quarta-feira, 11 de maio de 2011

NOVOS EQUIPAMENTOS CHEGAM AOS CENTROS DIGITAIS DE CIDADANIA ESTE ANO

Todos os 367 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) da primeira fase, implantados na Bahia, receberão, até o fim deste ano, novos equipamentos. A troca das máquinas obsoletas foi iniciada esta semana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e de forma gradativa atingirá os 286 municípios, onde os centros funcionam.

Além de um kit com 10 terminais e um servidor configurado para substituir os computadores em uso há mais de cinco anos serão entregues ainda um roteador wireless e uma impressora, mobiliário e até projetor multimídia. Cada um deles terá também duas bolsas de 12 meses para os monitores que atendem à comunidade.

Outra novidade é que 576 CDCs da terceira e quarta fases, que têm problemas de conexão com a internet, principalmente associações de bairros e sindicatos, receberão antenas Gesac - sistema de transmissão de dados via satélite. Além disso, 2.046 monitores serão contemplados com bolsas durante um ano. Todas as ações são voltadas à ampliação ou fortalecimento da rede de inclusão sociodigital.

A instalação das antenas Gesac começou em 76 centros no interior do estado, atingindo 52 municípios. A previsão é que até dezembro deste ano todas as antenas estejam permitindo um melhor acesso à internet para os usuários dos CDCs.

Comemoração

No município de Coaraci, o Centro, que funciona na sede Associação de Moradores do Alto da Colina, comemora a chegada da antena. Segundo Ricardo Oliveira, gestor do CDC, “a internet era de um provedor local, bastante lenta. Chegamos a ficar semanas sem acesso. Com a antena nova, instalada em fevereiro deste ano, temos internet todo dia e com acesso mais rápido. Por conta disso, já sentimos uma aumento grande da utilização do centro, principalmente por parte dos alunos das escolas”.

Em Utinga, a antena instalada em janeiro, no Projeto Social Não Sei Mais Quero, garante acesso contínuo à internet. O projeto que há 10 anos trabalha com adolescentes na faixa etária entre 12 a 25 anos, ministrando aulas de carpintaria, corte e costura, bordados, complementa a capacitação dos seus 65 alunos com a utilização do CDC, especialmente com as aulas iniciação a informática.

O gestor e monitor, José Dantas, afirma que antes da antena, chegavam “a trocar duas vezes de provedor. Além de velocidade, essa internet não cai como as outras”.

O programa Telecentros.BR é uma ação transversal do governo federal que envolve os Ministérios do Planejamento, da Ciência e Tecnologia e das Comunicações, e ainda parceiros regionais. Na Bahia, o programa é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O secretário Paulo Câmera explica que todas estas ações fazem parte do novo modelo de gestão para os CDCs, no qual inclui a melhoria da infraestrutura e inclusão de novos conteúdos para as comunidades. “Estamos trabalhando em conteúdos que promovam a capacitação de mão de obra via web. Os centros também disponibilizarão aulas para eletricistas, encanadores, pintores, além de ampliar os serviços do governo via internet para facilitar a vida dos usuários. Outra proposta nossa é incluir nos CDCs nas campanhas de mobilização da comunidade para prevenção às doenças e uso de drogas”.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Ricky

É a segunda vez que faço esta proposta

Parabéns pelo seu trabalho.



Ele já faz parte da nossa fonte de matérias e comentários para com a nossa rádio.



Por isso, estou te propondo uma parceria: uma troca de links de nossos blogs.



Será um prazer estar na sua lista de blogs, o que farei o mesmo com o seu link na minha lista.



Vamos fechar esta parceria?



Meu Blog:

Raymundo José - Sinal Verde pra você

http://www.raymundjose.blogspot.com

meu e-mail:

silvar7770@globo.com

MSN: raymundojose10@hotmail.com



Nossa Rádio

Sinal Verde FM

www.fmsinalverde.com.br



Veja lá que já sou seu seguidor, agora conto com a sua participação e efetivação nesta parceria, seguindo o meu blog.



Também: sermos parceiros nos blogs



Segue meu código HTML(Copie e cole no seu blog):



Estou aguardando contato com posicionamento ref. esta proposta



abraço



Raymundo José