quarta-feira, 28 de março de 2012

AS LENDAS DA LAGOA ENCANTADA SEGUE EM CARTAZ

Mãe d'água (Márcia Mascarenhas)
O mundo dos encantados está de pernas pru ar com a notícia que Romãozinho trouxe para Mãe-D'Água:

"Ele viu sair do navio, viu desembarcar
pra mais de tonelada, de máquina,
de ferro, guindaste, ponte, porta,
pra mais de tonelada , de maquinaria.

Disse que os homens da Europa,
filhos de Tupã-Cavalo chegaram assim,
assim de máquina, de ferro,
pra construir uma estrada de ferro."

Nêgo-D´Água, Caipora, Biatatá e a Mula-sem-cabeça estão reunidos com Mãe-D'Água para decidir o futuro. Eles temem que o "progresso" afaste o coração das novas gerações dos encantados, o que será o fim das Lendas e suas histórias.

Mãe-D'Água, a sereia d'água doce, a Iara, lembra q n'outros tempos, o Bicho Mondrongo, aquele que era chamado de Tupã-Cavalo - porque do umbigo pra cima era gente, mas do umbigo pra baixo era bicho - escravizou negros, índios e brancos, deu de taca no povo daqui e aprisionou Iara no fundo do rio com tantas correntes e tantos cadeados que nem sucuriúba pode quebrar. Mas, eis que aparece, o Menino do Céu, com flor-surucucu. Um filho de Iara. O menino do Céu lançou a flor-surucucu no fundo do rio e as correntes se quebraram. Ele salvou Mãe-D'Água.

Pramode Agarrabaldo (Fábio Nascimento)

Agora, somente um descendente desse Menino do Céu pode salvar o mundo dos encantados destes filhos do Mondrongo. A ele será dada a flor-surucucu, para quem sabe, manter vivas as Lendas da Lagoa Encantada. No povoado da Lagoa, homens e mulheres, pescadores, agricultores e marisqueiros, que vivem do cacau e da contra, outros são a favor: O problema é que Pramode Agarrabaldo quer construir a estação do trem justamente no lugar onde acontece a maior e mais tradicional festa de lá: o Terno de Reis.

Mordenidade. Tradição. Progresso. Desenvolvimento. Ação. Reação.

A 1ª temporada do espetáculo segue até dia 21 de abril na Casa dos Artistas. Sextas às 20 horas e Sábados às 17 e 20 horas.

Nenhum comentário: