sexta-feira, 8 de outubro de 2010

No Rio, Lula diz que Dilma deve herdar votos de Marina Silva

Ricardo Stuckert/PR

Presidente Lula durante visita às novas intalações do Cenpes (Centro de Pesquisas
e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello), no Rio de Janeiro

Em sua primeira manifestação pública após o primeiro turno das eleições no domingo (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (7) que o eleitor brasileiro demonstrou nas urnas que quer uma mulher na Presidência. Em evento no Rio, Lula afirmou ainda que pretende participar ativamente da segunda etapa da campanha da candidata Dilma Rousseff (PT).


- Acho que o segundo turno permite que as pessoas conheçam melhor cada candidato, permite que haja um debate frontal entre as pessoas que estão disputando, acho isso ótimo para o Brasil. […] O povo quer uma mulher na Presidência. E como agora tem um homem e uma mulher, acho que a mulher pode levar vantagem.

O presidente participou da cerimônia de inauguração do novo prédio do Centro de Pesquisas da Petrobras, na Ilha do Fundão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Sobre um eventual apoio de Marina Silva (PV) a um dos presidenciáveis que continuam na disputa, Lula ressaltou a boa relação com a ex-ministra do Meio Ambiente do seu governo e disse acreditar que ela deva permanecer neutra. Para o presidente, porém, boa parte dos votos dos eleitores de Marina deve migrar para Dilma, considerando o perfil dos eleitores.

- Não preciso dizer que acho a companheira Marina uma pessoa extraordinária. Convivemos por 30 anos e ela foi minha ministra durante dois terços do meu governo. Agora compreendo que ela vai demorar um tempo para tomar uma decisão. E talvez nem tome uma decisão e se mantenha neutra. Independente disso, os eleitores estão se movimentando e, se eu conheço o tipo de voto da Marina, boa parte vai migrar para Dilma.

Terceira colocada na disputa, com quase 20 milhões de votos, a senadora verde tem sido assediada pelos dois ex-adversários, mas já dá sinais de que pode não apoiar nenhum dos candidatos na reta final.

Questionado pelos jornalistas , Lula avaliou como positivo o fato de a campanha do candidato José Serra (PSDB) inserir o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no debate, pois é uma chance de mostrar “o que eles fizeram pelo país”.

do R7

Nenhum comentário: