sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bloco Maria Rosa: 81 anos de irreverência

Este Blogueiro em meio as turbulências dos arrastões em Itabuna, conversou com o presidente do Bloco Maria Rosa, Geraldo Ribeiro, mas popularmente conhecido como "Caçolinha". Ele nos recebeu ontem(2) a tarde, no interior da sede da Central de Abadás, e gentilmente nos concedeu esta entrevista:


Caçolinha: Este ano vamos sair de "Grávidas"

Blog: Caçola, quais as novidades do Maria Rosa para este ano?

Caçolinha: Bom, o Maria Rosa vem com um mini trio com a banda Charanga elétrica com um projeto voltado para o carnaval coisa que a gente não conseguiu ano passado né de certa forma que nós tivemos que usar alguns ritmos mais recentes, mais modernos. Mas a proposta toda é que a gente possa fazer um resgate do trio elétrico. E também esse cortejo de uma vez que foi uma ideia do Maria Rosa e que as pessoas incorporaram no aniversário
de 80 anos que nós completamos o ano passado e esse ano repetiu em função do cancelamento do carnaval oficial. Então o Maria Rosa vem com novidades, 60 componentes, hoje mais de peso porque a maioria estão grávidas, tudo barrigudinha, então Maria Rosa grávida né? Mas aí vai ser legal esse ano.

Blog: Que apoio a prefeitura de Itabuna está dando não só ao Maria Rosa como aos blocos tradicionais da cidade?

Caçolinha: Repare bem, nós deixamos claro no contato com o secretário Carlos Leahy que nós não queríamos nenhum aporte financeiro da prefeitura.
Até porque a gente reconhece que nós somos entidades, mesmo sem caráter lucrativo, comercial, nós somos entidades de cunho particular.
Bem verdade que a nossa forma de agir, nós não temos grandes custos, nós só temos os custos inerentes mesmo, aquele momento em que a gente consegue na maioria das vezes, mesmo com dificuldades, cubri-los. Então pra gente é o que interessa, a gente está na folia. Então nós deixamos claro que não queríamos recursos públicos a não ser que já houvesse dotação pra cultura, festas e manifestações populares, mas a gente sabe que todo ano essas verbas não são colocadas a disposição. Eu não vou entrar em detalhes e nem sei quais são os motivos nem as razões mas a gente sempre deixou claro isso.

Então nós pedimos que a prefeitura entrasse com todo suporte de infraestrutura que é o fechamento e ordenamento do trânsito, a limpeza e lavagem das ruas antesve após o evento, o policiamento que não é obrigação da prefeitura dado que é uma representação do estado como responsável pela segurança, então eles também vão providenciar a segurança com o policiamento militar, a policia civil e também guarda municipal. Nós vamos ter também a colocação de sanitários químicos são 40 sanitários ao longo do palco do carnaval que se resume a praça Adami, beco do fuxico, rua Rui Barbosa, rua Duque de Caxias, e algumas outras transversais adjacentes, principalmente na saída do beco e nas proximidades. Então a prefeitura se sensibilizou pra esse aspecto mas nós não temos nenhum aporte de ordem financeira da prefeitura. Nós temos inicialmente esse pedido de estrutura e até o momento a gente vem discutindo estas questões e nós estamos trabalhando em cima disso, e nós queremos crer que não haja nenhum problema.E agora nós pedimos que o secretário por haver já alguns indicativos de parceria para a realização do carnaval que seria
o carnaval oficial e aí o que acontece, esses parceiros que eles também pudessem se sensibilizar e facilitar esse aporte mas até o momento nós não fomos sinalizados ainda com eficácia. Mas estamos colocando né, o bloco na rua não só o Maria Rosa quanto casados, descasados, chapolim e a gente vai administrando tranquilamente né?

Só que a gente precisava desse aporte dado justamente ao cancelamento que nós tínhamos um projeto pra 4 dias de visibilidade, de folia, reduzimos a 12 hs de curtição de brincadeira, então você de certa forma quebra aquela expectativa. Mas nós temos dificuldades nessas parcerias hoje, mas a gente quer crer que a gente possa colocar ai pra andar e funcionar estruturalmente, instucionalmente a prefeitura pelo menos até esse momento tá se colocando a disposição. Mas nenhum aporte financeiro.

Blog: Como novos foliões podem ingressar no bloco ? Quais as exigências ?

Caçolinha: Repare bem Ricky, é de conhecimento de que o Maria Rosa tem um número limitado, que é uma associação de amigos, e que a entrada de novos componentes sempre sugere a saída de alguém ou a desistência. Então, não nesta ordem necessariamente eu saio e indico alguém, eu posso sair, pedir algum amigo não tenho ninguém pra indicar e vem o outro já associado e indica. Então, é a questão fundamental porque como se trata de um grupo de amigos, nós comportamos qualquer pessoa, nós comportamos de médico, de mecânico, de motorista, de cobrador, de gari, tudo, a gente tem espaço pra todo mundo. Agora, nós queremos que essas pessoas sejam efetivamente um grupo de amigos, em que a gente vá pra avenida, que a gente vá brincar, leve a expectativa dos foliões, e da população que também não brinca, mas que curte a gente, mas a intenção é essa. Agora, nós temos camisas de acompanhamento dado que a maioria dos componentes do Maria Rosa são casados ou noivos ou namorados, e que normalmente a mulher veste a camisa pra poder identificar como acompanhante nossa, que nós também disponibilizamos uma parte para as pessoas que são simpáticas ao Maria Rosa e que não usam a fantasia até porque ou não tem mais ou também não usam por não usarem.

Blog: Quais os custos da fantasia?

Caçolinha: Então, a fantasia hoje, custa 50,00 dado até esse aumento porque tradicionalmente o custo de fantasia nossa varia entre 20,00 e 30,00 mas como nós temos um trio, nós temos uma banda este ano e sem o aporte de parceria mais efetiva não deu pra gente cubrir os custos, então a gente teve que aumentar um pouquinho, claro que a cerveja já está embutida pra os componentes menos na camisa.

Nenhum comentário: