quinta-feira, 5 de abril de 2012

Nota de Esclarecimento

Com relação à nota publicada pelo site Políticosdosuldabahia, com o título “Secretário Eduardo Salles quer o fim da Ceplac", a Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura afirma que a fonte destas informações repassadas a este site está equivocada e esclarece o seguinte:

O secretário Eduardo Salles, que é também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura, reuniu-se e Brasília, no dia 3 deste mês, com os ministros da Agricultura e do MDA e suas equipes , acompanhado por 24 dos 27 secretários estaduais de Agricultura, para discutir problemas da agropecuária nacional, destacando principalmente a seca que atinge 200 municípios baianos e solicitando a suspensão e prorrogação imediata do pagamento das parcelas de custeio investimentos vencidas e a vencer em 2012 dos pequenos, médios e grandes produtores de municipios que estão em situação de emergência no estado.

Todas as reuniões estão documentadas, em ata e gravadas, documentos que estão à disposição de todos. Em nenhum momento houve qualquer citação à Ceplac, como dito equivocadamente na nota deste site.

A única referência à Ceplac feita por Eduardo Salles, foi quando após a reunião, este foi almoçar com o diretor geral da Ceplac, Jay Wallace, e neste momento estando somente os dois, o secretário falou de sua preocupação com o desenvolvimento e fortalecimento da instituição, ponderando com Jay Wallace a situação em que se encontra a Ceplac, sem nenhuma autonomia para a contratação de funcionários e sem recursos para executar uma pesquisa a contento e que dê segurança as regiões produtoras em relação a novas tecnologias para o combate a vassoura-de-bruxa e também ações efetivas de prevenção e combate a monilia e outras pragas que possam chegar.

Neste momento Salles externou seu pensamento pessoal, como engenheiro agrônomo e não como secretário, até mesmo porque nunca tratou deste assunto com o governador, se não seria realmente mais viável transformá-la numa Embrapa Cacau, preservando sua história e seu quadro de funcionários e com maior interação com fitopalogistas e pesquisadores de todas as Embrapas, buscando soluções mais rápidas para os problemas que afligem os cacauicultores.

“Quem me conhece sabe o meu estilo sincero de falar o que penso. Nunca falei em extinção da Ceplac, até porque considero esta instituição importantíssima para o futuro da cacauicultura brasileira”, afirma Salles, acrescentando que “o grande patrimônio da Ceplac não são seus prédios e sim a maioria dos seus técnicos que são comprometidos com a causa cacau”. Complementou ainda citando que "a Ceplac de Itabuna foi onde fiz o meu primeiro estagio profissional tendo como orientador o amigo Zózimo e reconheço nele, no Sergio Murilo e Adonias entre outras centenas de técnicos de alto calibre cem por cento de comprometimento". Salles avalia que a instituição Embrapa é reconhecida mundialmente e, juntamente com os técnicos da Ceplac poderia realizar excelente trabalho.

Por telefone, na manhã desta quinta-feira, o diretor geral da Ceplac, Jay Wallace, confirmou o teor da conversa que teve durante almoço reservado com o secretário e assegurou que “ele nunca falou em extinção da instituição”.

Ascom Seagri – 5 de abril de 2012

Josalto Alves – DRT-Ba 931

71.9975.2354 3115.2794

Nenhum comentário: