segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PF colhe depoimentos no Inquérito da Operação Vassoura de Bruxa

A Polícia Federal continuou, ao longo da semana, a instruir o inquérito da Operação Vassoura de Bruxa, que apura fraudes em licitações e desvio de verbas públicas federais em municípios baianos.

Ao todo foram ouvidas 38 pessoas, entre as quais 6 prefeitos municipais, diversos funcionários públicos municipais e empresários. Dos investigados ouvidos, 32 foram indiciados pelos crimes apurados no inquérito. Os indiciamentos variavam de acordo com a conduta comprovada dos investigados, sendo os principais delitos os seguintes: estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva, corrupção ativa, fraudes a licitações e crimes de responsabilidade de prefeitos. Todos os prefeitos, vereadores e secretários municipais ouvidos foram indiciados.

No início da próxima semana todos os computadores, pen-drives, discos rígidos e demais equipamentos de informática serão encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal em Salvador para serem submetidos à perícia técnica, a fim de que as informações e provas neles contidas sejam juntadas ao inquérito.

Foi autorizada a extração de cópias dos meios informatizados de armazenamento de dados pelas prefeituras que assim requereram, a fim de não prejudicar os serviços públicos dessas municipalidades.

A próxima etapa dos trabalhos consistirá na abertura dos malotes e análise do material apreendido, cujo trabalho deverá ser desenvolvido em conjunto com técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU).

Outras pessoas deverão ser intimadas a depor a partir de janeiro de 2009, quando serão instaurados, pelo menos, trinta novos inquéritos a partir do procedimento principal, por decisão do TRF 01, para que as fraudes sejam apuradas em um inquérito para cada município atingido pela organização criminosa.

Comunicação da PF

Um comentário:

Silvia E.Duraczek disse...

Hola Ricky!
No sé cómo llegaste a mi blog, pero muchas gracias por tus conceptos.
Me siento muy honrada!
Saludos!