sexta-feira, 2 de março de 2012

'O Aeroporto é uma prioridade" diz Prefeito de Vitória da Conquista

Guilherme Menezes
O andamento do processo de construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista foi discutido em reunião, realizada na última quarta-feira (29), entre o prefeito municipal, Guilherme Menezes, e o diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transporte do Estado da Bahia (Derba), Saulo Ponte. O novo aeroporto será implantado a 8,5 km do centro da cidade, às margens da BR-116, no povoado de São José, também conhecido como Pé de Galinha. Toda área que será ocupada pelo aeroporto, de 616 hectares, já foi desapropriada.

De acordo com o Derba, o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental/ EIA/RIMA já foram concluídos. "Nele, nós detectamos que existem alguns empreendimentos atrativos de aves, que não têm condições de permanecerem: uma é uma indústria de rações e a outra é uma fábrica de farinha de ossos. Com relação a uma pocilga, essa aí estava numa área dentro dos 616 hectares que já foi desapropriada e ela automaticamente já deixou de existir. Então, a Prefeitura já está agilizando a remoção desses dois empreendimentos", afirmou Saulo Pontes. Sobre o aterro sanitário, localizado a 10,5 km do eixo da pista, o diretor assegurou que, se bem monitorado, não será obstáculo.

No projeto, o aeroporto de Vitória da Conquista conta com uma pista de 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura. Até agora, o Derba já investiu quase R$ 1,8 milhão em desapropriação e R$ 2,5 milhões em projeto e estudo ambiental, em quase dois anos de trabalho. Na reunião, o prefeito ressaltou a importância desse equipamento, para alavancar o desenvolvimento da região e a atenção. "O aeroporto é uma prioridade", salientou Menezes.

Nenhum comentário: