sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vamos colocar alguns pingos nos "is"

Por Lucas Santos

Lula quando começou seu governo em 2003 tinha menos experiência que Dilma. Nem por isso deixou de fazer um grande governo.

É de conhecimento até do mundo mineral que Lula, antes de ser presidente da República, nunca havia governado NADA. Outro que também nunca governou nada antes de ser presidente foi o tucano Fernando Henrique Cardoso.


Já Dilma tem uma longa experiência que nem Lula nem FHC tiveram antes de se tornarem presidentes: a administrativa. A mineira-gaúcha foi "braço direito" de um presidente cujos projetos (muitos dos quais ela é co-autora) são aprovados por 80% da população.


Ou seja, Dilma tem muito mais noção de como funcionam as coisas do que o próprio Lula quando este assumiu a Presidência em 2003.


Além dessa vivência que Dilma tem da governança brasileira, comandando os 33 ministérios do Governo Lula, ela tem um vasto conhecimento na área de infra-estrutura, essencial para este novo Brasil moderno e de riquezas que está surgindo.


Quando secretária de energia no governo gaúcho, ela livrou o Rio Grande do Sul do Apagão (racionamento de energia que atingiu o Brasil inteiro e durou 8 meses, durante o governo FHC - governo que teve como Ministro do Planejamento (Planejamento?) José Serra.).


Quando Lula e sua turma assumem o Poder em 2003, Dilma fica responsável pelo Ministério de Minas e Energia e tem como missão resolver a grave crise energética que o governo FHC/Serra deixara para o país.


Graças ao trabalho de Dilma durante a Era Lula, industriais, comerciantes e consumidores puderam desfrutar de tranquilidade não apenas econômica, mas também em relação à oferta de energia elétrica - essencial para um país que tem uma economia cada vez mais robusta.


Do PAC ao fortalecimento da Petrobrás, todas as áreas que coordenou, Dilma teve que negociar com: governadores (inclusive da oposição, como Aécio Neves) prefeitos, deputados e senadores. É graças a essa capacidade de negociação política que os maiores programas do Governo Lula saíram do papel: PAC, MinhaCasaMinhaVida, Pré-Sal, Plano Nacional de Banda Larga, Luz para Todos entre outros.


Em suma, por tudo isso, podemos afirmar que Dilma, que teve mais de 47 milhões de votos na eleição de primeiro turno (bem mais que o Serra), é mais preparada e está apta a fazer um governo melhor que o do próprio Lula - até porque o Brasil que Lula recebeu de FHC/Serra estava sucateado; Dilma receberá de Lula um Brasil "a todo vapor"! (E a Crise Mundial persiste lá fora... Lá fora! Aqui não! )


PS: Além da escolha da pessoa que ocupará a presidência, os brasileiros escolherão um Projeto de País: se continuam com este Brasil forte, cada vez mais rico e justo - o Brasil de Lula e Dilma; Ou se retornam ao Brasil da estagnação e da instabilidade que marcou a década de 90, o Brasil de FHC e Serra.


É hora do brasileiro escolher "o que quer ser quando crescer".


para saber um pouco mais sobre a diferença entre os Projetos de País que estão em jogo nessa eleição, consulte o Ilustre Bob: http://www.viomundo.com.br/politica/a-campanha-silenciosa-do-ilustre-bob.html

Nenhum comentário: