quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A importância do desconto assistencial

A estrutura sindical no Brasil é mantida pelos trabalhadores, através de três contribuições ordinárias e uma extraordinária. As três primeiras são as seguintes: mensalidade paga pelos associados; Contribuição Sindical obrigatória descontada uma vez por ano, geralmente no mês de março, correspondente a um dia de trabalho e partilhada pela estrutura sindical e o Ministério do Trabalho; desconto assistencial colaboração efetuada após o fechamento da campanha salarial, como uma retribuição em favor do fortalecimento do sindicato, após as negociações salariais; doações concessão voluntária efetuada após liquidação de ação coletiva ou individual, ou de qualquer natureza.
O desconto assistencial tem como objetivo ético o reconhecimento da importância da campanha salarial e da dedicação do sindicato à causa coletiva, a conquista de melhores salários e condições dignas de trabalho, do ponto de vista prático é a forma de cobrir as despesas extraordinárias advindas da luta coletiva, dos encontros preparatórios da pauta de reivindicações à greve.
Contudo, vai muito além, porque caso haja sobras, serão investidas unicamente na Entidade que pertence aos trabalhadores e independentemente de associação, trás benefícios a toda a categoria. Os direitos não caem do Céu, nem são dádivas dos bancos, são resultados de embates de classes.
Além disso, o movimento sindical não vive apenas de campanha salarial, ele luta também pela manutenção e conquista de direitos via legislação, como por exemplo, a luta pelo fim do fator previdenciário, pela redução da jornada de trabalho, pela regulamentação da terceirização, pela aprovação das convenções 151 e 158 da OIT, por mais fiscalização das condições de trabalho, etc. Mas, um sindicato classista luta também por melhores condições de saúde e vida, por isso, temos nos posicionado em defesa do SUS e pela estadualização do Hospital de Base, contra a privatização de rodovias, pela despoluição do Rio Cachoeira e em defesa do meio ambiente, pela democratização dos meios de comunicação e pela criação da Universidade Federal do sul da Bahia.
Visando apenas o sindicato estamos procedendo uma reforma na nossa sede e em breve no Clube dos Bancários. Dessa forma deixamos claro que o desconto assistencial é um investimento a mais no nosso instrumento de luta que é o sindicato.
Esclarecimento: os diretores do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região não percebem a qualquer título, nenhum valor proveniente da arrecadação sindical.
Agradecemos a todos que têm colaborado para o fortalecimento do nosso Sindicato, sempre na luta.
Segue abaixo o demonstrativo de despesas da campanha salarial 2010:
DESPESAS DA CAMPANHA SALARIAL DE 2010
DESPESAS
VALOR
ALIMENTAÇÃO DURANTE A GREVE
4.887,15
ALUGUEL DE CARRO DE SOM
140,00
APRESENTAÇÃO ARTÍSTICAS DURANTE A GREVE
1.294,00
COBERTURA E DOCUMENTÁRIO DA GREVE EM VÍDEO
3.500,00
COLABORADORES DURANTE A GREVE
1.860,00
COMBUSTÍVEL
360,00
CONECEF - SÃO PAULO - 2 DELEGADO
4.045,38
CONFERÊNCIA INTERESTADUAL DOS BANCÁRIOS - 15 DELEGADOS
3.984,99
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BANCÁRIOS - RIO DE JANEIRO - 2 DELEGADOS
5.461,50
CONGRESSO ESTADUAL DOS EMPREGADOS DA CAIXA - 8 DELEGADOS
2.121,00
CONGRESSO NACIONAL DOS BANCÁRIOS DO BB - SÃO PAULO - 2 DELEGADOS
4.033,48
CONGRESSO NACIONAL DOS BANCÁRIOS DO BNB - ARACAJÚ - 2 DELEGADOS
1.572,72
CORRIDAS DE TAXI DURANTE A GREVE
94,00
EDITAIS: CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIAS E AVISO DE GREVE
3.820,00
ENCONTRO ESTADUAL PELA ISONOMIA NOS BANCOS PÚBLICOS - 4 DELEGADOS
1.027,92
FAIXAS DA CAMPANHA
236,00
GRÁFICA: CARTAZ E PLANFETOS DA GREVE
320,00
INTERNET - PIMENTA NA MUQUECA HOSPEDAGEM DURANTE A CAMPANHA SALARIAL
600,00
PAPELARIA - FITA ADESIVA
34,40
PASSAGENS PARA REUNIÕES NA FEDERAÇÃO BA/SE - SALVADOR
739,56
PUBLICIDADE EM RÁDIO AM
300,00
TELEFONE DURANTE A GREVE
60,00
TOTAL GERAL
40.492,10



--
Sindicato dos Bancários de Itabuna
Imprensa

Nenhum comentário: