quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Trabalhadores de todo o estado se preparam para Plenária da CUT-BA

Entre os dias 25 e 27 de agosto, Salvador(BA) sediará a 9ª Plenária Estadual da CUT-BA Eduardo Bonfim, que antecede a etapa nacional, a ser realizada em São Paulo ainda neste ano. O evento reunirá centenas de lideranças sindicais do campo e da cidade, dos segmentos público e privado, para traçar os rumos da luta da Central para o próximo período. O tema da Plenária é “Liberdade e Autonomia. Por uma nova estrutura sindical”. O evento ocorre no Grande Hotel da Barra, com abertura oficial no dia 25, às 18h.

O presidente da CUT-BA, Martiniano Costa, ressalta que esse evento é de extrema importância para os trabalhadores, pois é uma oportunidade de discutir a agenda dos trabalhadores e traçar seu plano de luta no estado, pautando as ações mais importantes em todos os segmentos. “Vamos fortalecer ainda mais a campanha pelo fim do imposto sindical, pois queremos ter sindicatos cada vez mais fortes e representativos de fato, não entidades que sirvam de fachada para interesses diversos”, enfatizou Costa.

A Plenária da CUT-BA ocorre num momento em que a Central tem intensificado a sua agenda de mobilizações em todo o país, em defesa da manutenção e ampliação de direitos da classe trabalhadora. A Central tem mantido entre os seus principais eixos de luta os seguintes temas: aumentos reais de salário neste segundo semestre; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário; reforma tributária: quem ganha menos paga menos, quem ganha mais paga mais; trabalho decente: igualdade de oportunidades e de tratamento; manter e ampliar direitos; todos os direitos trabalhistas para quem é terceirizado; fim do fator previdenciário.

Outros itens colocados pela Central são: aumento real para as aposentadorias; reforma política: fim das doações de empresas e bancos para candidatos a cargos públicos; Dez por cento do PIB para investimento em educação pública; reforma agrária e valorização da agricultura familiar; combate à violência contra dirigentes sindicais e que as investigações nesse campo fiquem a cargo da Polícia Federal; negociação coletiva no setor público: regulamentação da Convenção 151 da OIT; fim da rotatividade: ratificação da Convenção 158 da OIT; ratificação da Convenção 189 da OIT sobre o trabalho doméstico.

Nenhum comentário: