quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dilma quer propiciar dignidade à vida de pessoas deficientes

A candidata Dilma Rousseff visitou, nesta quinta-feira (14), em Teresina, no Piauí, o Centro Integrado de Reabilitação Danielle Dias (CEIR), que é referência no tratamento psicomotor no Nordeste, e afirmou que um dos seus compromissos com os brasileiros é criar estruturas que permitam uma vida digna às pessoas com a deficiência.
Construído em parceria entre os governos estadual e federal, o CEIR realizou um número superior a 120 mil atendimentos desde 2008. O centro funciona ao lado de uma escola especializada na educação de crianças até 14 anos e que tenham algum tipo de deficiência intelectual.
“É uma prova de como se pode fazer para os deficientes do nosso país muitas coisas. Primeiro acho que a reabilitação é uma questão importantíssima pelo aspecto da inserção social, comunitária, garantindo uma vida plena para o deficiente", disse. "Eu acredito também que a educação especial tem esse sentido. Meu compromisso é dar ao deficiente do nosso país todas as condições para que ele tenha uma vida não discriminada e que ele e sua família sejam apoiados.”
Minha Casa, Minha Vida
Um exemplo do atendimento que Dilma quer prestar às pessoas com deficiência é o de Maria Francisca Pereira da Mata, 35 anos. Aos 15 anos, ela saiu de Panorama, no Maranhão, para passar por uma cirurgia em Teresina. Contudo, após um procedimento cirúrgico que lhe tirou os movimentos, ela foi deixada pela família que a criava no Maranhão.
Francisca conta que descobriu que sua família verdadeira morava em Teresina, mas nunca a ajudou, mesmo com suas limitações de locomoção. “Eu sempre morei sozinha depois que vim para cá. Não gosto de depender de ninguém. Mas agora eu tenho a minha casa, o que é o mais importante. A casa é toda adaptada, com rampas, portas largas e os móveis são mais baixos”, conta.
A maranhense é uma das milhares de pessoas que se beneficiaram do programa Minha Casa, Minha Vida, no conjunto habitacional Nova Teresina. “Tem pelo menos 15 casas adaptadas onde eu moro”, contou. “Eu quero ver a Dilma porque quero agradecer a ela por essa nova vida que eu tenho”, disse enquanto aguardava a petista no saguão do CEIR, onde ela tem acompanhamento psicológico e faz parte de sua recuperação.

Nenhum comentário: