quinta-feira, 8 de março de 2012

Um caminho para o sucesso

Por Soeli de Oliveira

O mundo está carente de pessoas cativantes. O sucesso na vida pode ser definido como a capacidade de cativar as pessoas. Principalmente se você ganha a vida vendendo, uma boa estratégia é – primeiro faça amigos, depois venda.

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do negócio. Mas, na realidade, normalmente quem nos promove são os colegas de trabalho.

Tudo é uma questão de hábito. Revolucione a sua vida e a de outras pessoas, decida-se: “eu vou manifestar o que as pessoas têm de legal”.

O maior desastre na vida de uma pessoa não é a morte, mas viver uma existência sem propósito. Tome a decisão de melhorar o astral das pessoas com que se relaciona. Isto tomará apenas um minuto do seu tempo, mas muitos se lembrarão deste o restante dos seus dias. À noite, antes de adormecer, pergunte-se: – “Quem eu coloquei para cima hoje?”. Até mesmo um tapinha dado nas costas de um jovem, dizendo-lhe – “Você é bom demais”, pode mudar o rumo de uma vida.



Enxergue as Pessoas

Não basta olhar, é preciso ver. Não dar mostras que enxerga as pessoas gera uma imediata antipatia. A maior ânsia do ser humano é ser reconhecido e considerado importante. O nosso problema não é que não vemos as pessoas; no corre-corre da vida moderna muitas vezes somos acometidos pela SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. Não damos atenção para as pessoas porque o nosso cérebro está “a mil”.

Seja um Bom Ouvinte

Faça mais perguntas. Pessoa interessante é pessoa interessada. Todos nós temos horror às pessoas que monopolizam as palavras. Gente que para falarmos temos que levantar a mão para pedir licença.

Seja Entusiasta

Em toda empresa ou família tem um ‘urubu’. O ‘urubu’ já começa o dia profetizando: “Hoje vai ser brabo”. Viva com mais entusiasmo. Irradie mais alegria e felicidade. Pergunte-se diariamente se quem te vê a cada dia pode dizer que tu és uma pessoa otimista.

Veja o lado bom de tudo e de todos

Procure mais as virtudes do que os defeitos. Grande parte da mídia vive em função de más notícias. Para muitos meios de comunicação social, se não for negativo não serve para notícia. Todos os dias, estamos sendo treinados para ver o lado ruim da vida e das pessoas que nos cercam. O problema é que estamos nos tornando um raio-X de defeitos. O mais incrível é que tem gente que até liga para desanimar as outras pessoas.

Para Dale Carnegie, o precursor dos escritores dos livros de auto-ajuda, os três princípios básicos da felicidade são: “não critique”, “não condene” e “não se queixe”.

Recado Final

Na vida vence a versão que você alimenta. Você precisa se cobrar o hábito de ser feliz. Não deixe as outras pessoas desmotivarem você com tanta facilidade.

Um comentário:

J,Aparecido Vieira disse...

Olá Ricky!
Não criticar, não condenar e não se queixar-se, são três princípios quase impssíveis de segui-los à risca, diante de tantas falcatruas e desmandos, mas são ótimos princípios. Vou considerá-los como essenciais, afinal, eu quero ter sucesso.
Abraços.