segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Governador anuncia mais 12 Bases Comunitárias de Segurança na Bahia

A ampliação das ações de segurança na Bahia e a inauguração da Base Comunitária de Segurança no bairro da Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário Salvador - a quinta da capital -, são destaques do programa de rádio desta terça-feira (17) com o governador Jaques Wagner. “Ao longo do ano, nós pretendemos inaugurar, na verdade, um total de 12 bases, sendo seis aqui na capital e seis em cidades do interior do Estado”, revela o governador ao ressaltar a importância da atuação do programa Pacto Pela Vida no enfrentamento à criminalidade no Estado.

Na mesma edição, também são destacadas outras ações na área da segurança, a exemplo do lançamento, na semana passada, do programa Viver sem Drogas e da redução no ano passado do número de homicídios na Bahia. Wagner cita também as ações do Programa Saúde em Movimento e a instituição do Conselho Estadual de Comunicação, primeiro do gênero criado no Brasil.

O governador lembra da recente passagem de equipes do Saúde em Movimento por municípios das microrregiões de Uibaí, Campo Formoso e Euclides da Cunha, onde realizou gratuitamente milhares de consultas e cirurgias de catarata.

Ele acrescenta que, em todo o Estado, o programa já possibilitou a realização de mais de 60 mil cirurgias de catarata, além de cerca de 20 mil intervenções cirúrgicas diferenciadas na mesma área. “Isso tem sido revelador de como a gente pode fazer mais e melhor para quem mais precisa”.

Redução significativa - A Base Comunitária de Segurança da Fazenda Coutos terá efetivo de 120 policiais militares e servirá à população de aproximadamente de 32 mil pessoas, abrangendo uma área de cerca de três quilômetros quadrados.

As quatro bases inauguradas anteriormente pelo Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), funcionam na comunidade do Calabar/Alto das Pombas (uma) e três na região Nordeste de Amaralina. “Com mais essa base da Fazenda Coutos, esperamos continuar diminuindo o número de homicídios”, disse o governador. Ele enfatiza que, pela primeira vez em 10 anos, o Estado registrou, em 2011, redução no índice de ocorrência desse tipo de crime.

“No Nordeste de Amaralina e no Alto das Pombas/Calabar, a gente tem conseguido redução da criminalidade bastante significativa, mostrando que a política das bases comunitárias de segurança é bem acertada”, afirma o governador. Wagner diz ainda que, o lançamento, na semana passada na Bahia, do programa Viver sem Drogas, faz parte das ações do Pacto pela Vida e é uma iniciativa voltada para a prevenção ao uso de entorpecentes e a recuperação dos dependentes químicos.

“Ao lado do governo federal, das famílias, das igrejas, professores e da sociedade, vamos fazer esse enfrentamento”. Segundo ele, a ação passa pela prevenção, acolhimento de dependentes e também repressão e combate às quadrilhas de traficantes. “Somente para a área de acolhimento estamos destinando recursos da ordem de R$ 42 milhões”.

Nenhum comentário: