segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Uma questão de justiça

Por Elias Reis*

Com a ida do vereador Alisson Mendonça (PT) para a secretaria de planejamento, o suplente Rafael Benevides (PT) assumiu no primeiro semestre deste ano, a vaga de vereador. Por idéias jovens e bem posicionadas, Rafael Benevides vem se destacando no legislativo municipal com projetos altamente importantes, dando uma nova guinada na Câmara, especialmente com seus pronunciamentos claros e diretos, sem subterfúgios, não ficando sobre o murro e não poupado nem mesmo o seu partido, quando assim julga necessário. “Antes de qualquer coisa, meu compromisso é com a cidade de Ilhéus”, afirma Benevides.

Esperava-se, por sua jovialidade e por ser calouro numa casa legislativa que Rafael Benevides seria apenas mais um a assentar nas acolchoadas poltronas do Palácio Teodolindo Ferreira. Ledo engano. Com apenas seis meses de mandato, mesmo sendo suplente, mostra a sua capacidade de ações a favor do Município de Ilhéus, com centenas de solicitações, indicações, requerimentos, moções e projetos de lei.

Recentemente o vereador Rafael Benevides denunciou no plenário da Câmara, de forma fundamentada, a falta de merenda em escolas de Ilhéus e o descaso das empresas de ônibus com a população; Apesar das suas divergências políticas com o Prefeito Municipal de Ilhéus, Rafael Benevides atuou com o mesmo na busca de recursos em Salvador, via o ex-secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Ruy Costa; Rafael Benevides vem trabalhando forte junto as comunidades, especialmente distritos da cidade, com inúmeras indicações, solicitações e requerimentos na melhoria da iluminação pública, saneamento básico, limpeza de valas e canais e projetos do programa tapa-buracos. Recentemente protocolou junto a mesa diretora da Câmara, solicitação de banheiros para o terminal de ônibus. Uma das vitórias do vereador Rafael Benevides foi, junto ao executivo, solucionar os problemas de acesso da comunidade de Lava-pés. Uma reinvidicação de anos da população.

Rafael Benevides há poucos meses como vereador, também apresentou várias moções de pesar e congratulações e, recentemente foram aprovados dois Projetos de Lei importantes, nº 013 e 041/2010, que benficiam diretamente a comunidade do Alto do Amparo e da Associação das Bordadeiras ilheenses. Dentro das ações do vereador Rafael Benevides, uma tem destaque especial para a ABE, Associação Bahiana de Equiprovas: A revitalização do Parque de Exposições de Ilhéus, abandonado há anos.

Rafael Benevides sente na pela a dificuldade nas aprovações das suas indicações, porém, não desiste. Aos poucos vem tendo êxitos. Perseverante nas suas atitudes é sempre presente nas sessões da Câmara, cumprindo sua obrigação como parlamentar, nunca preocupado com que as pessoas pensam ou ventilam. Só a título de informação, o vereador suplente praticamente trabalha sem assessoria. O regimento é peverso.

Por outro lado, o vereador títular Alisson Mendonça, também já mostrara sua capacidade e competência como secretário municipal. Alías, um dos mais eficientes colaboradores do Prefeito Newton Lima. Alisson dinamizou a sua pasta, participando efetivamente dos projetos importantes do executivo, tendo acesso a todos os canais de planejamento, comércio e indústria do estado. É um secretário altamente influente não apenas politicamente. Vem se tornando um técnico na viabilização de projetos. Sua permanência como secretário quem ganha não é apenas Newton Lima, a cidade de Ilhéus.

Já na Câmara o vereador suplente, Rafael Benevides, vem contribuindo com o município de forma positiva. Vem preparando lauda de requerimento para uma Sessão Especial sobre a falta de manutenção nos telefones públicos da cidade, solicitando convocação dos prepostos da concessionária Telemar/Oi para se explicarem e darem solução ao problema. “Há um estudo detalhado sobre a situação da operadora Telemar-Oi aqui em Ilhéus sobre os maus serviços que vem sendo executado por empreiteiras destas concessionárias - 75% dos orelhões em Ilhéus não funcionam e os poucos que são utilizados estão sujos e imundos, podendo causar doenças ao ser humano. Um verdadeiro descaso”, afirma o vereador suplente, Rafael Benevides
Rafael Benevides não perde tempo. Estuda a possibilidade para apresentar três Projetos de Leis importantissímos para o enquadramento de algumas situações no âmbito da cidade de Ilhéus: O primeiro dispõe sobre a obrigatoriedade dos profissionais das áreas médica e odontológica estabelecidos no Município, de emitirem receitas datilografadas, ou impressas em computador, ou ainda manuscritas em letra de forma; O segundo dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivo eletrônico que só permita abertura da porta de acesso a banco 24 horas no município, com cartão magnético da conta do usuário e, por último o Projeto que dispõe a aplicação de multa aos responsáveis pela distribuição deliberada de material de divulgação de eventos, promoções e serviços na cidade, o que vem contribuindo para a sujeira das vias públicas.

Para o autor dos projetos, Rafael Benevides, estas iniciativas merecem uma atenção especial dos seus pares e, assim que passar pela Comissão Permanente de Legislação e Justiça, apresentará suas justificativas e observações legais em plenário. “Projetos desta envergadura já funcionam em outras cidades, a exemplo de Fortaleza, numa ação eficaz do parceiro vereador cearense, Plácido Filho, do PDT”, conclui Benevides.

* Elias Reis é articulista e Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus,
eliasreis.ilheus@gmail.com

Nenhum comentário: