sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Prédio da Associação Comercial de Ilhéus será restaurado

Prédio da ACI -Foto:Ed Ferreira
A sede da Associação Comercial de Ilhéus, que em novembro deste ano completa 100 anos de fundação, será restaurada e recuperada, com reformas que marcarão as comemorações do centenário da entidade. O prédio foi construído em 1932 e passou por algumas reformas, mantendo a estrutura original. Nesta semana, o presidente da ACI, Nilton Cruz, e o diretor presidente da Cicon Construtora e Incorporadora, Roque Lemos, assinaram um convênio para a recuperação da sede. A Cicon vai elaborar, em parceria com a ACI, o projeto de reforma e de restauração de características originais do prédio, que foram alteradas durante as reformas.

“Após a elaboração do projeto, vamos iniciar as obras, já que pretendemos entregar a sede restaurada durante as comemorações do centenário da entidade”, afirma Nilton Cruz. Segundo ele, o prédio da ACI “é um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos de Ilhéus, além de possuir um importante acervo de fotos, livros e documentos que marcam um período importante da história da cidade”. Para o empresário Roque Lemos, “a empresa dará uma importante contribuição no resgate de um prédio histórico, fazendo com que a sede da ACI esteja à altura de uma instituição que sempre deu uma contribuição expressiva ao desenvolvimento de Ilhéus”.
O prédio da ACI tem linhas neoclássicas, com dois pavimentos e destaque para uma escadaria imperial que parte do hall de entrada para o primeiro piso, com corrimão em metal dourado, tendo ao fundo um vitral colorido. A sala de reuniões mantém parte das características originais, com mesas e cadeiras de madeira de lei, luminárias e janelas do início do século passado. Concluída a reforma, o prédio da Associação Comercial de Ilhéus será aberto para a visitação de grupos de estudantes, pesquisadores, turistas e a população regional. Informações de Daniel Thame

Nenhum comentário: