segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Alice Portugal é reeleita com mais de 100 mil votos

Image
Bahia tem apenas uma mulher eleita deputada federal

Única mulher eleita deputada federal na Bahia, Alice Portugal recebeu 101.588 votos, garantindo seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. A parlamentar do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) acompanhou a apuração ao lado da equipe de campanha, no seu comitê, e, em seguida, reuniu-se com a militância do partido na quadra do Clube dos Bancários, em Salvador, onde discursou.

“Esta é uma vitória alcançada à muitas mãos, alcançada na luta dos movimentos sociais, sem comprar um voto e com a garantia de que a consciência política do nosso povo cresce e responde nas urnas. Vamos comemorar e, acima de tudo, honrar cada voto dos baiano e baianas”, disse a deputada. Alice não escondeu o cansaço aparente na voz rouca. “A essa altura a energia física está praticamente esgotada. Foi uma jornada difícil, que daremos continuidade em um 2º turno vitorioso com a eleição de Dilma Rousseff presidente”, declarou a deputada, que teve como maior bandeira a eleição de mulheres para incentivar políticas públicas específicas para essa parcela da população.

32 anos de militância

Alice Portugal iniciou sua militância política ainda no movimento estudantil, no diretório acadêmico do curso de farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi líder sindical e a primeira mulher a integrar a executiva nacional da Central única dos Trabalhadores (CUT). Eleita deputada estadual por dois mandatos, firmo-se como grande opositora do governo carlista. Na Câmara Federal, Alice assumiu a coordenação da bancada feminina e ajudou a votar a mini-reforma política com a intenção de ampliar a participação de mulheres nos espaços de poder. Em março deste ano, destacou-se como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, em lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Nenhum comentário: