quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bancários lançam Campanha Salarial em Itabuna com apresentação teatral


O Sindicato dos Bancários de Itabuna lançou ontem pela manhã, de forma oficial, a Campanha Salarial da Categoria 2011, em frente a agência 239 do Bradesco, Avenida do Cinquentenário.
Segundo Jorge Barbosa, presidente da Entidade, a categoria precisa ir à luta, se engajar na mobilização e dar um basta na ganância dos banqueiros, que ano após ano, fazem os bancários de escravos e só aumentam seus lucros bilionários.
Após o ato foi apresentada uma aula de economia brasileira, com o ator regional, Jaffet Ornellas, que com muito humor mostrou à sociedade itabunense os verdadeiros lucros dos bancos nos primeiros seis meses do ano e o quanto pagam de piso salarial a um bancário.
Jaffet, também explorou outros temas de interesses da categoria como: as metas abusivas, o assédio moral, a taxa de juros e as doenças ocupacionais que tanto afetam os bancários.
Por fim, o ator fez uma aclamação aos bancários para que participem ativamente da Campanha, indo às assembleias e participando de uma possível greve se preciso for.

Negociação continua hoje

Iniciaram ontem (30) e vão até hoje (31) as negociações da Campanha Salarial, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), para discutir emprego e reivindicações sociais.
As questões relativas ao emprego estão no centro da campanha deste ano e por isso abriram o processo negocial junto com as reivindicações sociais dos bancários.
Para os membros do Comando, não é possível falar em emprego decente numa situação em que muitos trabalhadores passam o tempo todo sob a ameaça de demissão caso não cumpram as metas abusivas impostas pelos bancos.
É preciso conquistar a estabilidade no emprego, impedir as demissões imotivadas, contratar mais trabalhadores e acabar com a rotatividade que os bancos usam para reduzir salários e aumentar ainda mais os seus lucros estrondosos.
Amanhã publicaremos as resoluções desses dois dias de reuniões. Esperamos que a Fenaban entenda e traga soluções para a demanda social da categoria.

Bancos atingem 24,9 bilhões de lucro no 1º semestre

Dos 108,9 bilhões de lucro que as 335 empresas brasileiras de capital aberto tiveram no primeiro semestre do ano, o ramo financeiro foi o que concentrou o maior volume de lucro, representado por 24 instituições com R$ 24,9 bilhões - valor 19% superior ao do primeiro semestre de 2010.
Portanto, os bancários precisam saber que os banqueiros têm todas as condições de atender a pauta de reivindicações da categoria. E no mês de setembro, que por hora começa amanhã (1º), data base da Campanha Salarial, a mobilização será a única forma de dobrar a intransigência dos patrões que perdura ano pós ano. AVANTE BANCÁRIO, AVANTE BANCÁRIA!

Nenhum comentário: