quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mais 112 prefeituras aderem ao Pacto com Municípios

Apresentar e discutir metas, metodologia, material didático, avaliação e acompanhamento das ações do Pacto com Municípios são os objetivos do encontro que acontece nesta sexta-feira (11/11), no Hotel Vilamar, em Salvador. O evento vai reunir representantes das 112 prefeituras baianas que asseguram a adesão ao Pacto para 2012. Atualmente, 217 municípios já participam do Pacto.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, dá início ao debate com a apresentação do Programa Todos pela Escola. O segundo momento é destinado à discussão sobre os processos de avaliação do rendimento estudantil e as propostas Alfabetizar Letrando e Alfabetização Matemática. Também serão expostas questões relativas à gestão do Programa e à formação dos educadores municipais em 2012.

Para Ereni Dantas, secretária de Educação do município de Rio Real, a 232 km de Salvador, esta será uma oportunidade de discutir as ações com os outros secretários e buscar melhorias para a região. “A troca de experiências é de grande valia. Estamos na expectativa sobre as nossas ações em relação ao Pacto. Nós só temos a ganhar com ele”, afirma.

O Pacto com Municípios é um dos compromissos do programa Todos pela Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que tem como meta alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Em regime de colaboração, respeitando a autonomia municipal, o Governo da Bahia assume a formação de coordenadores e formadores municipais, a doação de todo material didático e livros para as crianças, assim como acompanhamento do aprendizado e avaliação dos estudantes.

Números - Além dos 112 novos participantes, já aderiram ao Pacto 217 municípios, cujos formadores municipais estão sendo capacitados. Estes, por sua vez, vão atuar na formação dos professores alfabetizadores. A parceria envolve 136 mil estudantes, 11 mil professores, 417 formadores e 217 coordenadores.

Nenhum comentário: