quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Brasil e França firmam acordo de cooperação para ensino técnico


Fernando Haddad, Ministro da Educação

Os ministros da Educação do Brasil e da França assinaram na terça-feira (23) um acordo de cooperação na área do ensino técnico-profissionalizante. O protocolo, firmado durante o 2º Encontro Empresarial Brasil–União Européia, no Rio de Janeiro, já está em vigor.

De acordo com o documento, será criada uma rede franco-brasileira de ensino profissionalizante, com o intercâmbio de professores, estudantes e profissionais. A idéia é criar uma rede de excelência que privilegie a troca de experiências nas áreas da indústria aeronáutica, automotiva e eletrônica; de saúde pública e assistência social; de turismo, hotelaria e gastronomia.

Para o ministro francês, Xavier Darcos, as dificuldades enfrentadas pelo ensino técnico são semelhantes não apenas entre Brasil e França, mas em países de todo o mundo. “Esse quadro se dá pela dificuldade de conciliar uma educação genérica com a especialização para o mundo do trabalho”.

Um grupo de trabalho com encontros anuais será criado para estudar detalhes do acordo, como as providências a serem tomadas para a parceria ser posta em prática. O primeiro deles ocorrerá no Brasil, em 2009.

Com informações do G1.

Nenhum comentário: