quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Entrevista de Ricky Mascarenhas no Desabafo Brasil

Hoje, foi publicada a entrevista por mim concedida ao conceituado Blog Desabafo Brasil, e ao Blog da Dilma, de Editoria de Daniel Pearl, e Equipe fantástica equipe. Com muita honra, transcrevo abaixo, trecho da entrevista:

1) Quem é Ricky Mascarenhas, e o motivo de ser blogueiro?

Sou Baiano, natural de Ilhéus, 37 anos, casado, pai de duas filhas.
Filho do Economista e analista de Sistemas Carlos da Silva Mascarenhas, e da professora, Deusdélia Pinto Mascarenhas. Formado em administração de empresas, atualmente na área de Promoção de Eventos. Ficava irritado com certas situações, resolvi então criar um blog para expor minhas raivas, minhas tristezas, minhas alegrias. Acabei tomando gosto, e me aprofundando mais. Hoje falo de política, saúde, violência contra a mulher, e assuntos variados. Conheci muita gente inteligente, aprendi muito e também tive a oportunidade de ensinar Outras pessoas. Hoje me sinto muito feliz com meu blog, que com pouco mais de um ano no ar, tem uma boa visitação. Fico contente quando estou na rua e alguém me parabeniza pelo Blog, gente que eu jamais vi na minha vida.

2)O povo brasileiro ainda continua sendo manipulado pela revista Veja, Rede Globo, Rádio CBN, Estadão, Folha de São Paulo e etc?

Sem dúvida, cada diz menos, mas ainda existe uma manipulação muito grande. Na minha opinião a Globo ainda é maior manipuladora. Jornais, e revistas, diariamente, semanalmente a circulação diminui, e penso que a tendência é diminuir cada vez mais.
Mas a Globo está nos lares, as novelas, as mini series, estratategicamente colocadas entre os telejornais. A Globo faz com que boatos ditos a tarde, se tornem fatos verídicos no outro dia de manhã, sem comprovação de veracidade e sem direito de defesa ao acusado. Eu sempre digo que a Globo tem uma enorme parcela de culpa na violência do país, com suas novelas, nada educativas, onde se ensina a roubar, a matar, a trair o marido, ou a esposa, irmão traindo irmão e por aí vai. A demagogia impera na emissora, e em todos os seus veículos. Quem não se lembra do “mensalão” um massacre sem direito a defesa. E o Brizola, que foi bombardeado pela Globo, em sua última gestão no governo do Rio. A violência está em todo lugar, não só aqui no Brasil, e não é culpa somente das autoridades, dos governantes. A Justiça é falha, o policial prende hoje, a justiça manda soltar no outro dia, isso tende a corrupção por parte da policia, isso só como exemplo. Aliado a tudo isso, está a instituição “família” degradada ano após ano, onde se criam os filhos sem carinho, sem afeto, deixando-os a mercê dos traficantes.

3)Qual é a importância de uma mídia alternativa e livre de influência do poder político e econômico?

Ter a possibilidade de fazer comparações, análises. Ainda existe a mídia alternativa que é influenciada pela Globo, pela Época etc., infelizmente. Hoje você pode ter várias opiniões sobre qualquer assunto, é só ter paciência pra pesquisar. Como na vida, você deve ouvir, varias opiniões. Me lembro de um fato engraçado do jornalismo. A Manchete do jornal era “ Edmundo critica treinador, e quer sair do Palmeiras. Na vardade, ele foi perguntado se prefiria jogar sozinho no ataque como estava acontecendo, ou ao lado de outro atacante. Ele respondeu, que é sempre bom ter um companheiro de ataque, mas isso estava a cargo do treinador. Depois foi perguntado se tinha propostas do exterior. Respondeu, sim, que tinha, e que se fosse vantajoso pra ele o pro time, poderia ser irrecusável. Olha a diferença da manchete e das respostas.
Mas se você se aprofunda no fato, procura se informar em outras fontes, a maioria das vezes você vê que não é nada daquilo.

4)Como você analisa o preconceito praticado pela grande mídia contra a Ministra Dilma Rousseff?

Na minha opinião não acho que haja preconceito por parte da mídia, contra a Dilma. Penso que existe sim, o preconceito contra o PT e a esquerda. Será que se a governadora Yeda Crusius do RS fosse candidata, existiria preconceito? Ela vai ser atacada cada dia mais, pelo fato de ser do PT, e ser candidata do melhor presidente que esse país já teve. Seria a pior derrota para a grande mídia, já que não conseguiu derrubar Lula 2 vezes, também não conseguir derrubar a candidata dele.

5)Você acha que o Brasil melhorou com o presidente Lula? Comente.

Acho não, eu tenho certeza.
O Lula provou que o Brasil tem jeito. Mostrou ao mundo como se governa pra todos, principalmente para os que realmente precisam. Isso incomoda os poderosos, sem dúvida. Lula com muito trabalho, conseguiu superar o massacre que ele e seu governo sofreram da mídia em 2006. Hoje vemos atuação do governo em todas as áreas. Erros existem em claro, porque ninguém é perfeito, mas estão ai pra serem corrigidos.
Passei 7 meses na Itália, este ano, e por lá conheci indivíduos de várias nacionalidades. Marroquinos, Romenos, argentinos, e todos inclusive os italianos, comentavam sobre Lula e o Brasil. A Admiração que tinham por ele, que o Brasil tinha melhorado muito. Os brasileiros que lá habitam a muitos anos, hoje vêem o Brasil de uma outra forma, e pensam em retornar, e muitos já retornaram e estão retornando.

6)Quais são os pontos positivos da candidatura da Dilma Rousseff?

Veja bem, nós temos a oportunidade garantida, de ter tudo de bom que foi feito no governo Lula, ser continuado, ampliado. A Dilma, tem experiência, tem pulso.
É aquele velho ditado, “em time que está ganhando não se mexe”, infelizmente tem que se mexer no comandante, mas na equipe, creio que não. Não existe essa história de que Dilma é mulher, que conversa é essa ? As mulheres são fortes, são autênticas, verdadeiras. Mas confesso que ficaria muito feliz com uma chapa de Dilma e Marina Silva.

7)CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite e a oportunidade, fiquei muito feliz, quando Daniel me convidou para esta entrevista.
Gostaria de alertar a todos os leitores, a ficarem atentos, porque os ataques já começaram, e daqui por diante vai piorar cada vez mais. Vamos ficar atentos aos comentários de Alexandre Garcia e Miriam Leitão, que chamo de porta-vozes do PSDB/DEM. Ir a luta, mostrar aos desinformados que o país melhorou, e muito, e da importância da continuidade deste governo.

Veja na ìntegra a Entrevista Aqui e Aqui

Um comentário:

DANIEL PEARL disse...

Amigo Ricky, parabéns pela ótima entrevista concedida ao Blog da Dilma e reproduzida no DESABAFO BRASIL. Um carinhoso abraço do amigo Daniel.