de suas frotas, a tendência é de que a demanda de usuários registre crescimento significativo a médio prazo.

Jornal da Midia

Nenhum comentário: