quarta-feira, 28 de março de 2012

Artistas são homenagead​os pela AGRAL no dia do Teatro

Aconteceu ontem, dia 27 de março Dia Mundial do Teatro, a implantação e posse da Academia Grapiúna de Letras , a primeira do gênero a ser criada em Itabuna.

Ari Rodrigues, Zélia Possidônio, Eva Lima e Jailton Alves, os artistas
acadêmicos da AGRAL
A cerimônia aconteceu na Loja Maçônica 28 de Julho. A AGRAL reúne um grupo de personalidades não somente da literatura, mas também das letras em geral, artes e ciências e objetiva o cultivo da língua e da literatura brasileira, a preservação da memória cultural nacional, especialmente de Itabuna e da região, além de amparar e estimular todas as manifestações afins.

O escritor itabunense Jorge Amado é o patrono da Academia Grapiúna de Letras, que conta com os acadêmicos Ivann Montenegro como presidente, Vercil Rodrigues, vice-presidente, Washington Cerqueira e José Carlos Oliveira, secretários, Antonio Costa e Jorge Carrilho tesoureiros e Ramiro Aquino, diretor de Eventos.

O presidente Ivan Montenegro abriu as falas, saudando a mesa e os presentes, e falou da importância de ter Jorge Amado como patrono, e da implantação da academia no ano do Centenário do mais ilustre dos escritores baianos. O vice-prefeito Antonio Vieira representou o município, e trouxe a sua saudação aos presentes. O presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Arléo Barbosa usou da palavra para parabenizar os fundadores da AGRAL e os novos acadêmicos.

Vercil Rodrigues foi escolhido o orador oficial da turma. O acadêmico fez uma explanação sobre Jorge Amado, sua vida e sua obra.
No pronunciamento do acadêmico Ramiro Aquino, ele falou da importância daquele momento para a cultura de Itabuna, e em especial, falou sobre o dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, fazendo uma referência aos acadêmicos ligados diretamente ao teatro. O produtor cultural Ari Rodrigues, a atriz e produtora Eva Lima, o ator Jailton Alves e a atriz Zélia Possidônio. Ramiro disse ainda, que a hora é de unirmos esforços para programarmos as comemorações do Centenário de Jorge Amado.

A Associação Cultural Amigos do Teatro-ACATE, parabeniza a AGRAL pela sua instalação e posse dos acadêmicos, e parabeniza também seu presidente Ari Rodrigues e a diretora de comunicação Eva Lima, por assumirem duas cadeiras nesta instituição que vai entrar para os anais da cultura literária de Itabuna e da região.
ASCOM-ACATE

Nenhum comentário: